Translate

domingo, 30 de dezembro de 2012

Não percamos o tempo da nossa visitação.



Versículos Gn 04:08-11, II Rs 05:20-27, II Cr 33:09-13, Sl 95:07-08, Pv 28:13, Lc 19:41-44 e I Co 11:31.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 29/12/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela (Lc 19:41 – NVI).

A nossa comunhão com o Senhor deve ser tamanha a ponto de, ao vermos uma pessoa no erro, nos entristecermos de tal forma a chorarmos por ela, assim como Jesus fez por Jerusalém. Entretanto, infelizmente, muitos de nós não temos essa atitude, ao contrário, ao observarmos alguém no erro, ao invés de orarmos ao Senhor pedindo que aquela pessoa encontre a Luz, “apontamos o dedo”, criticamos, etc, porém, não é isso que o Senhor espera de nós.

Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; e te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação (Lc 19:42-44).

Todas as pessoas passam por dias ruins, independentemente de seu nível de relacionamento com o Senhor, pois Jesus nos disse que no mundo teríamos aflições (Jo 16:33), todavia, alguns de nós conseguimos resistir às investidas do inimigo firmados na Fé, outros de nós, porém, não conseguimos e acabamos, infelizmente, sucumbindo diante do mal. Mas o Senhor, movido por Sua imensa misericórdia e Seu imenso amor, jamais deixaria que alguém caído fosse levado ao inferno sem ao menos ter uma chance de se acertar, sem ter uma visitação dEle. O problema é quando o Senhor providencia essa visitação (seja através de uma Palavra, de uma mensagem, de um hino, de uma conversa com alguém, etc) e nós, simplesmente, não aproveitamos essa oportunidade de nos acertarmos.

A Palavra nos trás uma série de exemplos de pessoas que aproveitaram o tempo de sua visitação e outras que não, os quais vamos estudar alguns, na seqüência.

E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel. E falou o SENHOR a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos (II Cr 33:09-10). Ao invés de seguir o bom exemplo de Ezequias seu pai, Manassés, ao contrário, fez o que era mau aos olhos do Senhor, juntamente com os israelitas. Ainda assim, o Senhor falou com eles, ou seja, deu uma chance para eles se acertarem, porém, assim como alguns de nós, eles não deram ouvidos.

Por não terem ouvido o Senhor, eles pagaram um alto preço, pois, assim o SENHOR trouxe sobre eles os capitães do exército do rei da Assíria, os quais prenderam a Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias, o levaram para babilônia (II Cr 33:11). Não é que o Senhor fez com que os inimigos viessem sobre o rei e seu povo, mas o Senhor não pôde defendê-los do ataque inimigo. O mesmo acontece conosco. Se não aproveitarmos a oportunidade que o Senhor nos dá para nos acertarmos, Ele não poderá nos defender diante de qualquer adversidade que enfrentarmos.

Manassés, porém, aproveitou o dia de sua visitação, pois ele, angustiado, orou deveras ao SENHOR seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; e fez-lhe oração, e Deus se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o SENHOR era Deus (II Cr 33:12-13). Então vem a pergunta: Precisava o rei ser levado à Babilônia para reconhecer que o Senhor é Deus? Claro que não, mas, assim como ele, alguns de nós somente reconheceremos o Senhor sobre nossas vidas quando a situação estiver muito complicada, aparentemente sem saída, perdida, infelizmente. Ainda assim, o Senhor nos dará uma oportunidade de nos arrependermos dos erros e nos tornar ao local de onde saímos. Aproveitemos essa oportunidade, assim como fez o rei Manassés.

Diferentemente de Manassés, Geazi, servo de Eliseu, não aproveitou a oportunidade que teve.

Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa (II Rs 05:20). Quando estamos no erro somos capazes de, até mesmo, deturpar a Palavra de Deus, assim como fez Geazi, afinal, “o nosso cônjuge não nos dá atenção e então o Senhor providenciou alguém para nos fazer felizes”, por exemplo. Nada disso! Isso é um plano do diabo para nos tirar dos caminhos do Senhor.

E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem? E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas. E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele. E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se. Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte (II Rs 05:21-25).

Será que Eliseu perguntava o tempo todo a Geazi para onde ele ia? Obviamente que não. Aquela foi a chance que Geazi teve para confessar tudo o que de errado havia feito e alcançar a misericórdia de Deus, mas, ao invés disso, ele preferiu mentir.

Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve (II Rs 05:26-27).

Geazi pagou um alto preço por não confessar na chance que teve, ele e sua descendência foram tomados pela lepra de Naamã. Não importa o erro em que estejamos envolvidos, o Senhor sempre nos dá uma chance para nos acertarmos com Ele, pois a Palavra nos fala que se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (I Jo 01:09).

Outra pessoa que teve a oportunidade de se acertar com o Senhor, mas não aproveitou foi Caim.

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão (Gn 04:08-09)? Ora, será que o Senhor não sabia o que havia acontecido com Abel? Claro que sim, mas a pergunta feita a Caim, assim como a feita por Eliseu a Geazi, foi a oportunidade que ele teve para confessar sua transgressão ao Senhor, porém, ao invés disso, ele foi até mal educado com o Senhor, “respondão”.

E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão (Gn 08:10-11). Mais uma pessoa que não aproveitou o tempo de sua visitação, assim como alguns de nós não temos feito. Como consequencia por não aproveitar a chance que Deus deu para ele, Caim foi considerado maldito. Que o Senhor nos livre de nos acharmos nessa situação!

Todos nós sempre teremos, ao menos, uma chance para nos acertarmos, pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz. Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração (Sl 95:07-08 – NVI). Não deixemos a oportunidade que está nos apresentando hoje de nos acertarmos e vivermos em plena e absoluta comunhão com o Senhor. Para alguns de nós, talvez, seja a última oportunidade. Temos que nos lembrar que no juízo final, não haverá tempo para a misericórdia, somente para o julgamento, mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo (I Co 11:31 – NVI). Ainda é tempo para nos acertarmos.


Portanto, não deixemos passar o dia de nossa visitação. Hoje mesmo é a oportunidade que o Senhor está nos dando para nos acertarmos, caso contrário não estaríamos lendo essa mensagem. Não importa o quão grande seja o nosso erro, esse é o momento exato para confessá-lo ao Senhor e a quem mais for necessário, se for o caso. Não nos esqueçamos que quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia (Pv 28:13 – NVI). Hoje é o dia de nossa visitação. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário