Translate

domingo, 6 de novembro de 2011

O Senhor está vivo!

Versículos Ap 01:18, Jó 19:25-26, Sl 18:46 e Lc 24:13-36.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 04/11/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades (Ap 01:18 – NVI).

O Senhor Jesus não é apenas um “ser” inanimado ao alcance das nossas mãos, ao contrário, Ele é um ser vivo como todos nós que aqui estamos. Infelizmente, alguns não conseguem acreditar no Senhor se não puder tocá-lO ou senti-lO. Isso é desnecessário, afinal a Palavra, que é o próprio Senhor, pois Ele é Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós
(Jo 01:14 – NVI), nos diz que aquele que CRER verá a glória de Deus (Jo 11:44).

A Bíblia nos trás exemplos de pessoas que entenderam que o Senhor está vivo, mesmo ambos tendo vivido muitos séculos antes da vinda de Jesus: Jó e Davi.

Jó, o homem de quem o Senhor Deus disse ao diabo que ninguém havia na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desviava do mal (Jó 01:08), disse o porque sabia que seu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a sua pele, contudo ainda em sua carne, Jó veria a Deus (Jó 19:25-26).

Já o rei Davi, o homem segundo o coração de Deus (At 13:22), disse: “O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, o meu Salvador!” (Sl 18:46 – NVI).

Mas a Palavra trás também, exemplos daqueles que não “criam” que o Senhor estava vivo. E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús (Lc 24:13).

Uma pequena explicação nesse ponto. O Senhor Jesus havia sido crucificado, e depois de três dias, seu corpo não estava mais no sepulcro. Os discípulos seguiam em direção a Emaús, que significa “águas quentes”. Muitas vezes fazemos a mesma coisa. Quando achamos que Jesus está “morto” em nossas vidas (ou seja, não vemos mais a sua manifestação em nós), procuramos algo para “arejar a cabeça”, “deslocar o foco” daquele problema, relaxar. Muito cuidado com isso, não que seja errado viajar, descansar, etc, de forma alguma, mas quando nos afastamos um pouco do Senhor, essa pode ser a brecha que o diabo esteja esperando para nos atacar. Fiquemos atentos a essa situação.

E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram (Lc 24:14-21).

Os homens falavam de Jesus com o “peregrino” quando escorregaram nas palavras e disseram que o Senhor “foi” e “fosse”. Por duas vezes os discípulos usaram o verbo no passado. Trazendo a passagem para os dias atuais, cometemos o mesmo deslize, pois falamos de Jesus, muitas vezes até para as outras pessoas, mas também comentamos que “um dia” Ele nos curou, nos libertou, nos transformou, mas hoje, isso não tem mais ocorrido.

Ora, o Senhor Jesus é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre (Hb 13:08), Ele não muda, portanto, não temos que confessar que hoje Ele não age mais em nossas vidas. Se isso vem acontecendo, o problema não está nEle, mas em nós que não temos aguçado nossos ouvido para escutar Suas palavras. Não cometamos o mesmo equívoco dos discípulos, lembremos, o Senhor é!

É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; e , não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
(Lc 24:22-32).

Todas as vezes que ouvimos o Senhor falando, os nossos olhos são abertos, conhecemos Jesus e os corações ardem com a Verdade que é colocada dentro deles. O bom é que o Senhor Jesus está sempre pronto para nos ensinar tudo em relação às Escrituras, assim como fez com os discípulos. Entremos em Sua presença e peçamos a Ele que nos ensine cada vez mais da Palavra.

E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão. E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco (Lc 24:33-36).

Quando cremos de todo o coração que o Senhor Jesus ressuscitou dos mortos, Ele se apresenta a nós e então, nos enchemos de paz, pois o Próprio a trás para nós. Portanto, se temos estado sem paz, nervosos, preocupados com qualquer problema que esteja acontecendo conosco, provavelmente, o Senhor não está presente em nossas vidas. Após crerem que Jesus estava vivo, para onde os discípulos retornaram? Para Jerusalém (que significa casa de paz).

Portanto, não importa qual problema estejamos atravessando, qual provação, não podemos esquecer que não estamos entregando a nossa oração para uma estátua, ou algo criado pelo homem, mas que estamos falando com o Nosso Redentor, que está vivo. Caso não estejamos vendo a “vida” de Jesus em nós, é tempo de verificarmos o que nos tem impedido de ouvir a Sua voz, pois Ele nunca parou de falar conosco, mas sim nós que não estamos conseguindo ouvi-lO. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário