Translate

domingo, 25 de setembro de 2011

Por que, às vezes, as coisas não funcionam como antes?


Versículos: Gn 04:01-04; 10-11.
Pregador: Pr. Anselmo
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 23/09/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra (Gn 04:01-02).

Hoje, vamos analisar a passagem de Caim por um outro olhar. Conforme o texto acima, Eva teve dois filhos, Caim (que era agricultor) e Abel (pastor de ovelhas). Como todo agricultor, a terra era amiga de Caim, afinal ele tirava todo o seu sustento dela, bastava ele regá-la, adubá-la e plantar nela uma semente para que os frutos começassem, ao seu tempo surgir.

Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou (Gn 04:03-05 – NVI).

Assim acontece também conosco. Talvez tenhamos uma amizade inseparável com alguém que é nosso(a) amigo(a) há muitos anos, mas, de repente essa pessoa passa a falar coisas erradas ao nosso respeito, não quer mais nossa amizade, sem nenhum motivo aparente passa a nos odiar, etc, até mesmo quando levamos uma boa Palavra (as primícias do que aprendemos na igreja, assim como a oferta de Abel) para ele(a) e essa pessoa enfurecesse seu rosto e se transtorna contra nós. Então paramos e pensamos, o porquê isso está acontecendo? Por que as coisas não são mais como antigamente?

Todos sabemos que Caim matou Abel, mas o foco da mensagem está um pouco mais à frente. E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão (Gn 04:10-11). Até pouco tempo atrás (v. 02), a terra era amiga de Caim, mas agora ela o denunciou pelo sangue derramado de seu irmão Abel.

Ora, paremos e pensemos por um minuto se, talvez, essa pessoa esteja agindo dessa forma por nossa causa. Pode ser que ela seja a “terra” que está nos denunciando pelo “sangue” que derramamos nela. Mas que sangue é esse? Eu não sei, porém a Palavra diz para que o homem examine-se a si mesmo (I Co 11:28). Será que em algum dia, ao invés de tratar essa pessoa com amor, carinho, ternura, etc, nós não falamos algo que a tenha machucado, ferido, sangrado por dentro? Será que a esposa(o) não volta para casa porque dissemos a ela(e) algo que o(a) ofendeu de modo inimaginável? Ou ainda, durante aquela discussão no trabalho, ofendemos o nosso colega com um ato covarde e por causa disso ele não quer mais trocar uma única palavra conosco? Ainda que um (ou mais) de nossos filhos não gostem de estudar, temos o direito de agredi-lo(s) por causa disso? Será que teremos como obter respeito dele(s) agindo dessa forma?
Pois é, talvez os culpados do porquê as coisas não funcionam mais como antes com um amigo, com o cônjuge, com os filhos, sejamos nós mesmos. Caso estejamos debaixo dessa situação, é hora de agirmos como o filho pródigo que gastou tudo do pai e retornou para os seus braços dizendo que havia pecado contra o próprio e contra os céus (Lc 15:11-21).

Caim não tinha essa possibilidade, mas nós temos, de pedirmos perdão a Deus pelo que fizemos e também a quem tenhamos ofendido. Ainda que a “terra” sejamos nós, não há problemas, para que tornemos a ter a situação, com quem quer que seja, como antes, perdoemos os nossos devedores, assim como nos ensina o Senhor Jesus na oração do Pai-Nosso (Mt 06:12).

Lembremos, caso o Senhor esteja falando com alguém entre nós que se enquadre nessa descrição, entremos seriamente em oração diante dEle, peçamos perdão primeiramente a Ele e depois a que nós ofendemos. Caso sejamos a “terra” e alguém nos venha pedir perdão por algo, não titubeemos por nenhum segundo, ofereçamos o perdão imediato. Agindo dessa forma, o Senhor será presente conosco em todos os momentos e tudo voltará a ser a benção que foi um dia. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa linda Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário