Translate

domingo, 4 de setembro de 2011

Lutemos por aquilo que é importante para nós.


Versículos II Sm 23:11-12, Pv 27:18, Ec 07:08 e I Jo 05:04.
Pregador: Pr. Messias
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 02/09/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Depois dele, Samá, filho de Agé, de Harar. Os filisteus reuniram-se em Leí, onde havia uma plantação de lentilha. O exército de Israel fugiu dos filisteus, mas Samá tomou posição no meio da plantação, defendeu-a e derrotou os filisteus. E o Senhor concedeu-lhe uma grande vitória (II Sm 23:11-12 – NVI).

No mundo em que vivemos as batalhas são inevitáveis, afinal o próprio Senhor Jesus disse que no mundo teríamos aflições (Jo 16:33), e com Samá não foi diferente. Os inimigos partiram em combate contra os israelitas, entretanto, ele protegeu sua plantação de lentilhas. Pode ser que durante a reunião dos filisteus, alguém pode ter dito a Samá para “abandonar aquilo para trás, afinal eram apenas lentilhas, não valeria correr o risco”. Mas ele permaneceu firme no seu propósito de defender o que era seu.

Conosco acontece a mesma coisa. Quando entramos em uma batalha para lutar contra o inimigo, não importa quanto valor monetário agregado aquilo tenha, ou o grau de relevância que tem, não devemos retroceder jamais, afinal a Palavra do Senhor nos diz que o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hb 10:38). Muitos poderão dizer para deixar para lá, uma vez que, o cônjuge disse que não mais vai voltar, que aquele veículo que estamos planejando comprar, ou que foi roubado, é muito antigo, não vale a pena o desgaste, que a casa que vamos adquirir está em um bairro muito deficitário, que é melhor comprar em uma outra oportunidade ou localidade, etc. Não importa, se isso é importante para nós e é Plano de Deus para nossa vida, não devemos desistir, temos que lutar para que o Senhor possa operar em nossas vidas, pois, a Palavra nos fala que o que cuida da figueira comerá do seu fruto; e o que atenta para o seu senhor será honrado (Pv 27:18).

Ainda que o inimigo esteja em maior número que um de nós, temos que ter em mente que maior é o que está em nós do que o que está no mundo (I Jo 04:04). O exército filisteu, obviamente, estava em maior número que Samá, mas mesmo assim ele saiu com a vitória, através do Senhor, visto que, depositou sua Fé em Deus e o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé (I Jo 05:04).

Outra coisa que aprendemos nessa passagem é que os inimigos apareceram na época da colheita, isso é típico do diabo, já que ele veio para roubar, matar e destruir (Jo 10:10). Portanto, quando estivermos colhendo as bênçãos que o Senhor, fiquemos atentos com as artimanhas do maligno para nos roubar o milagre.

Logo, não importa se a batalha está complicada, se o inimigo está em maior número e se os outros acham que estamos lutando por algo “sem valor ou sem resultado”, não desistamos, lutemos com toda a nossa Fé e no término seremos recompensados, pois, o fim das coisas é melhor do que o seu início, e o paciente é melhor que o orgulhoso (Ec 07:08 – NVI). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário