Translate

domingo, 28 de agosto de 2011

Caminho eterno.


Versículos: Sl 139:24.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 27/06/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno (Sl 139:24).

O rei Davi pediu ao Senhor algo que todos nós devíamos também pedir, que o Senhor olhasse nele se havia algum caminho mau. Também devemos pedir o mesmo, pois se algo em nós está em desacordo com a Palavra, por consequência este será um caminho mau, o que impedirá o Senhor de operar em nossas vidas.

Os caminhos maus podem se manifestar em nossas vidas das mais diversas maneiras, através de um ódio, de uma mágoa, um ressentimento, um desejo de vingança contra alguém que fez algo de errado contra nós, dentre outros. Se nutrirmos esses sentimentos contra quem quer que seja, ainda que alguém que nos prejudicou muito, nós estaremos em desacordo com a Palavra do Senhor que nos mandou amar os nossos inimigos, bendizer os que nos maldizem, fazer bem aos que nos odeiam, e orar pelos que nos maltratam e nos perseguem; para que sejamos filhos do nosso Pai que está nos céus (Mt 05:44).

Portanto, se esse for o nosso caso, oremos ao Senhor pedindo perdão por desobedecer às Suas ordens, para tirar tal sentimento de nossas vidas, para que nunca mais ele retorne e, principalmente, para guardar a Sua Palavra em nossos corações para não pecarmos mais contra Ele (Sl 119:11).

Na segunda parte do versículo, Davi pede para que o Senhor o guie pelo caminho eterno, mas qual é esse caminho? A Palavra. Lá estão todas as informações que o Senhor Deus julgou necessárias para termos uma vida plena e de acordo com a Sua vontade. Se alguém julga que não tem o conhecimento necessário para que viva de acordo com os planos do Senhor, faça como Davi que pediu a Deus que o mostrasse, os Seus caminhos, e o ensinasse as Suas veredas; guiá-lo com a Sua verdade e ensiná-lo, pois Ele é Deus, seu Salvador, e a esperança dele estava nEle o tempo todo (Sl 25:04-05 – NVI).

Outro homem que pediu para conhecer os caminhos do Senhor foi Moisés. Ao receber a incumbência de levar os israelitas, disse Moisés ao Senhor: "Tu me ordenaste: ‘Conduza este povo’, mas não me permites saber quem enviarás comigo. Disseste: ‘Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado’. Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos (caminhos), para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo" (Ex 33:12-13 – NVI).

Em vista disso, levemos para as nossas vidas essas duas lições aprendidas com esses dois grandes homens de Deus, Moisés que conduziu o povo hebreu da escravidão do Egito à terra prometida e Davi, o homem segundo o coração de Deus (At 13:22): peçamos ao Senhor que veja se há algo de mau em nossas vidas. Caso Ele nos aponte alguma coisa, peçamos Seu perdão e que nos purifique de toda a injustiça (I Jo 01:09), além de nos guiar pelo caminho (aquele que está escrito em Sua Palavra) que nos conduzirá à salvação. Fazendo isso, teremos uma vida transformada para melhor e debaixo de Sua autoridade. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário