Translate

domingo, 2 de dezembro de 2012

Temos que dar ouvidos apenas ao Senhor.



Versículos Sl 31:11-14, Ec 07:21-22 e Jo 12:47-48.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 01/12/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Por causa de todos os meus adversários, sou motivo de ultraje para os meus vizinhos e de medo para os meus amigos; os que me vêem na rua fogem de mim (Sl 31:11 – NVI).

Infelizmente, essa é a realidade de alguns dentre nós: por não conseguirmos derrotar os nossos adversários (as tentações, os pecados, alguma doença, etc), temos sido motivo de ultraje (afronta, difamação, ofensa) para os nossos vizinhos (aqueles que não estão debaixo da Palavra do Senhor). Além disso, aqueles que deveriam ver em nós o reflexo do agir de Deus em nossas vidas (os nossos vizinhos), tem tido medo de nós, afinal, mesmo procurando andar na Palavra, temos tido apenas derrotas, passando uma imagem contrária à que o Senhor quer que passemos, a ponto de fugirem de nós ao tentarmos falar algo a respeito de Deus para eles.

Sou esquecido por eles como se estivesse morto; tornei-me como um pote quebrado (Sl 31:12 – NVI). Muitos de nós temos sido como mortos para as pessoas, pois não somos convidados para o aniversário de um parente, por exemplo, para uma festa de confraternização em nosso local de trabalho, etc, ou seja, nos tornamos um pote quebrado, que não tem mais serventia para nada.

Ora, mas por que isso tem ocorrido? Talvez porque cometemos o mesmo erro do rei Davi, o qual veremos a seguir. Ouço muitos cochicharem a meu respeito; o pavor me domina, pois conspiram contra mim, tramando tirar-me a vida (Sl 31:13 – NVI). Davi cometeu dois erros muito graves, um adultério com Bateseba e um homicídio contra Urias. Por causa desses erros, as pessoas passaram a cochichar contra o rei e o pavor tomou conta dele.

Talvez tenhamos cometido algum erro (tão grave quanto o de Davi, pior ou mais brando, não importa) e as pessoas estejam comentando, cochichando a nosso respeito, e o pior, estamos prestando atenção a isso, o que nos tem causado pavor. O erro não deveria ter existido, porém, se existiu, cabe a nós somente confessá-lo ao Senhor e contra quem erramos, se for o caso, buscar o perdão do Senhor e seguir nossos caminhos com a unção do Senhor. Para o Senhor, pecado confessado é pecado perdoado, não importa o que as outras pessoas falam, cabe a nós não prestarmos atenção ao que os outros falam.

Vejamos o que Davi falou na seqüência. Mas eu confio em ti, Senhor, e digo: "Tu és o meu Deus" (Sl 31:14 – NVI). Pronto! Se o Senhor é o nosso Deus, a quem devemos escutar a Ele ou a outras pessoas?

Não devemos dar ouvidos a ninguém se não ao Senhor, pois a Palavra nos diz: “Não dê atenção a todas as palavras que o povo diz, caso contrário, poderá ouvir o seu próprio servo falando mal de você; pois em seu coração você sabe que muitas vezes você mesmo também falou mal de outros” (Ec 07:21-22 – NVI). Se começarmos a prestar atenção a tudo que nos falam talvez vejamos alguém de nossa própria família, ou de nosso próprio meio de convivência, e que julgávamos que era nosso(a) amigo(a), falando algo contra nós. Paremos e sejamos sinceros para com o Senhor: até nós mesmos já fizemos isso, não é verdade? Logo, não paremos e fiquemos prestando atenção ao que falam a nosso respeito, pois isso pode nos afastar da presença do Senhor.

Temos que ter em mente que a Palavra do Senhor não volta para Ele vazia (Is 55:11) e, além disso, Ela vai nos julgar no dia do Juízo. Jesus disse: “E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia” (Jo 12:47-48). Ou seja, a Palavra que o Senhor libera para nós (um entendimento, uma passagem da Bíblia que nos salta aos olhos, etc) não pode voltar ao Senhor sem fazer a Obra dEle. Caso não dispensemos a atenção necessária à Ela, Esta permanecerá ao nosso lado até o fim. Quando formos julgados, Ela estará ao nosso lado nos “mostrando” que fomos nós que não demos atenção a Ela, pois estava o tempo todo ao nosso lado, pronta para entrar em ação e nos livrar do inimigo e que fomos nós que não soubemos (ou quisemos) fazer uso dEla.

Portanto, voltemos a nossa atenção somente ao que diz o Senhor, pois somente Ele tem o Poder necessário para nos curar, libertar e nos salvar. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário