Translate

domingo, 30 de dezembro de 2012

Não devemos dar lugar à iniqüidade.



Versículos: Hb 04:12-13, Pv 12:17; 16:06, Ap 22:10-11, I Jo 01:09 e Sl 66:18.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 31/12/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).


Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb 04:12).

A Palavra de Deus possui, por si só, vida e eficácia, não sendo necessário mais nenhum adendo para se produzir aquilo para que Ela foi enviada. A Palavra possui vida a tal ponto que o escritor a compara com uma espada de dois gumes, a arma mais poderosa que existia à época, entretanto, Ela possui o discernimento de penetrar à divisão da alma e do espírito (que é algo tão inimaginável que ambas acabam se sobrepondo de tal forma a se tornarem sinônimos), das juntas e das medulas e, principalmente, distinguir se algo faz parte apenas de um pensamento, ou já foi recebido no coração.

Ora, um pregador famoso já disse que não somos responsáveis pela tentação, portanto não estamos pecando, porém, se recebermos a tentação em nossos corações, a aceitarmos e a colocarmos em prática, aí sim estaremos em pecado. Caso estejamos sendo tentados, ou até já estejamos em pecado, entremos na presença do Senhor e, contando a Ele toda a verdade, devemos confessar o nosso erro e pedir Sua ajuda para nos livrarmos do inimigo, afinal, O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano (Pv 12:17). Se estivermos apenas no campo da tentação, devemos confessar apenas a Deus, mas se já estivermos em pecado devemos também confessar à parte ofendida, caso haja.

Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado (Pv 16:06). Ambas (misericórdia e verdade) tem que andar juntas para que a iniqüidade seja perdoada, e não só meia verdade ou a omissão de algo, mas a verdade completa. Não devemos mentir ou omitir nada a ninguém, principalmente a Deus que tudo sabe, pois, como a Palavra introdutória nos disse, a Palavra de Deus (que é o próprio Deus) é capaz de discernir os pensamentos e intenções do coração. Não devemos selar as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo, quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda (Ap 22:10-11), em outras palavras, seja o nosso falar Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna (Mt 05:37). Se alguém nos perguntar se fizemos tal coisa, sejamos verdadeiros e digamos: “Sim, eu fiz. Não deveria ter feito, mas fiz!”, ou “Não, não fiz!”. Se fomos homens (ou mulheres) para fazer qualquer coisa, sejamos também para assumir o que fizemos.

Ainda que aquilo que fizemos seja algo muito grave, que achemos que a pessoa a quem ofendemos jamais vai nos perdoar, ou aquilo que fizemos vai nos conduzir a um infortúnio muito grande, em Deus há perdão para nós, pois, se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (I Jo 01:09).

Se não confessarmos os nossos pecados não teremos o Poder de Deus agindo em nossas vidas, já que se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá (Sl 66:18). O pecado faz com que tenhamos sobre nós um “telhado de bronze” que impedem que as nossas orações ultrapassem sequer o teto. Então, sem o Poder e a Proteção de Deus, significa que o inferno tem total acesso às nossas vidas.

Podemos até conseguir enganar os homens com nossas lábias, persuasões, poder de convencimento, palavras bonitas ditas no momento certo, mas jamais conseguiremos enganar a Deus, uma vez que não há criatura alguma encoberta diante dEle; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos Daquele com quem temos de tratar (Hb 04:13).

Sempre digamos a verdade para quem quer que seja e custe o que nos custar. Ainda que isso cause a perda de uma amizade, a nossa prisão, até uma agressão física contra nós, confessemos os nossos erros para as pessoas e, principalmente, para Deus já que se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno (Mt 05:29). Lembremos a misericórdia e a verdade andam juntas e é por elas que a iniqüidade é perdoada. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário