Translate

domingo, 9 de dezembro de 2012

Guardemos os mandamentos.



Versículos: Pv 03:01-07, Ec 08:05, Jo 14:21 e I Sm 13:08-13.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 17/12/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Almeida Revista e Atualizada).


Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz, não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração (Pv 03:01-03).

Todos que são cristãos devem sempre guardar os mandamentos do Senhor nosso Deus, tanto aqueles que são para todos (não adulterarás, não furtaras, honrar pai e mãe, etc), quanto aqueles que são individuais (pregar o Evangelho para uns, serem levitas para outros, médico para muitos, trabalhar com um determinado seguimento social, patrocinar financeiramente à Obra de Deus, etc). A Palavra nos diz para não esquecermos a Lei do Senhor e então, teremos nossos dias aumentados, teremos vida e paz, a benignidade e a bondade não nos desampararão. Além disso, o Senhor nos diz que quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo (Ec 08:05), ou seja, o maligno não poderá nos tocar, além de conseguirmos discernir o tempo e o juízo, conseguindo nos livrar das armadilhas que o inimigo colocará em nossos caminhos para nos afastar do Senhor.

Além prover tantas maravilhas em nossas vidas, guardar os mandamentos trará o Amor do Senhor Deus para cada um de nós e Sua manifestação (operando milagres, tornando os impossíveis reais, movendo montanhas, restaurando casamentos, saúde, etc), pois Jesus disse que aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele (Jo 14:21).

Saul foi um homem que não guardou os mandamentos e pagou um alto preço. Esperou Saul sete dias, segundo o prazo determinado por Samuel; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se foi espalhando dali. Então, disse Saul: Trazei-me aqui o holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. Mal acabara ele de oferecer o holocausto, eis que chega Samuel; Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Samuel perguntou: Que fizeste? Respondeu Saul: Vendo que o povo se ia espalhando daqui, e que tu não vinhas nos dias aprazados, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse comigo: Agora, descerão os filisteus contra mim a Gilgal, e ainda não obtive a benevolência do SENHOR; e, forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos. Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o SENHOR confirmado o teu reino sobre Israel para sempre (I Sm 13:08-13 ARA).

Saul não guardou o mandamento que o Senhor havia dado que somente os sacerdotes poderiam oferecer o holocausto e o preço pago foi muito alto: perdeu seu reino. Muitos de nós talvez estejamos agindo nesciamente (estupidamente, de modo ignorante) como Saul e fazendo algo que pagaremos com a perda da nossa salvação. Porventura estejamos tendo a mesma atitude de Saul ao sermos confrontados com algum versículo da Palavra de Deus, uma pregação, um louvor, uma mensagem, afinal estamos nos vendo “forçados a pecar” porque o marido (ou a esposa) não nos dá mais atenção, então procuramos uma saída fora do casamento, ou na empresa todos fazem um desvio de verba no fechamento do caixa, afinal o salário não é suficiente para pagarmos as contas e manter uma vida confortável, ou ainda todo mundo “cola” no colégio para passar de ano. Não! Não devemos agir da maneira contrária ao que nos ensina o Santo Livro, em todo o tempo sejam, porém, as nossas palavras: Sim, sim (para a Palavra de Deus); não, não (para o que Ela condena). O que disto passar vem do maligno (Mt 05:37 ARA).

Ora, devemos guardar os mandamentos do Senhor em nossos corações e acharemos graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem (Pv 03:04). Não devemos nos apoiar naquilo que julgamos ser certo, mas sim confiar no SENHOR de todo o nosso coração, e não nos estribarmos (fundamentarmos, apoiarmos) em nosso próprio entendimento (Pv 03:05).


Reconhece-O em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas (Pv 03:06). Se O reconhecermos, isto é, possuirmos o Seu temor e trazê-lO para todas as nossas atitudes e atividades (na mudança de emprego, na abertura de uma empresa, na decisão de casar-se com alguém, na compra de um imóvel ou automóvel, etc) e fizermos conforme Ele nos orientar, não haverá maneira de algo dar errado, pois Ele endireitará as nossas veredas (rumo, direção). Não tentemos ser os “espertos” ou fazer as outras pessoas de tolas, não sejamos sábios a nossos próprios olhos; temamos ao SENHOR e apartemo-nos do mal (Pv 03:07). Não nos aproximemos do mal nem de brincadeira, Em Nome de Jesus, ele pode nos conduzir ao sofrimento eterno. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário