Translate

domingo, 27 de novembro de 2011

Ascensão e queda de um homem.


Versículos II Cr 26:01-08, 15-20; Pv 04:23 e Ap 03:19-21.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 21/05/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

O rei Uzias tinha dezesseis anos quando começou a reinar em Judá e cinquenta e cinco anos reinou (II Cr 26:01-03). Não importa a nossa idade quando o Senhor nos der a chamada, se Ele nos colocou em uma determinada missão, Ele vai nos dar a sabedoria e a capacidade de lidar com aquela situação. Alguns podem ser chamados com pouca idade, outros mais maduros, mas o importante é estar debaixo da autoridade do Senhor.

Uzias prosperou muito e alcançou muitas vitórias contra os árabes, contra os filisteus, dentre outros (II Cr 26:06-07), pois se deu a buscar a Deus nos dias de Zacarias (II Cr 26:05) e pois fazia o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Amazias seu pai (II Cr 26:04). Os amonitas deram presentes a Uzias e o seu nome foi espalhado até a entrada do Egito, porque se fortificou altamente (II Cr 26:08).

Isso pode estar acontecendo em nossas vidas. A operação do Senhor pode estar manifestada de sobremaneira que até lugares muito distantes, até o próprio inferno podem saber da nossa fé em Cristo, que basta apenas uma oração e as doenças são curadas, os demônios expelidos, a nossa vida financeira está às mil maravilhas, casamento abençoado, filhos que são uma benção, e uma série de outras coisas (porém, vale a ressalva que não devemos buscar a Deus apenas no tempo em que um determinado pastor esteja em nossa igreja, que o nosso cônjuge esteja ungido, buscando a Deus e esteja trazendo bons aprendizados para dentro de casa, mas devemos buscar a o Senhor em todo tempo).

Uzias foi tão abençoado que fez em Jerusalém máquinas da invenção de engenheiros e a sua fama propagou até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, até que se fortificou (II Cr 26:15).

Uzias porém, falhou no principal. Já fortificado, exaltou-se seu coração até se corromper e transgrediu contra o Senhor Deus porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso (II Cr 26:16).

Tal qual ao rei, muitos de nós cometemos o mesmo erro e não guardamos o coração, afinal ele é sobre tudo o que devemos guardar porque dele procedem as fontes da vida (Pv 04:23). Somos levados a pensar que estamos tão “espiritualizados” que determinadas coisas que são contra a Palavra do Senhor, no nosso caso, Deus abre uma exceção, o que jamais vai ocorrer.

O sacerdote Azarias entrou após Uzias com mais sacerdotes e o repreenderam, pois não competia ao rei queimar incenso e sim aos sacerdotes (II Cr 26:17-18). Indignado o rei foi contra os sacerdotes e imediatamente a lepra surgiu em sua testa perante os sacerdotes e junto ao altar do incenso (II Cr 26:19). Os sacerdotes apressadamente o retiraram e ele próprio saiu apressado visto que o Senhor o ferira (II Cr 26:20). Então ficou o rei leproso até o dia da sua morte (II Cr 26:21).
Não devemos fazer como Uzias fez, caso sejamos repreendidos pelo Espírito Santo através de alguém ou diretamente, devemos pedir perdão ao Senhor e imediatamente abandonar aquela prática. O rei indignou-se com a repreensão e essa foi a porta que se abriu para o mal (aqui representado pela lepra) usou para entrar nele e ali ficar até a sua morte.

Quando formos repreendidos, devemos agradecer a Deus por isso, afinal Ele repreende e castiga a todos quanto ama, sejamos pois zelosos e nos arrependamos (Ap 03:19).

O Senhor está a nossa porta e bate, se alguém ouvir a Sua voz (a Palavra) e abrir a porta, Ele entrará  em sua casa (coração) e com ele ceará e ele com o Senhor (Ap 03:20). Ao que vencer, o Senhor concederá que se assente com Ele em Seu trono, assim como Ele venceu e assentou-se com Seu Pai no trono dEle.

Obrigado por essa palavra Senhor. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário