Translate

domingo, 16 de dezembro de 2012

Não existe impossível para o Senhor.



Versículos Gn 18:09-15, Nm 13:01-03; 25-31, Mc 09:21-24; 10:27, I Co 16:09 e II Co 03:05.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 14/12/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda. E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho (Gn 18:09-12)?

Algumas vezes, o mesmo que aconteceu com Sara, pode ocorrer conosco. Ao recebermos uma Revelação do Senhor acerca de algo a ser feito, nos julgamos incapazes de executar tal ordenança, afinal, pensamos que não temos capacidade financeira ou intelectual (por exemplo), para executar tal ordem. Ora, mas quem chamou não foi o Senhor? Se Ele nos chamar para algo, Ele providenciará as ferramentas, conhecimentos e tudo mais que for necessário para desempenharmos o Seu mandamento da melhor maneira, pois a Palavra declara que não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus (II Co 03:05). Ou seja, se Deus nos mandou fazer algo, Ele nos capacitará a fazê-lo.

Sara riu daquilo que o Senhor estava falando a Abraão, pois olhou a situação com os olhos humanos, naturais, afinal, o período fértil dela já havia cessado e seu esposo já estava em idade avançada. E disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido? Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho (Gn 18:13-14). Notemos que o Senhor fala algo muito importante: “no tempo determinado”. Quem sabe a hora certa de operar em nossas vidas é Ele e não nós. Talvez, alguém dentre nós, esteja desistindo de buscar uma benção porque está demorando demais para ela se cumprir. Temos que nos lembrar que quem define o momento exato é Ele e não nós.

Entretanto, alguns de nós podemos dizer: “Eu estou seguindo aquilo que o Senhor falou comigo, mas a situação está complicada

Porém, uma coisa tem que ficar bem clara para nós: não é porque o Senhor nos chamou para fazer algo que desempenharemos essa tarefa sem problemas, “às mil maravilhas”, pois a Palavra fala que porque se abriu para mim uma porta ampla e promissora; e há muitos adversários (I Co 16:09 – NVI). Pode ser que para seguirmos essa ordem de Deus, nós tenhamos que superar uma serie de contratempos levantados pelo inimigo que não nos quer deixar desenvolver essa tarefa para a Glória de Deus. Vejamos na Palavra um exemplo que vai nos ajudar a entender esse conceito.

E o Senhor disse a Moisés: "Envie alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos israelitas. Envie um líder de cada tribo dos seus antepassados". Assim Moisés os enviou do deserto de Parã, conforme a ordem do Senhor. Todos eles eram chefes dos israelitas (Nm 13:01-03 – NVI). Essa passagem tem muitos ensinamentos importantes para nós, porém, vamos ficar hoje especificamente naquilo que se relaciona à mensagem. Moisés mandou os homens para espiar a terra e eles fizeram isso por quarenta dias.

Ao fim de quarenta dias eles voltaram da missão de reconhecimento daquela terra. Eles então retornaram a Moisés e a Arão e a toda a comunidade de Israel em Cades, no deserto de Parã, onde prestaram relatório a eles e a toda a comunidade de Israel, e lhes mostraram os frutos da terra. E deram o seguinte relatório a Moisés: "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela. Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque. Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão". Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!" Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós" (Nm 13:25-31 – NVI).

Inicialmente, os israelitas começaram bem, confirmaram que a terra era boa, tinha fartura de alimentos, enfim, era tudo aquilo que o Senhor havia prometido. Entretanto, ao invés de continuarem na mesma determinação, eles começaram a olhar a situação com os olhos humanos, pois os habitantes que ali habitavam eram grandes, numerosos, as cidades fortificadas, etc. O mesmo acontece com alguns de nós. Inicialmente, ao recebermos uma Revelação de Deus, nos empenhamos para fazer conforme o Senhor nos manda, oramos e pedimos sabedoria para executar as tarefas da melhor maneira, porém, com o passar do tempo, desfalecemos na Fé, nos deixamos abater e começamos a ver a situação com os olhos naturais, pois essa tarefa nos demanda tempo, noites sem dormir para buscar (em oração) por alguém, temos que deixar de fazer algo que gostamos em detrimento àquilo que o Senhor nos manda, etc.

Ora, se voltarmos ao versículo 02, veremos o Senhor dizendo que aquela é a terra que ELE os daria. Será que o Senhor não sabia que aquele povo habitava aquele lugar? Obviamente que sabia, logo, Ele tiraria aqueles povos daquele lugar para dar aos israelitas, de que forma nós não sabemos, mas se o Senhor prometeu entregar aos hebreus, Ele entregaria. O mesmo serve para nós. Se o Senhor nos mandou fazer algo, Ele nos capacitará a fazer tal coisa. Caso estejamos desfalecendo nesse propósito, entremos em oração, peçamos Seu auxílio e continuemos a executar aquilo que Ele nos ordenou, Em Nome de Jesus.

Retomando então os versículos básicos. Sara riu quando ouviu o Senhor dizendo que a faria mãe. Então o Senhor perguntou Moisés por que ela estava rindo e se existe algo difícil para o Senhor? Jesus disse algo ainda mais forte. Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis (Mc 10:27). Se o Senhor colocou no coração de alguém, dentre nós, que o filho(a) seria um(a) grande pregador(a) da Palavra, não duvide, ainda que hoje ele(a) esteja imerso(a) no mais profundo vício, na prostituição, na criminalidade, no ocultismo, etc, lembre-se de que não existe impossível para Deus, Ele pode fazer isso pelo rapaz (pela moça). Não desista dessa promessa do Senhor para a sua vida. O mesmo serve para todas as áreas de nossas vidas.

Todavia, alguns de nós, talvez, não estejamos conseguindo crer nisso. Se esse for o caso, temos que ter a mesma atitude do pai que tinha o filho endemoninhado e que os apóstolos não conseguiram expulsá-lo. Então, ao falar com o Mestre, Jesus perguntou ao pai do menino: "Há quanto tempo ele está assim?" "Desde a infância", respondeu ele. "Muitas vezes o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos." "Se podes? ", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê." Imediatamente o pai do menino exclamou: "Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!" (Mc 09:21-24 – NVI). Entremos em oração e falemos, com sinceridade, ao Senhor que não estamos conseguindo crer naquilo que Ele falou, que nos ajude com nossa incredulidade.

Voltando a Gn 18, porém, já no versículo 15, a Palavra diz: E Sara negou, dizendo: Não me ri; porquanto temeu. E ele disse: Não digas isso, porque te riste (Gn 18:15). Não devemos mentir para o Senhor. Se não estamos crendo naquilo que Ele nos falou, sejamos sinceros com Ele, pois sabemos que Ele não trabalha com os perfeitos, mas com os sinceros. 


Logo, não importa para que o Senhor tenha nos chamado, mesmo que sejamos pessoas das mais baixas camadas sociais, ou das mais altas e influentes do local onde vivemos, das mais qualificadas nas ciências humanas, ou praticamente sem nenhum estudo, temos que ter em mente que não há impossíveis para Deus. As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus (Lc 18:27). Se Ele nos chamou, Ele nos capacita para desenvolver aquilo que precisamos fazer da melhor maneira, pois Ele estará no controle. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário