Translate

domingo, 27 de novembro de 2011

Não deixemos a Palavra que temos recebido.


Versículos Jr 02:13, II Cr 12:01-06, Mt 28:18, Rm 01:16, I Co 01:18 e Ct 03:01-04.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 25/11/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água (Jr 02:13 - NVI).

Infelizmente muitos de nós, que servimos a Deus, temos cometido estes mesmos dois crimes (erros): temos abandonado o Senhor, isto é, deixado Sua Palavra e cavamos nossas próprias cisternas, isto é, fazemos as coisas conforme as nossas vontades e não A de Deus. Entretanto, as nossas vontades não passam de cisternas rachadas (fruto das nossas próprias atitudes, do nosso próprio entendimento), ou seja, jamais vão reter água (a água viva que é o Senhor), pois Jesus claramente nos disse que sem Ele nada poderíamos fazer (Jo 15:05b).

Um exemplo de quem agiu dessa forma foi o rei Roboão que, havendo confirmado o reino, e havendo-se fortalecido, deixou a lei do SENHOR, e com ele todo o Israel (II Cr 12:01).

Uma situação várias vezes vista e até vivida por muitos de Deus, as coisas encontravam-se difíceis, não enxergávamos a saída, então nos fortalecemos no Senhor, participamos mais de Suas coisas e, após a vitória nessa batalha, simplesmente, deixamos Deus de lado, abandonamos a Lei (Palavra) do Senhor. Uma tremenda bobagem que podemos cometer, e nós vamos ver o porquê mais adiante.

E sucedeu que, no quinto ano do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém (porque tinham transgredido contra o SENHOR). Com mil e duzentos carros e com sessenta mil cavaleiros; e era inumerável o povo que vinha com ele do Egito, de líbios, suquitas e etíopes. E tomou as cidades fortificadas, que Judá tinha; e chegou até Jerusalém (II Cr 12:02-04). Essa é a razão do sofrimento de muitos, por abandonarmos a Lei do Senhor, Ele não pode nos proteger, então o inimigo nos ataca, chegando a tomar as nossas cidades fortes, ou seja, aquele que tinha um casamento abençoado e fortificado agora não mais o tem, ou o que tinha a situação financeira fortificada também não tem mais, aquele cuja saúde era “de ferro” agora vive doente, etc.

Algo muito importante que temos que ter em mente é que o Senhor Deus só é Pai de quem é Seu filho, ou seja, Ele só é Pai daquele que ouve a Sua voz, obedece e não O abandona. Então veio Semaías, o profeta, a Roboão e aos príncipes de Judá que se ajuntaram em Jerusalém por causa de Sisaque, e disse-lhes: Assim diz o SENHOR: Vós me deixastes a mim, por isso também eu vos deixei na mão de Sisaque. Então se humilharam os príncipes de Israel, e o rei, e disseram: O SENHOR é justo (II Cr 12:05-06).

Mesmo em um momento de adversidade, batalha e aparente derrota (tudo isso causado por nós mesmos que deixamos o Senhor e, consequentemente, Ele a nós), por Sua infinita misericórdia, o Senhor manda uma Palavra que pode nos libertar e transformar toda a situação que estejamos vivendo, basta somente que façamos como os príncipes e o rei de Israel, humilhando-nos sobre a Palavra de socorro que Ele nos mandar e que reconheçamos a Sua justiça.

Não há outra possibilidade de lograrmos êxitos em nossas vidas a não ser com a Palavra de Deus e do Senhor Jesus, pois a Ele foi dado todo o poder no céu e na terra (Mt 28:18). Portanto, não adianta buscar a saída para qualquer situação em nenhum lugar, nem mesmo na própria igreja, pois ela não salva, mas sim a Palavra que nela é pregada.

A Palavra tem o poder de modificar vidas, mesmo daqueles que estão no mais sombrio e profundo das trevas, ao recebê-lA e guardá-lA no coração, haverá mudanças incríveis em suas vidas, então, aqueles que os cercavam anteriormente, ficarão abismados com o que a Palavra fez na vida daquele que se embriagava todos os dias e agora não mais, daquele que vivia doente e agora não mais, do que era adúltero e agora é um exemplo de cônjuge, de pai ou de mãe. Logo, alguns estarão abismados, outros sem entender o que está acontecendo, e outros ainda até julgando, mas não há problemas, pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus (I Co 01:18 – NVI).

A nossa mudança deve ser vista e reconhecida por todos os que nos cercam e, quando nos perguntarem o que ocorre em nossas vidas, temos que dizer com todas as letras que é a manifestação do Senhor e tudo o que Ele tem nos feito. Porém, muitos ficam envergonhados e desconversam ao ser confrontados, o que é um grande erro, pois Jesus disse: “Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos” (Mc 08:38 – NVI).

A nossa atitude deve ser a mesma de Paulo que escreveu “porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Rm 01:16a).

A noite toda procurei em meu leito aquele a quem o meu coração ama, mas não o encontrei. Vou levantar-me agora e percorrer a cidade, irei por suas ruas e praças; buscarei aquele a quem o meu coração ama. Eu o procurei, mas não o encontrei. As sentinelas me encontraram quando faziam as suas rondas na cidade. "Vocês viram aquele a quem o meu coração ama?", perguntei. Mal havia passado por elas, quando encontrei aquele a quem o meu coração ama. Eu o segurei e não o deixei ir até que o trouxe para a casa de minha mãe, para o quarto daquela que me concebeu (Ct 03:01-04 – NVI).

A analogia acima é feita pelo rei Salomão e refere-se à busca da igreja, a noiva, por Cristo, o noivo, mas também nos trás lições muito importantes e que podemos relacioná-las à própria Palavra, pois, depois de procurarmos por todos os lugares (cultos, mensagens, hinos, leitura da Bíblia, etc) a Palavra, ao encontrá-lA, devemos segurá-lA, não A deixar ir, levá-lA para a casa de nossa mãe, para o quarto daquela que nos concebeu (nosso coração).

Portanto, não deixemos a Palavra que temos recebido mesmo que, para o momento, aparentemente Ela não seja “útil” para nós, porém, Ela está revestida de todo o poder necessário para nos tirar de qualquer emboscada do inimigo mais à frente. Guardemos toda as Palavras que nos são ensinadas, Elas serão muito utilizadas em nossa caminhada na Fé. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário