Translate

domingo, 31 de março de 2013

A importância da santidade.



Versículos: Dt 28:01-10, Ec 09:08, Dn 06:04, Mt 05:10-16, Jo 18:38, Tt 02:08 e I Pe 01:15-16.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 30/03/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


 
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo (I Pe 01:15-16).

Precisamos ser santos em toda a nossa maneira de viver. Não basta apenas não usarmos drogas, não nos embriagarmos, não mentirmos, não defraudarmos, não sermos adúlteros, seguirmos os dez mandamentos, etc, mas temos que seguir a maneira santa de viver que o Senhor Jesus nos ensinou, em tudo. Por exemplo, de nada adianta não nos embriagarmos se, no fundo de nossos corações, temos uma queda pela pornografia, somos invejosos, somos rancorosos, etc. Buscar a santidade é fazer e agir do mesmo modo que Jesus agiria se estivesse em nosso lugar, ou seja, imitá-lO. A Palavra é muito clara e nos diz que temos que ser santos em TODA a nossa maneira de viver e não apenas em algumas.

A santidade é fundamental na vida do Cristão, afinal, sem ela ninguém verá o Senhor (Hb 12:14). Entretanto, mais uma vez temos que ressaltar que a santidade é fundamental em todas as áreas de nossas vidas, pois a Palavra nos diz: “Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça” (Ec 09:08). Ou seja, além da santidade em todo o tempo, em todas as situações, temos que ter a unção de Deus em nossas vidas, pois temos quer ser exemplos para as outras pessoas. Vejamos isso na Palavra.

Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus: Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo (Dt 28:01-03 – NVI). Como já estudamos anteriormente, temos que guardar todos os mandamentos do Senhor (tanto os comuns a todas as pessoas, como os pessoais, entregues pelo Senhor para cada pessoa a partir da revelação da Palavra). Agindo dessa maneira, as bênçãos do Senhor virão e nos alcançarão, não importando onde quer que estejamos.

Muitos de nós estamos correndo atrás de uma bênção e não a estamos alcançando, não é mesmo? Isso está ocorrendo porque não estamos ouvindo a voz do Senhor, guardando todos os Seus mandamentos e, consequentemente, não estamos buscando a santificação em todas as áreas de nossas vidas, afinal, caso estivéssemos, a Palavra diz que a bênção nos alcançaria e não nós correríamos atrás dela.

Prosseguindo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira. Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres. O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos rugirão da tua presença. O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo a que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dá (Dt 28:04-08 – NVI). Nessa passagem há muitas lições para nós que não são o alvo da mensagem de hoje. Porém, algumas nós já estudamos em ensinamentos anteriores e outras serão aprendidas oportunamente.

O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te jurou, se guardares os mandamentos do Senhor teu Deus e andares nos seus caminhos. Assim todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão temor de ti (Dt 28:09-10 – NVI). Buscando a santidade, o Senhor seremos confirmados como povo santo dEle, as pessoas verão que somos chamados por Ele e terão temor (respeito) por nós. Seremos exemplos de como uma pessoa santa de Deus se porta e age nas mais diversas situações, não importa onde estejamos.

Aquele(a) que busca a santificação no Senhor, passa a agir de uma maneira irrepreensível, ou seja, mesmo aqueles que não seguem os mesmos princípios de Fé dele(a), sabem que ali está uma pessoa em que o “erro” não vai encontrar lugar ou continuidade. Dessa forma, ele(a) sequer vai ser perguntado se aceita participar, por exemplo, de uma falcatrua na empresa, sair com alguém que não é seu cônjuge, etc, pois sabem que a resposta vai ser negativa. Em outras palavras, mesmo aqueles que estão no mundo terão respeito por essa pessoa, pois saberão que ela é uma pessoa de Deus e que nada há nela que possa levantar qualquer questionamento, assim como era Daniel.

Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa (Dn 06:04). Uma outra pessoa que se achou nessa mesma situação foi o próprio Senhor Jesus: Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum (Jo 18:38).

É isso que alcançamos quando buscamos a santidade. Que maravilhoso é quando os adversários daquele que é de Deus não consegue achar um único espaço para levantar qualquer questionamento em relação a essa pessoa. Temos que ter linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se confunda, não tendo nenhum mal que dizer de nós (Tt 02:08 – NVI).

Ainda que alguém levante uma calúnia, uma mentira a nosso respeito, se estivermos em santidade, não há motivos para alardes, afinal, o Senhor estará ao nosso lado, pois a Palavra diz: Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa (Mt 05:10-11).

Temos que nos alegrarmos e nos exultarmos caso alguém, por não conseguir achar uma brecha em relação ao nosso modo de viver, levante uma mentira a nosso respeito, pois, além de sermos bem-aventurados, será grande o nosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de nós (Mt 05:12 – NVI).

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens (Mt 05:13). Atualmente, utilizamos o sal para salgar (dar mais sabor) aos alimentos, porém, antigamente, o sal era utilizado para conservá-los. Estamos nesse mundo para a mesma coisa, para salgarmos as vidas sem sabor e para conservarmos os ensinamentos de Jesus para todas as pessoas. Caso não façamos isso, de nada mais serviremos, podemos ser lançados fora para que outros façam.

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa (Mt 05:14-15). Sendo imitadores de Jesus, seremos santos como Ele, e também a luz do mundo, iluminando todos os que estão em nossas casas, vizinhança, escola, empresa, etc. Mais uma vez repetindo, seremos exemplos, pois, dessa forma, Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus (Mt 05:16).


Portanto, vimos o quanto a santidade é importante nas nossas vidas. Sem ela, não seremos imitadores de Jesus Cristo e, consequentemente, não podemos ser exemplos. O pior de tudo, sem ela, não veremos o Senhor. Busquemos a santidade a partir desse exato momento. Não importa o quão imersos no pecado estejamos, basta irmos, em oração, ao Senhor, entrarmos na Sua santa presença e, de coração aberto e rasgado, confessarmos nossos pecados, nossas transgressões e abandoná-los imediatamente. Caso seja necessário, temos que pedir perdão também à parte que foi ofendida. Façamos isso agora mesmo, pois o Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas (Sl 145:09 – NVI). Na seqüência, passemos a ser imitadores de Jesus e busquemos nossa santificação nEle. Caso contrário, para nada serviremos. Senhor, perdoe os nossos pecados e transgressões e não tire de nós o Seu Espírito. Que Ele fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário