Translate

domingo, 28 de agosto de 2011

Aproveitemos o tempo da nossa visitação.


Versículos II Rs 05:01-14, At 19:11-12 e Jo 09:01-07.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 26/08/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso (II Rs 05:01 – NVI).

O comandante Naamã era um homem com grande reconhecimento e respeito por parte do seu superior, além de ter sido usado pelo Senhor Deus para conduzir o exército sírio às vitórias, entretanto estava enfermo. Nos dias atuais vemos a mesma coisa. Homens muito respeitados pela sociedade, no meio acadêmico, político, alguns até de Deus, pastores, bispos, levitas, etc, atravessando momentos de problemas em suas vidas conjugais, financeiras e até em pecado propriamente dito, mas da mesma forma, o Senhor age através deles. Mas como é possível alguém em pecado operar milagres na vida de outras pessoas? Como já dissemos anteriormente, isso é possível porque os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis (Rm 11:29 – NVI).

Ora, tropas da Síria haviam atacado Israel e levado cativa uma menina, que passou a servir à mulher de Naamã. Um dia ela disse à sua senhora: "Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra" (II Rs 05:02-03 – NVI). Que maturidade espiritual essa menina possuía, pois era uma escrava, tirada do meio de seu povo, mas mesmo assim não guardou mágoa daquele que representava o povo opressor, ao contrário, mostrou que havia uma saída para o problema do comandante. Ela aproveitou o tempo de sua visitação para dispensar uma palavra de salvação para aquele homem. E nós? Temos feito o mesmo? Ou será que bem lá no fundo nos alegramos ao ver aquele que nos prejudicou, nos trouxe algum prejuízo, etc, passando por um problema? Se não temos agido como a menina estamos em pecado, pois claramente o Senhor  Jesus disse para amar os nossos inimigos, bendizer os que nos maldizem, fazer bem aos que nos odeiam, e orar pelos que nos maltratam e nos perseguem; para que sejamos filhos do nosso Pai que está nos céus (Mt 05:44). E agora? Somos filhos de Deus para receber e guardar essa ordem ou não?

Naamã foi contar ao seu senhor o que a menina israelita dissera. O rei da Síria respondeu: "Vá. Eu lhe darei uma carta que você entregará ao rei de Israel". Então Naamã partiu, levando consigo trezentos e cinqüenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas finas (II Rs 05:04-05 – NVI).

Nessa passagem aconteceram dois “problemas”. O primeiro é que a menina, em momento algum, referiu-se ao rei de Israel e sim ao profeta. Em nossos dias, muitas coisas similares acontecem. Muitos de nós não prestamos atenção nas Palavras do Senhor, dita através de uma mensagem, da pregação, de um livro, ou até de uma outra pessoa, e nos precipitamos a agir de qualquer forma, sem consultar a Deus. Muito cuidado, Moisés não entrou na terra prometida por não prestar atenção nas ordenanças do Senhor (Nm 20:07-13).

Outro “problema” é que Naamã levou algo que não era necessário, o ouro, a prata e as roupas. Entre nós, pode ser que façamos a mesma coisa: “se o Senhor me curar eu darei 70% do meu lucro”, ou “se o Senhor me curar, venderei meu imóvel e darei a Ti”. Então quer dizer que Deus é mercenário agora? Ele pediu para que façamos tal voto? Não fomos influenciados por algo? Novamente, muito cuidado, prestemos atenção às orientações do Senhor antes de tomarmos uma atitude precipitada ou fazer votos que não nos foram mandados fazer.

A carta que levou ao rei de Israel dizia: "Junto com esta carta estou te enviando meu oficial Naamã, para que o cures da lepra". Assim que o rei de Israel leu a carta, rasgou as vestes e disse: "Por acaso sou Deus, capaz de conceder vida ou morte? Por que este homem me envia alguém para que eu o cure da lepra? Vejam como ele procura um motivo para se desentender comigo!" Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado suas vestes, mandou-lhe esta mensagem: "Por que rasgaste tuas vestes? Envia o homem a mim, e ele saberá que há profeta em Israel" (II Rs 05:06-08 – NVI).

O rei de Israel entrou em desespero e interpretou tal carta como algo que o rei da Síria utilizou para um desentendimento entre as nações. O homem de Deus agiu com uma das virtudes que todos os que são Cristãos devem ter: tranqüilizou o rei. Quando vemos alguém, ainda que nosso inimigo, passando por atribulações e perdendo o controle, não devemos colocar mais lenha na fogueira, ao contrário, devemos aproveitar o tempo da nossa visitação e mostrar para essa pessoa que, da mesma forma que Deus agiu em nossas vidas, pode agir na vida dela também. Essa pessoa saberá que o Senhor se faz presente em nossas vidas.

Então, Naamã foi com seus cavalos e carros e parou à porta da casa de Eliseu. Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: "Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado". Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: "Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria de pé o nome do Senhor seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra. Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Será que não poderia lavar-me neles e ser purificado?" Então, foi embora dali furioso (II Rs 05:09-12 – NVI).

Algumas denominações têm por parte de sua doutrina, a entrega de flores simbolizando o Amor de Cristo, do óleo para ungir, do suco de uva como o “Sangue do Cordeiro”, do sal, dentre outras. Não é incomum ouvir outras pessoas que não são ligadas ao referido Ministério, dizer que “aquilo é bobagem”, “que não funciona”, dentre outras adjetivações. Ora, se o homem de Deus sentiu que devia fazer tal campanha, glórias sejam dadas ao Senhor e que muitas pessoas sejam abençoadas através disso, Em Nome de Jesus.

O Senhor pode agir da forma, da maneira e através do que Ele quiser, afinal Ele é Deus e não nós. Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, de modo que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos. Estes eram curados de suas doenças, e os espíritos malignos saíam deles (At 19:11-12 – NVI). Se alguém atualmente é muitas vezes criticado por uma campanha, oriunda de um ato de Fé de um homem de Deus, imaginem só o Senhor Jesus.

E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo (Jo 09:01-07).

Se Jesus estivesse fisicamente entre nós hoje e fizesse a mesma coisa, muitos poderiam olhá-lo e pensar: “Que pregador mais porco! Onde já se viu, cuspir no chão e passar nos olhos de uma pessoa?!” Portanto, não tenhamos a mesma atitude de Naamã. Se alguém propõe uma campanha, se esse ato de Fé não toca ao nosso coração, pode ser que para outros seja a maior benção de suas vidas. Oremos ao Senhor para que essa campanha, ou ato de Fé, etc, seja um sucesso e que através dela muitas pessoas vejam o mover de Deus em suas vidas.

Mas os seus servos lhe disseram: "Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais, quando ele apenas lhe diz para que se lave e seja purificado!" Assim ele desceu ao Jordão e mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus; ele foi purificado e sua pele tornou-se como a de uma criança (At 05:13-14 – NVI).

O Senhor é aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera (Ef 03:20). Como era um comandante, Naamã, provavelmente, já era um homem de certa idade, mas mesmo assim o Senhor tornou a pele dele como a de uma criança. O mesmo acontecerá com todos aqueles que o Senhor nos entregar para dar uma Palavra de Deus. Por isso, quando tivermos a oportunidade, devemos ter a mesma atitude que a da menina escrava. Aproveitemos o tempo da nossa visitação. Pode ser que uma vida seja salva da destruição por causa dessa atitude. Que o Senhor fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário