Translate

domingo, 14 de agosto de 2011

Como está a nossa fama?

Versículos: Is 60:01-04, Lc 04:31-41, Js 06:27, II Cr 26:15, I Rs 10:01-02; 06:07.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 12/08/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti; porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o SENHOR virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. (Is 60:01-02).

Caso alguém dentre nós esteja abatido, cabisbaixo, prostrado por causa de algo que tenha feito contra alguém, achando que nunca mais terá o perdão, eis uma ordenança do Senhor: “Levante-se!” Se necessário for, peçamos perdão a quem cometemos o erro e a Ele, afinal, é hora de dar a volta por cima. Não deixemos que o inimigo nos engane e nos faça pensar que não há mais perdão para nós, pois pecado confessado e perdão pedido, é pecado esquecido pelo Senhor. O diabo quer que nos achemos culpados para não sabermos que a nossa luz está muito próxima e a Glória do Senhor se fará presente em nossas vidas.

O mundo encontra-se coberto pelas trevas, seus povos em guerras uns contra os outros por territórios, diferenças de pensamentos, religiões, sistemas de governos, etc. Coisas que até alguns anos eram inadmissíveis tornaram-se “comuns” ou “normais” nos dias atuais, mas é exatamente nesse momento que aqueles que são cristãos (parecidos com Cristo) precisam mostrar a diferença entre eles e os que habitam no mundo, mostrando aos do mundo o Senhor e a Sua glória manifestada em atos e milagres.

E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu. Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes já se ajuntaram, e vêm a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas serão criadas ao teu lado (Is 60:03-04). O Senhor tem tanto por fazer através de nossas vidas que até mesmo os gentios (aquele que não segue a Palavra de Deus, os idólatras, os pagãos, etc) ou os reis (aqueles dotados de autoridade), caminharão à luz do Senhor devido ao nosso exemplo, da manifestação de Deus em nossas vidas, da nossa mudança de atitude, enfim, dos bons frutos que a Palavra fará brotar em nossas vidas.

Por causa disso muitos virão de longe para descobrir se realmente é verdade que aquele homem que antigamente só vivia embriagado, agora é responsável e transformado, que o adúltero agora é uma pessoa que respeita seu lar, que o doente em estado terminal agora goza da mais perfeita saúde, etc.

Mas como acreditar em alguém cuja fama não é boa ou seus atos não condizem com aquilo que diz ser? Que fama nós temos espalhado, a de filhos de Deus, ou a de alguém que se diz como tal mas não age dessa forma?

Um exemplo de pessoa com que possuía um contato com Deus e por isso sua fama era grande, foi Josué que era o SENHOR com ele; e corria a sua fama por toda a terra (Js 06:27). O Senhor era tão presente na vida de Josué que, durante uma batalha e devido a um pedido dele, o sol e a lua se detiveram, respectivamente em Gibeom, no vale de Ajalom (Js 10:12).

Outro exemplo de pessoa que teve sua fama espalhada foi o rei Uzias, fez em Jerusalém máquinas da invenção de engenheiros, que estivessem nas torres e nos cantos, para atirarem flechas e grandes pedras; e propagou a sua fama até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, até que se fortificou (II Cr 26:15). Entretanto, Uzias não seguiu no bom caminho, pois, depois que se tornou poderoso, o seu orgulho provocou a sua queda. Ele foi infiel ao Senhor, ao seu Deus, e entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar de incenso (II Cr 26:16 – NVI).

Infelizmente o retrato do rei é o de muitos cristãos, o Senhor age na vida deles, se fortificam em Sua Presença, ganham fama pela ação do Senhor em suas vidas, mas de repente, devido à própria fama, se acham tão “espirituais” que se corrompem e desgraçadamente saem dos caminhos de Deus.

Um terceiro exemplo de homem cuja fama se espalhou foi o rei Salomão, o mais sábio homem que já exitiu. A rainha de Sabá soube da fama que Salomão tinha alcançado, graças ao nome do Senhor, e foi a Jerusalém para pô-lo à prova com perguntas difíceis. Quando chegou, acompanhada de uma enorme caravana, com camelos carregados de especiarias, grande quantidade de ouro e pedras preciosas, foi até Salomão e lhe fez todas as perguntas que tinha em mente (I Rs 10:01-02 – NVI). Disse ela então ao rei: "Tudo o que ouvi em meu país acerca de tuas realizações e de tua sabedoria era verdade. Mas eu não acreditava no que diziam, até ver com os meus próprios olhos. Na realidade, não me contaram nem a metade; tu ultrapassas em muito o que ouvi, tanto em sabedoria como em riqueza” (I Rs 10:06-07).

Não importa a complexidade do problema, seja na saúde, no relacionamento conjugal, com os filhos, etc, com a fama conseguida graças ao Senhor, deixaremos os mais descrentes, não interessa o número deles o dos que os acompanham, boquiabertos com o Poder que há no Nome do Senhor e com as maravilhas que Ele pode operar.

Não bastassem todos esses exemplos, vamos ao de alguém acima de qualquer um dos anteriores: Jesus. Então ele desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e, no sábado, começou a ensinar o povo. Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque falava com autoridade. Na sinagoga havia um homem possesso de um demônio, de um espírito imundo. Ele gritou com toda a força: "Ah! que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus! " Jesus o repreendeu, e disse: "Cale-se e saia dele! " Então o demônio jogou o homem no chão diante de todos, e saiu dele sem o ferir. Todos ficaram admirados, e diziam uns aos outros: "Que palavra é esta? Até aos espíritos imundos ele dá ordens com autoridade e poder, e eles saem!” E a sua fama se espalhava por toda a região circunvizinha. Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus que fizesse algo por ela. Estando ele em pé junto dela, inclinou-se e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou imediatamente e passou a servi-los. Ao pôr-do-sol, o povo trouxe a Jesus todos os que tinham vários tipos de doenças; e ele os curou, impondo as mãos sobre cada um deles. Além disso, de muitas pessoas saíam demônios gritando: "Tu és o Filho de Deus!" Ele, porém, os repreendia e não permitia que falassem, porque sabiam que ele era o Cristo. (Lc 04:31-41 – NVI).

Conforme fazia a obra de Deus, a fama de Jesus ia se espalhando por toda a vizinhança. O mesmo é para cada um de nós. À medida que desenvolvermos a Boa Obra, a fama chegará para nós, não a fama mundana, mas a do Reino de Deus. Pode ser que muitos de nós jamais sejamos reconhecidos na Terra, mas na eternidade sejamos apresentados a uma série de pessoas que se converteram por uma grande doação que levou o Evangelho para um lugar distante, a uma Palavra dita em algum lugar para alguém, etc. Portanto, não queiramos essa fama passageira, mas a fama que vem do Senhor.

Agora, paremos e pensemos: como está a nossa fama? Boa como a de Josué, Salomão e Jesus, ou a “aparentemente boa” como a de Uzias? Que o Senhor fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário