Translate

domingo, 11 de setembro de 2011

Não desistir jamais.


Versículos Sl 37:04-05, I Cr 04:09-10, Lc 18:01-07, Cl 04:02 e Fp 04:06-08.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 09/09/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará (Sl 37:04-05).

Todos nós temos um sonho, para alguns comprar a casa própria, para outros um cônjuge, para outros ainda a cura de uma doença, outros de ser senador, deputado ou até presidente da república. Pois bem, nada mais normal para qualquer pessoa, mas a Palavra nos adverte a nos deleitarmos (alegramos, sentirmos prazer, etc), também no Senhor, então ele concederá este desejo nosso. Ainda que os outros achem que nosso sonho é impossível de ser realizado, se está de acordo com a Palavra e também é o sonho do Senhor para nós, basta entregarmos nossos caminhos a Ele, confiar nEle (não em nós próprios ou em nosso conhecimento),  e o resto será feito pelo próprio Senhor.

A Palavra nos trás o exemplo de um homem que tinha tudo para dar errado na vida, Jabez. Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: "Com muitas dores o dei à luz" (I Cr 04:09 – NVI). Uma pessoa que sua própria mãe coloca um nome que lembra as dores que ela sentiu durante o parto tinha tudo para ser uma pessoa revoltada, abandonada na vida, sem possibilidade de resplandecer em relação aos outros, mas, ao contrário, ele foi o homem mais respeitado de sua família.

Mas como isso aconteceu com ele? Simples, pois Jabez orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores". E Deus atendeu ao seu pedido (I Cr 04:10 – NVI). Jabez fez algo fundamental a qualquer pessoa que deseja o sucesso em suas empreitadas, ele orou ao Deus de Israel (naquela época o era, hoje conosco é ao Deus e Pai de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo) requerendo seus direitos e não tomou para si aquela situação como determinante. Então o Senhor o atendeu. Por que não obtemos sucesso hoje em nossos sonhos? Primeiramente porque muitos de nós somos preguiçosos, há muito não oramos verdadeiramente e quando fazemos, muitas vezes, mal e porcamente, de qualquer maneira. Além disso, não reivindicamos aquilo que é nosso direito adquirido na Cruz do Calvário por Jesus e revelado na Palavra. Muitas vezes ainda aceitamos a situação que nos encontramos de maneira muito passiva, afinal “se o Senhor quiser Ele me curará!” Mas claro que Ele quer. Ora, como então podemos lograr êxito agindo de tal maneira?

Jesus falou mais a respeito desse assunto quando contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens. E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’. "Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: ‘Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens, esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha me importunar’". E o Senhor continuou: "Ouçam o que diz o juiz injusto. Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? (Lc 18:01-07 – NVI).

Jesus deu uma lição muito importante aos discípulos em relação a orar e não desanimar. Pode ser que para alguns a realização do sonho demore um pouco (ou muito) mais de tempo, mas não adianta deixar as coisas pela metade. Não abandonar a batalha é fundamental para a vitória. Não desanimar não significa repetir a oração o tempo todo, mas sim permanecer no propósito que originalmente estávamos e não retroceder, pois o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hb 10:38).

Seguindo o mesmo entendimento, o apóstolo Paulo disse algo parecido aos irmãos de Colossos, para perseverar em oração, velando nela com ação de graças (Cl 04:02), ou seja, rendendo ao Senhor o agradecimento por Sua manifestação em nosso favor, mesmo que ela ainda não tenha ocorrido.

“Mas está demorado muito, parece que nada dá certo!” O Senhor não anda atrasado, nem adiantado sequer um milésimo de centésimo de milionésimo de segundo. Talvez ainda não tenhamos a estrutura necessária para receber a resposta naquele momento e o Senhor sabe disso, por isso pode ser que Ele esteja trabalhando os nossos pensamentos e atos para utilizarmos a benção da melhor forma possível. A Palavra nos fala para não andar mos ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentemos os nossos pedidos a Deus. Não há a necessidade de pressa, tudo ocorre no tempo certo do Senhor. Embora Ele saiba de tudo, Ele quer ouvir a nossa voz orando e O buscando, mas com parcimônia, sem atropelos ou exageros.

Portanto, não importa o quanto o nosso sonho seja “inatingível” para os outros, se é plano de Deus para a nossa vida, basta entregarmos nossos caminhos a Ele, confiar e tudo Ele fará. Tal qual a Jabez, oremos ao Senhor para que sejamos os mais respeitados de nossas famílias, então o Senhor atenderá aos nossos pedidos, mas sempre com muita calma, sem afobação e rendendo graças ao Senhor por tudo. Agindo dessa forma, a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os nossos corações e as nossas mentes em Cristo Jesus. Lembremos, nunca devemos desistir da batalha, o Senhor está ao nosso lado em todas elas. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário