Translate

domingo, 18 de setembro de 2011

Moradores e não apenas visitantes no altar do Senhor.


Versículos Sl 27:01-06 e 91:01-06.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 16/09/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? (Sl 27:01 – NVI).

Quem tem sido a nossa luz, o Senhor ou o inimigo? Se estivermos andando em temor contra uma ameaça, contra o sintoma de uma doença, etc, sinal que não é o Senhor a nossa luz, caso fosse, estaríamos firmados na mensagem contida no versículo de que Ele é a nossa salvação e nosso refúgio.

Mas onde encontrar essa luz? Na Palavra, pois Ela é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Sl 119:105). Ora, firmados nessa luz, não importa quem ou o que venha a se levantar contra nós, pois quando homens maus avançarem contra nós para nos destruir, eles, os nossos inimigos e nossos adversários, é que tropeçarão e cairão. Ainda que um exército se acampe contra nós, nosso coração não temerá; ainda que se declare guerra contra nós, mesmo assim estaremos confiantes (Sl 27:02-03 – NVI).

Mas para que isso aconteça, a Palavra nos trás uma grande e importante orientação dada através do rei Davi que diz: “Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo” (Sl 27:04 – NVI). Para que o Senhor nos proteja, precisamos viver na casa do Senhor (dentro da Palavra), todos (não só de vez em quando) os dias de nossas vidas, pois somente assim é que podemos adorar a Deus.

A Palavra do Senhor nos diz que aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei (Sl 91:01-02). Buscar ao Senhor em meio a uma adversidade é muito comum, mas, dificilmente, permanecemos O buscando após a tempestade. O escritor inglês do século XVII Willian Law disse uma frase que simboliza muito bem isso: “Se você tentar conversar sobre diversão ou negócios com um homem a beira da morte, ele não demonstrará o menor interesse”. Quando a coisa está feia para o nosso lado, lemos mais a Bíblia, ouvimos mais mensagens, vamos mais aos cultos e fugimos imediatamente do pecado, mas depois que a tempestade passa, as coisas não permanecem dessa forma. Não basta apenas visitar o Senhor quando a coisa está feia, é preciso habitar (fixar moradia, ter aquele local como lar) no esconderijo do altíssimo, só assim poderemos descansar à Sua sombra e dizer que ele é o nosso Deus.

Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia (Sl 91:03-06). Novamente citando, não importa que laço está, ou já foi, preparado para nós, o Senhor nos livrará. Ainda que seja um ataque é tão poderoso como o sol do meio-dia (uma doença incurável ou em estado terminal, o pedido de divórcio já foi feito, os traficantes já ameaçaram o filho por causa das dívidas das drogas, a empresa está falida, etc), ou silencioso e escuro como a noite (um trabalho de feitiçaria, um complô para nos derrubar de algum lugar, algo que sentimos e nada aparece nos exames), o Senhor nos livrará, oh Aleluia!

Temos que ter enraizado em nossos corações que, caso estejamos debaixo da Autoridade de Jesus e, consequentemente de Seu Pai, o Senhor Deus, Eles nos protegerão, pois no dia da adversidade Ele nos guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo nos esconderá e nos porá em segurança sobre um rochedo (Sl 27:05 – NVI).

Portanto, para que o Senhor seja a nossa luz, a nossa salvação e nos proteja, temos que ser moradores da Sua habitação (Palavra), não apenas visitantes esporádicos que O buscam no momento da adversidade. Não é errado buscá-lO nesses momentos, mas sim fazer isso apenas nesses momentos. Assim, quando as atravessarmos, Ele nos guardará protegidos em Sua habitação, não apenas por alguns dias, mas para sempre. Então triunfaremos sobre os inimigos que nos cercam. Em seu tabernáculo ofereceremos sacrifícios com aclamações; cantaremos e louvaremos ao Senhor (Sl 27:06 – NVI). Em outras palavras, Ele será nosso ajudador na batalha, nos conduzirá à vitória e cantaremos e O louvaremos por estar conosco desde o início. Que Ele fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário