Translate

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Qual espírito habita em nós?



Versículos: Jz 06:01; 06-10, Jó 01:08; 03:25, Sl 27:01, Mt 05:44, Lc 10:26-27, Jo 14:21; 16:13; 17:17, Rm 01:16, I Co 01:18, Ef 06:12 e II Tm 01:07-08.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 31/12/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio (II Tm 02:07 – NVI).

Acabamos de deixar o ano de 2012 para trás e entramos no ano de 2013. Fica então a pergunta: qual espírito habitou em nós no ano que acabou de passar? A Palavra de Deus é muito clara e nos diz que o Senhor não nos deu espírito de covardia, de medo, porém, isso tem sido uma constante na vida de muitos de nós. A Palavra de Deus nos trás um exemplo de alguém que era um homem de Deus, porém, trazia consigo um medo que foi a porta que o inimigo usou para atacar sua vida, Jó.

Jó era muito de Deus, afinal, disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal" (Jó 01:08 – NVI). Logo, não há dúvidas em relação à fidelidade de Jó em relação ao Senhor.

Todavia, ele escondia em seu coração uma “porta” que o diabo usou para atacá-lo. A passagem é bem conhecida, mas vamos recapitulá-la rapidamente. O Senhor permitiu que Satanás possuísse tudo de Jó menos a sua vida. O inimigo atacou tudo o que ele possuía, seus filhos, seus rebanhos, seus empregados, etc. Além do mais, atacou sua própria carne de Jó, causando-lhe feridas terríveis. Ainda assim ele não pecou contra Deus.

Então disse Jó: Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu (Jó 03:25). Ou seja, mesmo andando na Presença do Senhor e sendo alguém irrepreensível aos olhos dEle, Jó tinha uma porta aberta por onde entrou o inimigo e atacou sua vida. Ora, todos estamos sujeitos à tentação, mesmo as pessoas que mais buscam a santidade, um relacionamento sólido com o Senhor, uma comunhão constante com Deus. A diferença está no fato de que, alguns de nós, ao menor sinal de ataque do inimigo, imediatamente o repreendemos Em Nome de Jesus. Outros de nós, no entanto, não agimos dessa forma e o inimigo consegue nos atingir.

Infelizmente, por não seguirmos a Palavra do Senhor, muitas vezes, nosso espírito está empobrecido, medroso, covarde, receoso, etc, assim como Israel que empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR (Jz 06:06).

Mas por que os midianitas se levantaram contra Isarel? Porque os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu nas mãos dos midianitas por sete anos (Jz 06:01). Mas o que eles fizeram efetivamente? Veremos na seqüência.

E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao SENHOR por causa dos midianitas, enviou o SENHOR um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão; e vos livrei da mão dos egípcios, e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expulsei de diante de vós, e a vós dei a sua terra. E vos disse: Eu sou o SENHOR vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz (Jz 06:07-10).

Eles temeram os deuses dos amorreus. Conosco acontece a mesma coisa. Muitos de nós tememos quando ouvimos que uma determinada doença está se espalhando, que os filhos estão conversando com alguém que usa drogas, por exemplo, quando fica sabendo que o cônjuge foi visto conversando com alguém, etc. Ora, obviamente que devemos vigiar e orar, mas não temer que algo de ruim aconteça.

O espírito que o Senhor nos deu foi o de poder. E como reconheceremos esse espírito? Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir (Jo 16:13). Notemos que estamos nos referindo ao Espírito Santo (“E” maiúsculo).

E o que é o Espírito de verdade? A Palavra de Deus nos diz: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17:17). Portanto, o Espírito de verdade é aquele que vem através da Palavra, ou seja, através do que aprendemos pelo Evangelho, pois, como Paulo nos ensina: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego” (Rm 01:16).

Ainda que as coisas aparentem estar perdidas, completamente “fora de nosso alcance”, as pessoas já julguem que as nossas petições já estão perdidas, que estamos ficando “loucos” ou fanáticos, temos que crer que a Palavra tem o poder necessário para transformar a situação, pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus (I Co 01:18 – NVI).

“Outro” espírito que o Senhor nos deu foi o de amor. E o que é esse espírito de amor? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo (Lc 10:26-27).

Pois é, amar querer bem ao teu próximo assim como queremos a nós mesmos, ainda que o nosso próximo seja alguém que nos odeie, seja a cunhada que levantou uma série de mentiras a nosso respeito, o genro que nos maltratou muito, o ex-empregador que nos defraudou na rescisão de contrato, o cônjuge que teve um caso extraconjugal, etc.

Amar ao Senhor é guardar os seus mandamentos e os obedecer (Jo 14:21), logo, esse mandamento deve ser obedecido, caso contrário, não estamos amando verdadeiramente o Senhor Deus, pois um depende do outro, estão ligados. Para fixar mais esse entendimento, uma Palavra de Jesus que acaba com qualquer discussão a respeito desse assunto: “Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem” (Mt 05:44 – NVI). Caso encerrado!

“Mais um” espírito que o Senhor nos deu foi de equilíbrio. Como nos comportamos diante de uma adversidade? Alguns de nós, simplesmente, explodimos, “chutamos o pau da barraca”, nos exaltamos, etc. Outros ainda somos introspectivos, “explodimos para dentro”, nos magoamos, entramos em depressão, chegando a ponto de desenvolvermos doenças crônicas relacionadas a isso.

Ambas as reações estão equivocadas. A Palavra é clara, o espírito é de equilíbrio. Ainda que alguém tente nos tirar do sério, fazer-nos tomar atitudes contrárias à Palavra, temos que ter em mente que não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 06:12). Temos que nos levantar em oração contra o inimigo que está por detrás dessa ação e não contra a pessoa que está sendo usada pelo inimigo para fazer algo.

Portanto, se o medo tem nos tomado, entremos em oração nesse momento contra esse ataque do inimigo, pois, assim como disse o rei Davi, o Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo (Sl 27:01 – NVI)? Não temos que temer nossos inimigos, ao contrário, temos que mostrar a eles que o nosso Deus está ao nosso lado para batalhar por nós. O que temos que buscar é o espírito do poder, do amor e do equilíbrio. Busquemos essa Promessa de Deus para as nossas vidas, neste ano que se inicia. Que o ano de 2013 seja um ano sensacional para todos nós, cheio alegrias, conquistas e comunhão com o Senhor Deus, Em Nome de Jesus. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário