Translate

domingo, 18 de setembro de 2011

Procedimentos de Deus para nós.


Versículos: Sl 15:01-05 e Mc 03:01-04.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus (Osasco)
Data 17/09/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

[Salmo de Davi] SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte(Sl 15:01) ?

Embora o Senhor Deus seja amor (I Jo 04:08), isso não significa que todos poderão habitar em Seu tabernáculo ou morar no monte do Senhor. Para que isso aconteça, temos uma série de recomendações e procedimentos que o Senhor nos manda seguir.

Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração (Sl 05:02). Andar sinceramente significa assumir toda e qualquer responsabilidade em relação a qualquer atitude que tenhamos tomado. Caso tenhamos, por exemplo, mentido, quando formos confrontados, não devemos procurar uma desculpa do porquê fizemos, mas sim assumirmos e ponto final. A sinceridade é um misto de franqueza e verdade.  Além disso, precisamos praticar a justiça e falar a verdade. Praticar a justiça é praticar aquilo que a Palavra do Senhor diz ser correto, tais como os dez mandamentos ou cada mandamento particular que Deus nos dá através da Sua Palavra. Já falar a verdade é não confessar aquilo que é enganoso, que pode conduzir outras pessoas ao erro.

Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo (Sl 15:03). A língua é algo com que devemos ter muito cuidado. Antes de falarmos qualquer coisa, paremos e pensemos um pouco, afinal, algo uma vez dito não tem como voltar atrás, por isso, o rei Davi disse que guardaria os seus caminhos para não pecar com a sua língua; guardaria a boca com um freio (Sl 39:01). Difamar é algo que machuca uma pessoa muito mais que uma agressão verbal (que também é extremamente errado), afinal ela mexe com o caráter de uma pessoa e isso não agrada ao Senhor.

Outra coisa muito importante é não fazer o mal ao seu próximo. Fazer o mal não é somente executar uma ação ruim contra alguém, mas sim também deixar de fazer o bem. Mas como assim? A Palavra de Deus diz que aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado (Tg 04:17). Ainda que quem está passando por alguma dificuldade seja uma pessoa que nos tenha feito algo “imperdoável”, se pudermos fazer algo para o bem dela e não o fazemos, estamos tão em pecado quanto o adúltero, o ladrão, o mentiroso, etc. O Senhor Jesus nos deu um grande exemplo de como devemos fazer o bem para as pessoas sem se importar com outras coisas.

Noutra ocasião ele entrou na sinagoga, e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada. Alguns deles estavam procurando um motivo para acusar Jesus; por isso o observavam atentamente, para ver se ele iria curá-lo no sábado. Jesus disse ao homem da mão atrofiada: "Levante-se e venha para o meio". Depois Jesus lhes perguntou: "O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar? " Mas eles permaneceram em silêncio. Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa dos seus corações endurecidos, disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada (Mc 03:01-05 – NVI). Pela tradição judaica os sábados são dias a serem guardados. Os judeus presentes estavam na expectativa de ver qual seria a atitude do Senhor: se o mais importante era a lei ou uma pessoa. Ao ver uma pessoa passando por uma dificuldade, Jesus foi a seu socorro, sem se importar com a tradição, e o mesmo serve para nós. Ainda que tenhamos que “comprar uma briga” com alguém poderoso para ajudar uma pessoa com problemas, assim o façamos, afinal, temos que seguir o exemplo de Jesus.

Além disso, não devemos aceitar opróbrio contra o nosso próximo, ou seja, não lançar calúnia contra o próximo. Ainda que essa pessoa esteja em desacordo com a Palavra, oremos para que seus olhos sejam abertos para os seus erros e não apontar o dedo e condenar, assim como os outros fazem.
             
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda (Sl 15:04).  Desprezar o réprobo (reprovado), não é desprezar aquele que comete o pecado, mas sim o pecado e o inimigo que está por detrás daquela atitude, a esses temos que desprezar. Temos que odiar o pecado, mas amar o pecador, temos que ter isso bem claro em nossas mentes. Entretanto, aqueles que temem ao Senhor, a esses devemos honrar com as nossas orações, para que permaneçam mais e mais firmes na Presença e no Temor do Senhor.

Mais uma atitude que devemos ter é que ainda sejamos prejudicados com algo tenhamos falado, não mudamos o nosso discurso, uma vez dito está dito, mesmo que isso possa causar algum dano a nós. Sejamos homens ou mulheres de Deus para manter o que dissemos.

Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado (Sl 15:05). Embora não devamos tomar emprestado nada (Rm 13:08), alguns, por dificuldades, podemos utilizar empréstimos de outros irmãos, ou ainda, emprestarmos a outros. Se isso ocorrer, não devemos fazer isso visando lucro, mas sim, o melhor para o próximo. Não devemos ainda, aceitar suborno contra os inocentes, por exemplo, alguém que nos chama para testemunhar contra uma grande empresa ou alguém muito rico, que nos prometa uma participação no lucro obtido, caso essa empresa ou pessoa seja inocente, não devemos aceitar. Ainda que o lucro obtido com a ação sequer seja sentido pela parte rica, isso está em desacordo com a Palavra e não devemos fazer.

Portanto, eis uma série de procedimentos do Senhor para nós. Se as seguirmos da maneira como o Senhor nos manda, Ele é muito claro em dizer que não seremos abalados.Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário