Translate

domingo, 21 de agosto de 2011

Não desprezemos a Palavra.


Versículos: Pv 13:13, I Rs 13:11-24, Gl 01:08, Mt 24:35 e Ml 03:06.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 19/08/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado (Pv 13:13).

Todos nós sabemos que desprezar a Palavra é estar em pecado, tendo em vista que este nada mais é que qualquer “inconformidade” com a Palavra de Deus. Aqueles que forem encontrados nessa situação, diz o Senhor através de Sua Palavra, perecerá, deixará de existir, findará. Já aquele que teme o mandamento, será recompensado. Mas, o que muitos não levam em conta é que não somente aqueles que estão nos pecados “tradicionais” (tais como o adultério, a desonestidade, na bebedeira, etc), mas também aqueles que estão em algo que julgam não ser pecado, como o fanatismo religioso.

Justamente por se acharem os “supersantos”, alguns pensam que estão no direito de criar doutrinas, ajustar o entendimento da Palavra de Deus, dentre outros. Esses também estão em tanto pecado quanto o adúltero, por exemplo. Não podemos esquecer que não devemos freqüentar uma Igreja por causa de um determinado pastor ou irmão, mas sim pela Palavra, afinal o homem é falho, mas o Senhor é perfeito. A Bíblia nos trás um exemplo prático de tal situação.

O Senhor Deus mandou um homem para repreender o rei Jeroboão quando ele iria queimar incenso. Tal homem clamou contra o altar, o rei tentou pegá-lo, mas ficou com a mão ressequida. Ele pediu ao profeta que clamasse a Deus para restituir sua mão e assim foi feito. Jeroboão quis dar um presente a ele, mas não aceitou, pois assim mandou a Palavra de Deus (I Rs 13:01-10). E morava em Betel um velho profeta; e vieram seus filhos, e contaram-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel, e as palavras que dissera ao rei; e as contaram a seu pai. E disse-lhes seu pai: Por que caminho se foi? E seus filhos lhe mostraram o caminho por onde fora o homem de Deus que viera de Judá. Então disse a seus filhos: Albardai-me um jumento. E albardaram-lhe o jumento no qual ele montou. E foi após o homem de Deus, e achou-o assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Sou. Então lhe disse: Vem comigo à casa, e come pão. Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar. Porque me foi mandado pela palavra do SENHOR: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste (I Rs 13:11-17).

Aparentemente, o homem enviado por Deus fez tudo conforme a sua chamada, de acordo com a Palavra do Senhor. Isso acontece também conosco. Muitos de nós temos a chamada para uma determinada atribuição na Obra de Deus (alguns no ministério da interseção, outros para orar por alguém, para ser pastor, obreiro, auxiliar, guardador de veículos, professor nas escolinhas dominicais, etc) e assim desenvolvemos, tudo de acordo com as ordenanças de Jesus.

E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do SENHOR, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe). Assim voltou com ele, e comeu pão em sua casa e bebeu água (I Rs 13:18-19). Eis a explicação para a frase acima dita de que não devemos freqüentar uma Igreja por causa de um determinado pastor ou irmão, mas sim pela Palavra. O profeta confiou no mais velho que, simplesmente, mentiu. O que impede algum irmão ou irmã, pastor, obreiro, ou nós mesmos de fazer o mesmo? Somente o Temor à Palavra de Deus.

E clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porquanto foste rebelde à ordem do SENHOR, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te mandara, antes voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que o SENHOR te dissera: Não comerás pão nem beberás água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais. E sucedeu que, depois que comeu pão, e depois que bebeu, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar. Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver (I Rs 13:20-24).

Aquele homem de Deus que, inicialmente, estava fazendo tudo de acordo com o mandamento que recebera, por não vigiar nas orientações recebidas, desprezou a Palavra e por causa disso pereceu. E quanto disso acontece entre nós? Por seguirmos aquele “irmão que é pura Revelação ou a irmã que ora e a resposta é imediata”. Que tipo de deus é esse que seguimos que dá uma Revelação particular uma pessoa e não à própria que é o alvo? Afinal, a Palavra não diz que Deus não é Deus de confusão, senão de paz (I Co 14:33)?

Mas como Deus pode usar alguém que mentiu? Simples, pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis (Rm 11:29 – NVI). Por essa razão, mesmo aqueles que estão em pecado, que um dia caminharam em comunhão com a Luz, continuam operando maravilhas.

Se o Senhor nos deu uma determinada ordem através de Sua Palavra, nem mesmo Ele próprio poderá mudá-la, pois Ele próprio que disse que de fato, eu, o Senhor, não mudo (Ml 03:06 – NVI).

Não devemos ir atrás desse ou daquele que dizem que tiveram uma “nova revelação” da Palavra, afinal o que muda na Bíblia é a tradução, mas não seu conteúdo, afinal Senhor fala nEla que o céu e a terra passarão, mas as Suas palavras não hão de passar (Mt 24:35). Ainda que alguém venha nos dizendo que um anjo disse “a” ou “b” a nosso respeito, tomemos cuidado, pois pode não ser maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz (II Co 11:14). Paulo disse que ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado (Gl 01:08 – NVI)!

Portanto, não queiramos ser mais santos que a Palavra ou tomemos alguém com um “guia espiritual”, afinal, com essa atitude estaremos tão em pecado quanto os que estão no mundo se embriagando, se prostituindo, etc. Se agirmos dessa maneira, pereceremos da mesma forma que eles. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário