Translate

domingo, 17 de março de 2013

Temos que dar o exemplo.



Versículos: Sl 88:09; Pv 10:08 e Tt 02:07-08.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 16/03/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a nosso respeito (Tt 02:07-08 – NVI).

Temos que ser exemplos para todas as pessoas, sejam os salvos ou os perdidos, fazendo as boas obras, isto é, fazendo a Obra de Deus. Não podemos nos esquecer que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta (Hb 12:02). Temos que mostrar às outras pessoas como estar com Cristo é incomparavelmente melhor que estar perdido em um mundo onde o inimigo está à solta e pronto para nos destruir.

Temos que levar a Obra de Deus, ou seja, Seus ensinamentos, a todos os lugares que estivermos, agindo como se o Próprio Senhor Jesus ali estivesse. Por exemplo, caso o Senhor Jesus chegasse em um local onde o pecado estivesse escancarado, Ele levaria, com toda a tranqüilidade necessária, a Sua Palavra e mostraria às pessoas que eventualmente estivessem cometendo o erro, que aquilo não é uma prática certa, as ensinaria o caminho correto e as abençoaria. Porém, algumas pessoas que estão na igreja, talvez, não agissem dessa forma, não é mesmo? Alguns poderiam dizer, ao se verem rodeados por pecadores, algo do tipo: “Queima Senhor! Sangue de Jesus tem poder! Vão para longe de mim pecadores imundos!”

Infelizmente, por mais cômico que pareça, isso poderia acontecer. Porém, o Senhor nos fala que em nossos ensinos devemos mostrar integridade e seriedade, ou seja, um ensinamento de acordo com o que o Senhor nos dá através de Suas Escrituras e, ao mesmo tempo, sincero efetivamente e não apenas de aparência. Quem age da forma que mostramos anteriormente, não segue essas indicações do Senhor, ao contrário, faz exatamente o que a Palavra de Deus condena, pois Ela nos diz para não julgarmos, para que não sejamos julgados (Mt 07:01). Ao invés de julgarmos alguém por seu erro, temos que orar ao Senhor pedindo uma oportunidade de levar o Evangelho a essa pessoa, de modo que ela seja transformada e passe a viver com a Presença do Senhor ao seu lado.

Além disso, a Palavra nos diz que temos que usar linguagem sadia, em outras palavras, nós temos que usar uma linguagem pura, aquela que o Senhor Jesus nos ensinou e como Ele mesmo fazia.

A linguagem sadia somente pode ser pronunciada por aqueles que estão debaixo da autoridade do Senhor, pois os sábios de coração aceitam mandamentos, mas a boca do insensato o leva à ruína (Pv 10:08 – NVI). Por mais que a pessoa que não está debaixo da Palavra de Deus se esforce para transmitir uma mensagem positiva, não passará de uma palavra bonita, mas não terá nela o poder necessário para mudar uma situação ou uma vida, que é Poder de Deus. O próprio Senhor Jesus nos disse: “Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Mt 12:34). Ou seja, de um coração que possui abundância de Deus sairão palavras de edificação, já de um coração repleto de obras do inferno, sairão, no máximo, palavras bonitas, mas que de nada servirão, pois não possuem nelas a unção do Senhor.

Com um coração cheio da Presença de Deus, usaremos uma linguagem sadia contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a nosso respeito. Um exemplo disso foi Daniel.

Daniel era um dos três presidentes (ou supervisores, dependendo da tradução) sobre todo o reino de Dario. Ele se destacou tanto entre os presidentes e os príncipes por suas grandes qualidades, que o rei planejava colocá-lo à frente do governo de todo o império. Os demais presidentes e príncipes sempre buscavam motivos para acusar Daniel, mas nunca conseguiram nada, porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa (Dn 06:01-04).

Ele foi lançado na cova dos leões conforme o decreto real, passou a noite inteira lá e absolutamente nada aconteceu a ele. Dario, pois, escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada. Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim. Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões (Dn 06:25-27).

Ou seja, nenhum daqueles homens poderia falar nada de errado em relação a Daniel, pois, por ter consigo a Presença de Deus, sempre se portou como um exemplo a outras pessoas. Além disso, seus adversários foram não só envergonhados com o milagre que o Senhor fez na vida dele, como foram destruídos, pois ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos (Dn 06:24).

Ainda que estejamos passando por uma grande provação, não deixemos de ser exemplos de como se porta a pessoa que é de Deus. Por mais complicada que a situação pareça ser, temos que mostrar que a vida do Cristão é diferente em todas as situações, mesmo as aparentemente impossíveis de serem solucionadas. Ademais, o Senhor, através de Sua infinita bondade, já nos providenciou muitas saídas para isso, dentre elas, uma que está no livro dos Salmos. O salmista diz: “A minha vista desmaia por causa da aflição. SENHOR, tenho clamado a ti todo o dia, tenho estendido para ti as minhas mãos” (Sl 88:09).

Mesmo diante de uma aflição tamanha que chega a desmaiar as vistas, clamemos ao Senhor o tempo todo e estendamos as mãos a Ele com a certeza que, somente dEle, virá o nosso socorro.


Portanto, sejamos exemplos de como o Senhor age em nossas vidas, fazendo a boa obra, de maneira íntegra, séria e com uma linguagem sadia, afinal, estamos cercados por uma nuvem de testemunhas que acompanham cada ação e cada gesto dos Filhos de Deus e com eles aprendem como uma vida pode ser transformada. Agindo dessa forma, ninguém, nem mesmo o próprio diabo, poderá dizer nada contra qualquer um de nós, ao contrário, eles serão envergonhados. Não podemos jamais nos esquecer de que temos que dar o exemplo. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário