Translate

domingo, 21 de agosto de 2011

Deus tem o melhor para nós.


Versículos: Pv 03:05-07, Gn 13:07-13; 14:11-16, II Cr 25:05-09 e Mc 10:29-30.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 20/08/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas (Pv 03:05-06 – NVI).

Como já vimos anteriormente, em absolutamente toda e qualquer ação que tomemos em nossas vidas, devemos consultar ao Senhor, afinal se não tomarmos tal atitude, seguiremos os o nosso entendimento humano, o nosso coração, e a Palavra diz que o se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas (I Jo 03:20). Algo não está certo em nossas vidas? Reconheçamos o Senhor em TODOS os nosso caminhos, não só em alguns, e então Ele endireitará toda a situação.

Um homem que se apoiou em seu próprio entendimento e teve problemas por causa dessa atitude foi Ló. E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra. E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR (Gn 13:07-13).

Aos olhos humanos, Ló fez um excelente negócio, afinal escolheu as campinas, uma área bem regada, de boa aparência, porém em momento algum ele consultou ao Senhor. Conosco acontece a mesma coisa. Talvez, se aparecesse a melhor opção comercial que poderíamos ter sonhado, muitos de nós, não consultaríamos ao Senhor, agindo através de nosso próprio entendimento, ou mesmo um casamento, uma sociedade, etc, tal qual a Ló. Mas, será que aquele é o Plano de Deus para as nossas vidas? Ele não é Senhor e nós servos? Então, quando um servo tomaria a qualquer decisão sem consultar seu senhor?

Ló não foi servo e como consequência os reis que invadiram a cidade de Sodoma tomaram todos os bens daquela cidade, e de Gomorra, e todo o seu mantimento e foram-se. Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se. Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão. Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã. E dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus criados, e os feriu, e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco. E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo (Gn 14:11-16).

Além de ser levado cativo, ter perdido tudo o que tinha, Ló ainda deu trabalho para Abrão. Com quantos de nós pode acontecer a mesma coisa? Além de perder o que tínhamos (família, bens, sermos ludibriados, abandonados em meio a uma crise, etc), culpamos a Deus pelo ocorrido e ainda damos trabalho para aquele irmão que intercede por nós, para o pastor da nossa Igreja, para o nosso cônjuge, filhos, dentre outros, tudo isso por não consultarmos a Deus?

Outro homem que esteve bem próximo de ser destruído por se apoiar em seu entendimento foi Amazias. Ele reuniu os homens de Judá e, de acordo com as suas respectivas famílias, nomeou chefes de mil e de cem em todo o Judá e Benjamim. Então convocou todos os de vinte anos para cima e constatou que havia trezentos mil homens prontos para o serviço militar, capazes de empunhar a lança e o escudo. Também contratou em Israel cem mil homens de combate pelo valor de três toneladas e meia de prata. Entretanto, um homem de Deus foi até ele e lhe disse: "Ó, rei, essas tropas de Israel não devem marchar com você, pois o Senhor não está com Israel; não está com ninguém do povo de Efraim. Mesmo que vá e combata corajosamente, Deus o derrotará diante do inimigo, pois tem poder para dar a vitória e a derrota". Amazias perguntou ao homem de Deus: "Mas, e as três toneladas e meia de prata que paguei a estas tropas israelitas? " Ele respondeu: "O Senhor pode dar-lhe muito mais que isso" (II Cr 25:05-09 – NVI).

Mais um caso em que, aparentemente, nada havia de errado. Como Amazias partiria para o combate contra um inimigo poderoso, ele “locou” homens de combate de Israel (nessa época Israel e Judá estavam divididos). Nos dias atuais, conosco, pode acontecer o mesmo. Por partirmos para o combate contra um inimigo poderoso (uma crise econômica, uma doença grave, etc) fazemos alianças com quem Deus não aprova (talvez um sócio surgido como um passe de mágica na última hora, um novo tratamento médico que vai “revolucionar o mundo”, etc).

Ora, a frase do homem de Deus tem uma grande Revelação para nós: “O Senhor pode dar-nos muito mais que isso”, muito mais que a cura, que a fuga da falência, que a destruição do casamento, que a libertação do filho da drogas, do álcool, da prostituição, etc, afinal o próprio Senhor Jesus disse que em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna (Mc 10:29-30), afinal somos servos dàquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera (Ef 03:20). Deixar aqui significa não concordar ou consentir com as idéias, os atos ou atitudes, enquanto eles estiverem no mundo, não no sentido de largar mão, deixar de lado.

Portanto, não nos apoiemos em nosso entendimento, mas consultemos ao Senhor para tudo em nossas vidas. Como Pai amoroso que é, Ele sempre vai querer o melhor para cada um de seus filhos, mas fica aqui a dica: Não sejamos sábios aos nossos próprios olhos; temamos ao SENHOR e apartamo-nos do mal (Pv 03:07). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário