Translate

domingo, 31 de março de 2013

Dar crédito à pregação.



Versículos: Sl 103:01-03, Is 53:01-05, Ez 37:01-08, Jo 05:25 e 11:39-43.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 29/03/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).



Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor (Is 53:01 – NVI)?

A mensagem do Evangelho deve ser disseminada por todos aquele que são de Jesus. Nela está inserido tudo o que o Senhor Jesus quer para as nossas vidas: a saúde, a paz, a libertação dos pecados, dentre outras coisas, mas, principalmente, a salvação eterna. Nada deixa o Senhor mais feliz do que ver uma pessoa que até então andava mergulhada na mais profunda escuridão, sair desse laço do inferno e andar em um mundo repleto da luz de Deus, afinal, o próprio Jesus disse: “Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão” (Jo 05:25 – NVI).

A Palavra de Deus nos trás um exemplo que irá nos ajudar a entender isso, a passagem de Lázaro. Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias (Jo 11:39).

Infelizmente, talvez essa é a realidade de muitas dentre nós. Por não darmos ouvidos à Palavra, não nos arrependermos, confessarmos e deixarmos o pecado, estamos mortos, muitos até cheirando mal, apodrecendo. Enquanto esse cenário demoníaco não mudar, cada dia mais, vamos apodrecer, o cheiro piorar, a ponto de causar repulsa, asco, nojo. Isso é algo muito sério e que temos que temos que dar toda a nossa atenção, pois essa situação pode nos conduzir, para todo o sempre, ao inferno.

Marta, a irmã de Lázaro, olhava a situação de maneira natural, com os olhos humanos. Entretanto, na seqüência, Jesus nos dá ensinamentos muito valiosos. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora (Jo 11:40-43).

Algumas pessoas tem sido confundidas pelo inimigo, esperando ver a ação de Deus em suas vidas, para então crerem, quando o correto é crerem no Senhor, para depois verem a glória de Deus manifesta em suas vidas. Porém, vamos nos atentar um pouco mais no final dessa passagem: E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. O que aconteceu quando Lázaro ouviu a voz de Jesus? A resposta está no começo do versículo 44: E o defunto saiu! Oh, meus irmão(s), minhas irmã(s), o mesmo o Senhor Jesus diz hoje: “Maria, saia para fora”, “Antônio, saia para fora”, “José, saia para fora”, “Fernanda, saia para fora”, “Yuri, saia para fora”, “João, saia para fora”, “Vera, saia para fora”, “(seu nome), saia para fora”. Para que possamos ser iguais a Lázaro, e sairmos da sepultura, precisamos ouvir e crer em Sua mensagem, não importa há quanto tempo estejamos “mortos”, pois Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá (Jo 11:25).

A pregação do Evangelho conduz aqueles que estão mortos (espiritualmente falando) à vida (presença de Deus). Todos nós que estivermos em pecado, estaremos mortos, porém, se ouvirmos a voz do Filho de Deus e não a desprezarmos, viveremos. Não importa o pecado que tenhamos em nossas vidas, no Senhor há perdão para ele. Mas alguém pode dizer: “Eu matei uma pessoa, como posso ter perdão por isso?”; outro pode dizer: “O adultério que me envolvi é muito sério, já até tenho um filho(a) com essa outra pessoa, como posso ser perdoado por isso?” Em Jesus há perdão para esses pecados e para qualquer outro que, eventualmente, tenhamos cometido. Entretanto, temos que ter em mente, de maneira bem clara, que o fato de alcançarmos o perdão do Senhor, não nos isenta de arcarmos com as consequências de nossos atos diante das leis. Aquele que cometeu um homicídio pode conseguir o perdão do Senhor, mas deve pagar pelo seu erro junto às autoridades. Já o outro que possui um filho(a) decorrente de um adultério, tem que cumprir todas as ações legais e paternais ou maternais (amor, carinho, orientação, educação, atenção, etc) para com essa pessoa que não deve pagar por algo que nós fizemos. Não existe essa estória de: “Jesus me perdoou, portanto é como se eu nunca tivesse cometido um crime ou nunca tivesse tido um filho(a)”. Nada disso! Temos que arcar com as consequências dos nossos atos, e ponto final.

Para fundamentarmos, especificamente, os dois casos que demos como exemplo, caso tenhamos cometido um homicídio, precisamos cumprir nossa pena junto às autoridades, pois a Palavra de Deus diz: “Ai daquele que edifica uma cidade com sangue e a estabelece com crime (Hc 02:12 – NVI)!” Nada disso de fugir e deixarmos essa mancha para trás, esquecida no tempo. Vale a pena edificar uma cidade (uma nova vida) sobre um crime? Mas alguém pode dizer: “Se eu fizer isso vou perder muitos anos de minha vida na prisão!” Mas o que é pior, passar muitos anos na prisão ou toda a eternidade no inferno? Já para o caso do adultério, a Palavra diz que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão (Sl 127:03). Alguém aqui, em sã consciência, abandonaria uma herança que o próprio Deus nos entregaria? Então, por que abandonaríamos nosso(a) filho(a) que o é?

A pregação da Palavra, porém, não trás apenas o perdão dos pecados, mas também, dentre todas as outras coisas que precisamos, a libertação das enfermidades, pois o rei Davi, em um dos seus salmos, disse: “Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser! Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos! É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças (Sl 103:01-03 – NVI). Ora, se a Palavra diz isso, por que então conviver com essa enfermidade que está em nosso corpo? E como fazer para que esse mal parta em retirada? Simples, dando crédito à pregação, assim como fez, por exemplo, Ezequiel.

Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes (Ez 37:01-03). Já imaginaram se Ezequiel agisse igual à Marta? Quando Deus o perguntou se poderiam viver os ossos secos, ele responderia algo do tipo: “O que é isso Deus?! O Senhor não está vendo que o que existe aqui são apenas ossos, e pior, totalmente secos. Imagine! Jamais eles poderão voltar a viver.”

Só que, ao invés de olhar a situação de maneira natural, humana, ele reconheceu que o Senhor poderia operar algo inacreditável, impossível, pois disse a Deus: tu o sabes. O mesmo serve para nós. Ao invés de olharmos a situação pelos olhos humanos, ou seja, que o câncer, por exemplo, já se espalhou pelo corpo, que a situação é terminal, que não há mais nada a ser feito pela medicina, que o coma é irreversível e que a morte cerebral ocorrerá dentro de algum tempo, etc, “enxerguemos” essas situações com a Palavra de Deus que nos diz, por exemplo, dentre tantas outras Revelações, que as coisas impossíveis aos homens, são possíveis para Deus (Lc 18:27), que Jesus tomou sobre si as nossas enfermidades (Is 53:04), que vamos estudar mais à frente, etc. Reiterando o tema da mensagem, temos que dar crédito à pregação e, assim como disse Jesus, se crermos, veremos a glória de Deus.   

Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR (Ez 37:04). Então, Ezequiel profetizou (colocou a Ordem do Senhor em ação) nesse caso sobre os ossos secos, mas cada um de nós pode dizer à parte do corpo que estiver com problemas como, por exemplo, os rins secos, o fígado seco, as sinapses cerebrais secas, os intestinos secos, o pâncreas seco, etc, até mesmo os ossos secos decorrentes de uma osteoporose. Se isso se aplica a alguém dentre nós, tenhamos a ousadia de profetizar agora mesmo essa benção do Senhor. Não percamos essa chance.

Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR. Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito (Ez 37:05-08).

Não importa qual seja o problema, se agirmos conforme as orientações que o Senhor nos der (profetizarmos conforme a ordem recebida) não tem como não dar certo, algo dar errado, ou em desacordo com a Palavra de Deus.

Retomando o versículo base de nossa mensagem. Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos (Is 53:01-02). No Evangelho é tão simples alcançarmos as bênçãos do Senhor que causa em algumas pessoas o sentimento de: “se eu não preciso fazer nenhum sacrifício para alcançar uma benção, então significa que não funciona”, ou seja, não há boa aparência (suntuosidade, magnificência, esplendor, pompa, grande luxo, etc) para que seja desejado. Temos que mostrar a essas pessoas que o sacrifício maior já foi feito por Jesus na Cruz do Calvário, quando Ele tomou o nosso lugar e sofreu o castigo que nós merecíamos e que, portanto, é desnecessário qualquer esforço sobre-humano nosso para alcançarmos uma benção.

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum (Is 53:03). O diabo faz o possível para que o Evangelho seja desprezado, pois ele sabe que somente nEle está o Poder necessário para destituí-lo da vida das pessoas e tirá-las de suas patas nojentas. Essa é a razão para haver tanta perseguição ao Evangelho, porém, satanás sabe que essa é uma batalha perdida, pois Jesus já venceu esse combate quando ressuscitou, levando consigo a chave do inferno! Oh Aleluia!

Agora vem uma passagem muito linda! Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados (Is 53:04-05). É isso que o Evangelho faz, Ele cura, transforma, liberta, modifica, faz o impossível se tornar possível na vida de qualquer pessoa que crer.


Portanto, temos que dar crédito à pregação, pois através dela receberemos todas as instruções do Senhor que nos conduzirão a uma vida repleta de bênçãos e de Sua presença. Façamos agora uma oração de agradecimento a Jesus por tudo o que Ele passou no Calvário em nosso lugar. Isso é o mínimo que devemos fazer para alguém que nos considera tão especiais a ponto de morrer em nosso lugar. Muito obrigado Senhor por essa maravilhosa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário