Translate

domingo, 9 de dezembro de 2012

Honremos a Deus que Ele nos honrará.



Versículos Gn 12:01-03; 22:01-02, Js 24:03, I Sm 02:30, Mt 04:04; 05:44 e Ef 06:12.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 07/12/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Eu, porém, tomei a vosso pai Abraão dalém do rio e o fiz andar por toda a terra de Canaã; também multipliquei a sua descendência e dei-lhe a Isaque (Js 24:03).

Essa declaração feita a Josué, a respeito de Abraão, tem três atitudes que o Senhor quer repetir com todos nós.

Inicialmente, o Senhor diz que tomou Abraão dalém do rio (Eufrates), ou seja, o Senhor tirou Abraão do meio de uma sociedade corrompida, a Mesopotâmia. O Senhor quer fazer o mesmo conosco. Ainda que vivamos em um ambiente totalmente voltado à idolatria, ao ocultismo, a doutrinas religiosas, etc, o Senhor quer nos livrar desse ambiente que não provém da parte dEle.

Na seqüência, o Senhor diz que fez Abraão andar em toda a terra e Canaã, ou seja, a terra da Promessa. O Senhor quer nos fazer andar por toda a Canaã, que para nós, é a Palavra de Deus. Para que isso seja possível, temos que fazer o mesmo que Abraão e prestar atenção à Voz de Deus, que para nós vem através da Palavra, pois, Jesus nos ensinou ao ser tentado que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mt 04:04).

Infelizmente, alguns de nós não queremos nos alimentar de TODA a Palavra que sai da boca de Deus, pois queremos a Palavra que cura, mas não Aquela que condena algo que fazemos, por exemplo. Outros, por exemplo, ao sofrerem alguma ofensa de uma outra pessoa, simplesmente, não querem liberar o perdão para quem o ofendeu, porém, a Palavra nos diz que a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Ef 06:12 – NVI). Temos que levantar contra a ofensa sim, mas contra o demônio que está usando aquela pessoa para fazer aquilo conosco, mas também devemos orar para que ela encontre o Caminho (Jesus) da verdade e da vida.

Mas alguém pode estar dizendo: “Ninguém sabe como ele(a) me prejudicou, magoou, mentiu a meu respeito, inventou coisas que acabaram com algo importante para mim. Mesmo assim tenho que perdoá-la?” A resposta é sim, pois a Palavra nos manda amar a nossos inimigos, bendizermos os que nos maldizem, fazermos bem aos que nos odeiam, e orarmos pelos que nos maltratam e nos perseguem, para que sejamos filhos do nosso Pai que está nos céus (Mt 05:44). Mesmo que fazer isso seja difícil, temos que fazer e ponto final, pois não podemos esquecer o que Jesus disse: nem só de pão viverá o homem, mas de TODA a palavra que sai da boca de Deus. Se essa Palavra está registrada no Santo Livro, significa que Ela saiu da boca do Senhor.

Voltando então a falar de Abraão. Vejamos na Palavra duas passagens que fundamentam essa questão de obedecer a toda a Palavra que sai da boca de Deus.

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12:01-03). Deus falou para Abraão abandonar a sua terra e seus parentes, ou seja, sair de sua “zona de conforto”, de sua área conhecida. Às vezes o mesmo acontece conosco. Talvez, o Senhor nos esteja chamando a trabalhar em Sua Obra levando a Palavra a uma comunidade pobre, distante, carente de todos os tipos de auxílio. Entretanto, por sermos, por exemplo, pastor(a), obreiro(a), auxiliar pastoral, um(a) empresário(a) de grande sucesso, alguém muito conhecido(a) em nossa sociedade, etc, e muito bem acomodados em nossas cidades, simplesmente, não queremos ouvir o chamado de Deus, pois isso nos trará dificuldades.

Ora, se não ouvirmos a Voz de Deus, Ele não fará de nós uma grande nação, não poderá engrandecer nossos nomes e não seremos uma grande benção, afinal, estaremos fora das ordenanças do Senhor e, consequentemente, fora do Plano e da Palavra de Deus.

O segundo exemplo de Abraão, baseia-se no pedido de sacrifício de Isaque feito pelo Senhor. Vejamos o que diz a Palavra: Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: "Abraão!" Ele respondeu: "Eis-me aqui". Então disse Deus: "Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei" (Gn 22:01-02 – NVI). No final nós sabemos que Isaque não foi sacrificado, pois aquilo foi apenas uma prova que o Senhor fez a Abraão para ver o quanto ele era temente a Deus. Porém, já pensaram que coisa mais complicada para um pai sacrificar o seu filho? Ainda assim, em momento nenhum Abraão sequer tentou argumentar com o Senhor o porquê daquele pedido.

Notemos que o patriarca fazia as coisas conforme Deus o mandava, por essa razão ele foi tão abençoado pelo Senhor. Nós temos feito a mesma coisa? Se a resposta for um “não”, como então queremos que o Senhor nos abençoe, nos prospere e faça de nós uma grande nação? A Palavra é muito clara: Portanto, diz o SENHOR Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados (I Sm 02:30). Se não estamos honrando a Deus, O estamos desprezando, e como não queremos ser desprezados? Impossível.

Retomando o versículo base de nossa mensagem. Vimos que o Senhor tirou Abraão do meio de uma sociedade corrompida, o guiou por toda Terra da Promessa e, finalmente, o deu Isaque, um filho, um milagre. Todos aqueles que nós levamos a Cristo tornam-se nossos filhos, milagres que o Senhor faz através de nós. Quantos de nós estamos na igreja há muitos anos e não conseguimos uma única conversão, um único milagre?


Portanto, o Senhor sempre terá o melhor para as nossas vidas, mas, para que isso ocorra, temos que honrar o Senhor. Sem isso, jamais conseguiremos obter as mesmas bênçãos que Abraão conseguiu. Além disso, para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou (Jo 05:23). Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário