Translate

domingo, 2 de dezembro de 2012

Senhor, ajude-nos a andar na Sua presença.



Versículos Dt 28:47, I Sm 02:01, II Cr 20:12; 20-23, Sl 04:07; 09:03; 16:08-11, Jo 16:22 e Hb 13:05.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 30/11/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado (Sl 16:08 – NVI).

Ter o Senhor diante de nós significa colocarmos tudo o que Ele nos ensina, através de Sua Palavra, à frente de qualquer coisa que formos fazer, ou seja, se há algo na Palavra que condena algo que fazemos, temos que abandonar essa prática imediatamente, entretanto, colocar o Senhor diante de nós significa também fazermos uso de todas as promessas e bênçãos por Ele relatadas no Santo Livro em nossas vidas. Agindo dessa forma, teremos o Nosso Senhor à nossa mão direita (nossa força) e não seremos abalados, porquanto os nossos inimigos retornaram, caíram e pereceram diante da face do Senhor (Sl 09:03).

Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranqüilo (Sl 16:09 – NVI). Não há espaço para a tristeza no coração onde Cristo habita. Por exemplo, ainda que sejamos caluniados, difamados, levantem uma série de mentiras a nosso respeito, não podemos ficar tristes com a situação, tampouco com a pessoa que fez isso, afinal, sabemos que é o inimigo quem está por detrás daquela situação. Temos que agir como filhos de Deus e colocarmos o Senhor diante de nós, orando e repreendendo o demônio, afinal, a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 06:12).

Além disso, no íntimo exultamos (temos alegria, grande prazer) uma vez que sabemos que o inimigo não se levanta para derrubar aqueles que já estão caídos, mas os que estão junto ao Senhor, bem como nossos corpos repousaram tranqüilos, ou seja, nada vai tirar o nosso sono, nossa tranqüilidade. Não importa o tamanho de nosso inimigo (se o grande e especializado homem de guerra Golias, ou a pequena cidade de Ai), diante do Senhor ele se tornará em nada. Vejamos uma passagem da Palavra ocorrida com Jeosafá.

Os amonitas, os moabitas e alguns dos meunitas se levantaram em guerra contra Jeosafá e contra Judá. Esses povos possuíam um exército numeroso e poderoso. Então orou ao Senhor dizendo: “Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti" (II Cr 20:12 – NVI). Essa pode ser a situação pela qual, alguns de nós podem estar passando, pois as contas continuam se amontoando, o cônjuge continua no adultério, os filhos envolvidos com a criminalidade, a doença se espalhando, etc, e aparentemente, nenhum resultando está surgindo, então, não sabemos mais o que fazer. Ousemos fazer como Jeosafá e voltarmos os nossos olhos para o Senhor. Ele depositou toda a sua confiança no Senhor e qual foi o resultado obtido?

E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis. E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao SENHOR porque a sua benignidade dura para sempre (II Cr 20:21-21).

Deus deu uma estratégia para Jeosafá, a de colocar os cantores adiante dos homens de combate. Essa prática não era comum à época, pois os cantores iam após os combatentes para cantarem pela vitória conquistada ou lamentarem pela derrota sofrida. Ora, e quem disse que o Senhor trabalha da mesma forma com todas as pessoas? Ele por acaso não pode nos dar uma estratégia diferente para alcançarmos uma vitória? Por exemplo, a um cônjuge que sabe que sua metade possui um caso extraconjugal, ao invés de ocorrerem brigas todas as vezes que ele(a) sai de casa para encontrar sua(ou seu) amante, Deus pode capacitar essa pessoa a liberar uma Palavra de unção sobre o outro a ponto de, aos poucos (ou imediatamente), quebrar o jugo do inferno que prende essa pessoa a esse pecado. Talvez o Senhor queira nos dar uma estratégia diferente para alcançarmos uma benção, talvez fora do convencional, afinal Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes (I Co 01:27).

Jeosafá utilizou-se dessa tática “diferenciada” dada pelo Senhor Deus e obteve qual resultado? Obviamente que foi a vitória. E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados. Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se (II Cr 20:22-23). Se o plano é de Deus, não há como ele dar errado.

Os infortúnios são inevitáveis em nossas vidas, porém, o Senhor já preparou a saída para todos eles, basta prestarmos atenção ao que o Senhor diz. Então quer dizer que temos que agradecer ao Senhor pelos problemas que enfrentamos? Não é isso, mas vamos a uma passagem dita por Ana que vai nos ajudar a compreender isso melhor.

Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação (I Sm 02:01). Notemos que Ana não orou “agradecendo” por ter um problema, mas pela solução (salvação) já providenciada pelo Senhor. Não temos que orar ao Senhor “agradecendo” por um problema colocado em nossas vidas, mas pela salvação, pela saída, pela resolução dele, que já foi providenciada pelo Senhor.

Temos que nos alegrar na salvação que o Senhor já nos providenciou, mas não aquela “alegria artificial” que as pessoas tem no mundo quando, por exemplo, ganham na loteria, mas alegria verdadeira da Presença do Senhor ao nosso lado. Davi escreveu algo a respeito e que vale a pena ser visto: “Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho” (Sl 04:07 – NVI).

Não importa a situação que estejamos atravessando, a alegria do Senhor deve ser presente em nossas vidas, pois, como o Apóstolo Paulo disse: “assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria” (Jo 16:22 – NVI). Oh Aleluia!

Porém, algumas pessoas cometem o erro de andar na Presença do Senhor e procurar a Sua alegria apenas nos momentos de dificuldade, pois, quando tudo vai bem, simplesmente, deixam o Senhor em “segundo plano”. Se nos lembrarmos da passagem de Geazi, servo de Eliseu, imediatamente antes de consumar o seu erro de pegar as coisas do General Naamã, ele disse o que? Tudo vai bem (II Rs 05:22)! Temos que tomar muito cuidado quando as coisas vão “muito bem”, pois quando menos esperamos, o diabo pode nos armar uma armadilha para nos levar para as trevas.

Voltando então ao entendimento anterior. Alguns de nós apenas buscamos o Senhor e Sua alegria quando enfrentamos um problema. Isso, além de estar errado, vai nos levar a pagar um preço muito alto, pois, a Palavra nos diz que: “Uma vez que vocês não serviram com júbilo e alegria ao Senhor, ao seu Deus, na época da prosperidade, então, em meio à fome e à sede, em nudez e pobreza extrema, vocês servirão aos inimigos que o Senhor enviará contra vocês. Ele porá um jugo de ferro sobre o seu pescoço, até que os tenham destruído” (Dt 28:47-48 – NVI). Isso é coisa muito séria! Estejamos com nossos ouvidos atentos à Palavra e que sejam os nossos costumes sem avareza, nos contentando com o que temos; porque o Senhor nos disse: Não te deixarei, nem te desampararei (Hb 13:05).

Retomando onde começamos. Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranqüilo (Sl 16:08-09 – NVI). Isso nós acabamos de estudar.

Porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição (Sl 16:10 – NVI). Deus não nos deixará abandonados nas trevas e nem permitirá que nós sejamos destruídos, ao contrário, estará ao nosso lado nos guardando e protegendo, assim como Ele fez com Sadraque, Mesaque e Abednego na fornalha de fogo ardente e com Daniel na cova dos Leões. Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita (Sl 16:11 – NVI).


Portanto, quando orarmos, nós temos sempre que pedir: “Senhor, ajude-nos a andar em Sua presença” pois, dessa forma, O teremos diante de nós, não caindo então nas armadilhas preparadas pelo diabo para nós. A partir daqui, se continuar escrevendo será por mim, o que jamais deve acontecer. Que o Senhor abra muito mais o nosso entendimento e fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário