Translate

domingo, 25 de setembro de 2011

Testemunhas do Evangelho para a graça de Deus.


Versículos I Sm 17:32-46, Dn 03:29-30; 06:25-28.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 24/09/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu (Sm 17:32).

A passagem da luta de Davi contra Golias é bem conhecida, mas, mesmo assim sempre nos trás novas Revelações importantes que o Senhor quer nos dar. Muitas vezes, aqueles que nos cercam atravessam batalhas e problemas. É justamente nessa hora que é necessário que, assim como Davi, nos levantemos e lutemos contra as adversidades que afetam os nossos entes, nossos amigos, colegas de trabalho ou alguém que nos procura pedindo ajuda. É para isso, dentre outras coisas, que fomos chamados para o Evangelho e recebemos o poder de Jesus para fazer as mesmas obras que Ele e até maiores, desde que creiamos nEle (Jo 14:12).

Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade (I Sm 17:33). Entretanto, assim como aconteceu com Davi, pode ser que apareça alguém que levante “n” problemas para nos desanimar na batalha, tais como “não adianta, ela(e) não mais vai voltar para casa, inclusive já tem outro(a) homem(mulher)”, “para que tanto esforço, a doença é terminal e não há mais esperanças”, ou “esse mês a empresa deu um prejuízo maior ainda, a falência é a única saída”, dentre outras.

Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo (I Sm 17:34-37).

Diante da “dificuldade” elencada por Saul, Davi não temeu, ao contrário, lembrou-o das suas experiências com Deus e atribuiu toda a Glória ao Senhor, não na sua capacidade de resolver o problema. Façamos o mesmo, recordemos os nossos testemunhos do que o poder do Senhor já operou em nossas vidas para nos servir de sustentação para o confronto contra o inimigo. Caso ainda não tenhamos muitos testemunhos para contar, tragamos os que estão escritos na Palavra, afinal Ela é o manual daquilo que Deus quer para cada um de nós.

E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si (I Sm 17:38-39). Mais um aprendizado muito importante nessa passagem. Aquilo que é bom para outros, pode nos atrapalhar.
Mas como assim? Talvez o jejum, a vigília, a passagem bíblica, o voto, etc, que serviu para um irmão de Fé alcançar a sua benção, pode não trazer o mesmo resultado para nós. Então, talvez, poderemos começar a murmurar contra o Senhor, afinal, “estamos fazendo o mesmo que o irmão, mas não estamos recebendo o resultado”. Mas espera aí! Foi o Senhor que nos mandou fazer isso, ou estamos apenas imitando o irmão, pensando que se deu certo para ele tem que dar certo para nós? A armadura de Saul era muito boa para o próprio, mas não para Davi.

E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu (I Sm 17:40). Davi partiu para a batalha como homem de Deus, não como guerreiro, com a armadura de Saul. Pode ser que as nossas vitórias não estejam acontecendo porque estamos na batalha como médicos, advogados, engenheiros, contadores, administradores, etc, mas não como homens e mulheres de Deus. Caso Davi fosse à batalha como guerreiro, seria aniquilado, afinal ele nunca o tinha sido. Pode ser que como médico alguém dentre nós não possa salvar o seu paciente, mas como servo de Deus pode.

O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele. E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto. Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo (I Sm 17:41-44).

Foi nesse momento, ao amaldiçoar Davi, que Golias perdeu a batalha, afinal estava sobre ele a Palavra do Senhor que diz: “Como o leão e a leoa eles se abaixam e se deitam, quem ousará despertá-los? Sejam abençoados os que os abençoarem, e amaldiçoados os que os amaldiçoarem!” (Nm 24:9 – NVI). O inimigo tentará se mostrar muito mais poderoso do que ele é, tentará nos intimidar com palavras ou atos, mas não importa, além da mesma benção que estava sobre Davi, ainda temos a Palavra do Senhor que declara que maior é o que está em nós do que o que está no mundo (I Jo 04:04).

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel (I Sm 17:45-46). Davi invocou o Senhor para a batalha, não agiu sozinho, e é o mesmo que devemos fazer, não partir para o confronto por nós mesmos, mas acompanhados do Senhor.

O resultado todos nós conhecemos, Davi venceu o gigante, teve isenção de impostos, casou-se com a filha do rei e depois veio a ser o próprio rei de Israel. Davi foi uma testemunha do Evangelho para a graça de Deus. Ele se tornou um exemplo, em quase tudo, para nós e por causa dos acontecimentos por ele vividos, muita Revelação da Palavra de Deus chegou até nós e assim O glorificamos.

A Palavra nos trás outros exemplos daqueles que agiram da mesma forma, assim como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. A história é muito conhecida, esses três homens de Deus se recusaram a se postar diante da imagem do rei Nabucodonosor. Como castigo, foram lançados na fornalha de fogo ardente aquecida sete vezes mais que o normal. Nabucodonosor então, observando dentro da fornalha viu os três homens caminhando dentro dela, acompanhados por um quarto. Ao serem retirados, o rei ficou espantado por não haver acontecido nada com eles lá dentro.

Então disse: “Por isso eu decreto que todo homem de qualquer povo, nação e língua que disser alguma coisa contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado e sua casa seja transformada em montes de entulho, pois nenhum outro deus é capaz de livrar ninguém dessa maneira". Então o rei promoveu Sadraque, Mesaque e Abede-Nego a melhores posições na província da Babilônia (Dn 03:29-30 – NVI).

O mesmo acontecerá conosco, se não nos dobrarmos diante de um pecado, uma adversidade, uma proposta do diabo, o quarto homem da fornalha não permitirá que sejamos queimados e ainda nos conduzirá à prosperidade, para sermos testemunhas do que o Evangelho de Deus pode fazer nas vidas daqueles que crêem.
 
Outro exemplo que a Palavra nos trás é de Daniel que se recusou a dirigir a suas petições ao rei Dario, conforme o decreto real estabelecia. Como castigo foi condenado à cova dos leões. Nada aconteceu com ele e saiu de lá da mesma forma como entrou. Então o rei Dario escreveu aos homens de todas as nações, povos e línguas de toda a terra: "Paz e prosperidade!” Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. "Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará. Ele livra e salva; faz sinais e maravilhas nos céus e na terra. Ele livrou Daniel do poder dos leões". Assim Daniel prosperou durante os reinados de Dario e de Ciro, o persa (Dn 06:25-28 – NVI).

Assim como seus três amigos, Daniel se recusou a fazer algo que a Palavra de Deus proibia e por causa disso, embora tenha sido conduzido à cova dos leões, nada aconteceu e ainda prosperou não só no reinado Dario, como também no de Ciro. Para nós o mesmo acontecerá. Não só seremos prósperos na atual gestão, como também nas outras que virão.

Esses cinco homens são exemplos para todos nós. Não importa se o inimigo seja gigante, tente nos queimar ou nos devorar, se estivermos na Presença de Deus e agindo conforme as Suas ordens, assim como eles, nós seremos testemunhas do Evangelho para a graça de Deus. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário