Translate

domingo, 7 de agosto de 2011

Não nos espelhemos nos ímpios.


Versículos: Sl 73:01-03, Mt 05:08, Sl 37:07, I Sm 08:01-08, II Cr 26:16-18, Ap 05:10 e At 07:39.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 05/08/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional)

Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração (Sl 73:01-NVI).

Deus é sempre bom para o Seu povo (entendamos aqui Israel como o povo escolhido pelo Senhor), mas desde que este esteja com o coração puro. Por um acaso Ele não está sendo bom para nós? Algo tem nos faltado? Estamos passando necessidade de algo? Sinal que o nosso coração não está puro. A Palavra nos adverte que bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus (Mt 05:08). Se não estamos vendo o Senhor em atos manifestos em nossas vidas, examinemos a nós mesmos (I Co 11:28) e vejamos onde temos errado.

Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios (Sl 73:02-03). Eis aqui algo que faz com que muitos de nós não vejamos a Deus em nossas vidas: a inveja da prosperidade daqueles que não respeitam a Palavra ou não a cumprem da maneira que Ela deveria ser. Isso é um grande erro, pois a aparente “prosperidade” que essas pessoas vêm conquistando, durará apenas alguns anos aqui. E na eternidade, como estarão? Davi disse em um dos seus salmos para descansarmos no SENHOR, e esperar nele; não nos indignemos por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos (Sl 37:07). Não importa quantos bens materiais algum ímpio consiga nessa vida, tudo o que tesouro da terra, a traça e a ferrugem tudo consomem, e é onde os ladrões minam e roubam (Mt 06:19), o maior bem que é sua salvação, ele não poderá comprar, não terá a sua alma salva para o dia do Senhor se não se arrepender de todos os pecados que cometeu e não aceitar Jesus como seu Senhor e salvador.

A inveja é algo que pode nos conduzir à separação do Senhor, assim como os israelitas. Quando envelheceu, Samuel nomeou seus filhos como líderes de Israel (I Sm 08:01-NVI). Não importa, todos nós envelhecemos, mesmo que usemos das mais modernas técnicas que existem para retardar a aparência da idade, ela chegará de qualquer modo, a aparência poderá ser jovial, mas a vivência será a verdadeira, portanto, não tenhamos inveja da juventude alheia, um dia já foi a nossa vez, agora é a vez de outras pessoas, tudo a seu tempo.

Seu filho mais velho chamava-se Joel, o segundo, Abias. Eles eram líderes em Berseba. Mas os filhos dele não andaram em seus caminhos. Eles se tornaram gananciosos, aceitaram suborno e perverteram a justiça. Por isso, todas as autoridades de Israel reuniram-se e foram falar com Samuel, em Rama. E disseram-lhe: "Tu já estás idoso, e teus filhos não andam em teus caminhos; escolhe agora um rei para que nos lidere, à semelhança das outras nações". Quando, porém, disseram: "Dá-nos um rei para que nos lidere", isto desagradou a Samuel; então ele orou ao Senhor (I Sm 08:01-06 – NVI).

Israel, de certa forma invejou os outros povos que possuíam um monarca à frente de sua administração, e então pediu para que Samuel nomeasse um para eles, o que o desagradou, pois como estava ligado com o Senhor, ele sabia que aquele não era o plano que Ele havia definido para Seu povo. Tomemos muito cuidado com o que queremos para liderar as nossas vidas. Alguns definem a liderança pelo sucesso profissional, outros por um matrimônio com determinada pessoa, o que não é errado, mas será que em algum momento o Senhor foi questionado a respeito? Pior ainda são os que aceitam como liderança um pecado que dará um certo lucro ou prazer, mas que estão cientes que está totalmente fora da Palavra do Senhor.

E o Senhor lhe respondeu: "Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei. Assim como fizeram comigo desde o dia em que os tirei do Egito, até hoje, abandonando-me e prestando culto a outros deuses, também estão fazendo com você” (I Sm 08:07-08 – NVI). Assim como Israel, talvez estejamos rejeitando o Senhor e seu Plano por causa de uma inveja de alguém, do seu lucro, da posição que essa pessoa alcançou, da forma como os outros a admiram, etc, e se estivermos rejeitando ao Senhor estaremos sozinhos e abandonados à nossa própria sorte contra o inimigo.

Outro exemplo de alguém que não seguiu as diretrizes do Senhor foi Uzias, que, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso. Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e com ele oitenta sacerdotes do SENHOR, homens valentes. E resistiram ao rei Uzias, e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do SENHOR Deus (II Cr 26:16-18).

Não cabia a Uzias queimar o incenso, pois na época, o ministério de rei e de sacerdote era separado, hoje em dia temos o duplo ministério, pois a Palavra diz que para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra (Ap 05:10). O mesmo acontece com alguns de nós, queremos um ministério que não cabe a nós exercer, mas por teimosia e forçosamente nos “metemos” a fazer e o resultado que obtemos, muitas vezes, é pífio ou pior envergonhamos, escandalizamos, desincentivamos, etc, outros por nossos atos.

Não importa o sucesso que aqueles que não seguem o Senhor obtenham, é tudo muito rápido e passageiro. Não devemos nos espelhar neles, mas sim em Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus (Hb 12:02). Que o Senhor não nos ache como os israelitas que não quiseram obedecer, antes o rejeitaram e em seu coração se tornaram ao Egito (à escravidão) (At 07:39). Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário