Translate

domingo, 3 de março de 2013

Temos que agir como Josafá.



Versículos: II Cr 17:03-06.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 02/03/2013
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).


O Senhor esteve com Josafá porque, em seus primeiros anos, ele andou nos caminhos que seu pai Davi tinha seguido. Não consultou os baalins, mas buscou o Deus de seu pai e obedeceu aos seus mandamentos, e não imitou as práticas de Israel (II Cr 17:03-04 – NVI).

Os ensinamentos que vamos ver aqui hoje, já foram alvos de nossos estudos na mensagem: “O exemplo de Josafá” escrita em 03/09/2011 e publicada em 04/09/2011, porém, sempre é bom recapitularmos os ensinamentos do Senhor e, ainda que já tenhamos ouvido ou lido uma mensagem 1000 vezes, todas elas teremos novas revelações que nos ajudam a seguir nossa caminhada na Fé, além disso, na milésima primeira vez, terá mais uma nova Palavra do coração do Senhor para cada um de nós, na milésima segunda a mesma coisa e assim sucessivamente.

Josafá, em seus primeiros anos, andou nos caminhos que Davi seu pai tinha seguido, por isso, o Senhor esteve com ele. Davi não era o pai biológico de Josafá, mas era o pai espiritual dele, em outras palavras, Josafá teve Davi como um exemplo de como se deveria agir e como se deveria seguir o Senhor. Embora, alguns de nós, não sejamos pais ou mães (naturais ou espirituais), eis algumas perguntas que devemos nos fazer: Os nossos filhos teriam a mesma atitude de Josafá e seguir os bons exemplos que deixamos, ou prefeririam seguir outro exemplo que não nós? Caso partíssemos hoje deixaríamos, à próxima geração, um legado similar ao de Davi, ou seja, como se andar nos caminhos do Senhor? Poderíamos repetir as palavras do apóstolo Paulo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (II Tm 04:07)?

Para alguns de nós as respostas às perguntas acima seriam negativas, não é mesmo? Então, se esse for o nosso caso, entremos na presença do Senhor, peçamos perdão pelos erros que estivermos cometendo, os abandonemos e reordenemos as nossas vidas, de modo a deixarmos o melhor exemplo às gerações vindouras de como seguir ao Senhor é incomparavelmente melhor.

Retomando, então, o início da Palavra. O Senhor esteve com Josafá porque, em seus primeiros anos, ele andou nos caminhos que seu pai Davi tinha seguido. Não consultou os baalins, mas buscou o Deus de seu pai e obedeceu aos seus mandamentos, e não imitou as práticas de Israel (II Cr 17:03-04 – NVI). Infelizmente muitos filhos de Deus, em momentos de fraqueza, ao invés de fazer como o rei que buscou ao Senhor e obedeceu a Seus mandamentos, busca aos baalins (aos espíritos, a uma saída que não está de acordo com a Palavra, a alguém que não é seu cônjuge, a um lucro rápido e fraudulento, etc). Não façamos isso. O rei agiu com simplicidade e buscou a única solução que traria resultado: buscou ao Senhor e obedeceu a Seus mandamentos.

Justamente por ter feito isso, o Senhor firmou o reino de Josafá, e todo o Judá lhe trazia presentes, de maneira que teve grande riqueza e honra (II Cr 17:05 – NVI). O Senhor quer firmar nosso reino e, consequentemente, muitos presentes (bênçãos e revelações da Palavra) serão trazidos para todos nós. Mas qual é o nosso reinado? Cada um de nós deve perguntar pessoalmente ao Senhor, mas uma coisa é fato: todos nós temos um reinado, afinal a Palavra nos diz que cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra (Ap 05:09-10). Todos nós temos o reinado de conduzir nossas famílias debaixo da autoridade do Senhor, porém, outros tem o reinado de serem pregadores da Palavra, para outros é levá-lA aos mais abandonados da sociedade, aos mais promíscuos, aos enfermos, aos encarcerados, outros tem o chamado para a interseção, enfim, cada um tem o seu chamado. Se ainda não sabemos qual é o nosso, oremos ao Senhor, Ele nos dirá.

Ele, Josafá, seguiu corajosamente os caminhos do Senhor; além disso, retirou de Judá os altares idólatras e os postes sagrados (II Cr 17:06 – NVI). Não adianta seguir os caminhos de Deus de maneira covarde, afinal Ele não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (II Tm 01:07). Uma vez na batalha não devemos desistir ou retroceder, pois, através de Sua Palavra, o Senhor diz que o justo viverá da Fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hb 10:38).

Outra coisa fundamental que o rei fez foi tirar os altares idólatras e os postes sagrados, o que devemos também fazer. Como já dissemos anteriormente, o diabo sabe que não nos drogamos ou embriagamos, não adulteramos, mas ele sabe que somos invejosos, por exemplo, com o sucesso alheio, ou não conseguimos viver sem contar uma “mentirinha sem nenhuma maldade”, ou ainda que ficamos desesperados se não ganharmos dinheiro. Esses são apenas alguns exemplos, a Palavra diz para que o homem se examine (I Co 11:28), e cada um de nós deve para em um momento e verificar se, mesmo inconscientemente, não estamos fazendo altares e postes em nossas vidas.
  

Sejamos exemplos para todos de como ter Jesus habitando em nós é algo que transforma vidas e muda qualquer situação. O rei de Judá seguiu aos mandamentos do Senhor e O buscou. Por causa disso teve seu reino confirmado por Ele. O mesmo é para nós, mas cabe verificarmos se não existem altares que precisam ser derrubados em nossas vidas para que Ele possa operar. Temos que agir como Josafá e seguirmos o seu exemplo, assim como ele seguir o exemplo de Davi. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário