Translate

domingo, 4 de setembro de 2011

O exemplo de Josafá.


Versículos: II Cr 17:01-06, Ap 05:09-10.
Pregador: Miss. R.R. Soares

Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 03/09/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Josafá, filho de Asa, foi o seu sucessor e fortaleceu-se contra Israel (II Cr 17:01 – NVI).

O pai de Josafá, o rei Asa, contraiu uma grave enfermidade nos pés e, por não procurar a ajudo do Senhor acabou falecendo (II Cr 16:12-13). Josafá fez algo muito importante e que trás ensinamentos valiosos para nós. Naquela época, Israel estava dividido em dois reinos: o de Judá e o de Israel. O rei de Judá fortalece-se contra Israel, e isto é o mesmo que todos nós precisamos fazer, fortalecer-nos contra o adversário, isto é, cada dia mais buscarmos o Senhor, meditar em Sua Palavra, procurar ter um contato mais intimo com Ele para que estejamos preparados para as adversidades que encontraremos.

E mais fez o rei, posicionou tropas em todas as cidades fortificadas de Judá e pôs guarnições em Judá e nas cidades de Efraim que seu pai, Asa, tinha conquistado (II Cr 17:02 – NVI). O inimigo não é tolo, ao contrário, ele busca qualquer brecha para entrar em nossas vidas. Ele sabe que muitos de nós não nos embebedamos, não damos falsos testemunhos, não cometemos adultério, etc. Essas são as nossas cidades fortificadas e assim como Josafá, nós devemos colocar guardas (revelações e promessas da Palavra) para defendê-las. Mesmo aquelas cidades conquistadas posteriormente (a cura de uma doença, o abandono da mentira, das drogas, dentre outras) devem ser guardadas da mesma forma, pois, o inimigo fará de tudo para tomá-las.

O Senhor esteve com Josafá porque, em seus primeiros anos, ele andou nos caminhos que seu pai Davi tinha seguido. Não consultou os baalins, mas buscou o Deus de seu pai e obedeceu aos seus mandamentos, e não imitou as práticas de Israel (II Cr 17:03-04 – NVI). Infelizmente muitos filhos de Deus, em momentos de fraqueza, ao invés de fazer como o rei que buscou ao Senhor e obedeceu a Seus mandamentos, busca aos baalins (os espíritos, uma saída que não está de acordo com a Palavra, alguém que não é seu cônjuge, um lucro rápido e fraudulento, etc). Não façamos isso. O rei agiu com simplicidade e buscou a única solução que traria resultado: buscou ao Senhor e obedeceu a Seus mandamentos.

Justamente por ter feito isso, o Senhor firmou o reino de Josafá, e todo o Judá lhe trazia presentes, de maneira que teve grande riqueza e honra (II Cr 17:05 – NVI). O Senhor quer firmar nosso reino e, consequentemente, muitos presentes (bênçãos e revelações da Palavra) serão trazidos para todos nós. Mas qual é o nosso reinado? Cada um de nós deve perguntar pessoalmente ao Senhor, mas uma coisa é fato: todos nós temos um reinado, afinal a Palavra nos diz que cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra (Ap 05:09-10). Para alguns o reinado é conduzir sua família debaixo da autoridade do Senhor, para outros ser pregador da Palavra, para outros é levá-La aos mais abandonados da sociedade, aos mais promíscuos, aos enfermos, aos encarcerados, outros tem o chamado para a interseção, enfim, cada um tem o seu chamado. Se ainda não sabemos qual é o nosso, oremos ao Senhor, Ele nos dirá.

Ele, Josafá, seguiu corajosamente os caminhos do Senhor; além disso, retirou de Judá os altares idólatras e os postes sagrados (II Cr 17:06 – NVI). Não adianta seguir os caminhos de Deus de maneira covarde, afinal Ele não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (II Tm 01:07). Uma vez na batalha não devemos desistir ou retroceder.

Outra coisa fundamental que o rei fez foi tirar os altares idólatras e os postes sagrados, o que devemos também fazer. Como já dissemos anteriormente, o diabo sabe que não nos drogamos ou embriagamos, não adulteramos, mas ele sabe que somos invejosos, por exemplo, com o sucesso alheio, ou não conseguimos viver sem contar uma “mentirinha sem nenhuma maldade”, ou ainda que ficamos desesperados se não ganharmos dinheiro. Esses são apenas alguns exemplos, a Palavra diz para que o homem se examine (I Co 11:28), e cada um de nós deve para em um momento e verificar se, mesmo inconscientemente, não estamos fazendo altares e postes em nossas vidas.

O rei de Judá seguiu aos mandamentos do Senhor e O buscou. Por causa disso teve seu reino confirmado por Ele. O mesmo é para nós, mas cabe verificarmos se não existem altares que precisam ser derrubados em nossas vidas para que Ele possa operar. Sigamos o exemplo de Josafá. Que o Senhor fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário