Translate

domingo, 27 de novembro de 2011

Se não temos compromisso com Deus, Ele também não tem conosco.


Versículos: Sl 45:01; 50:16-23.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 26/11/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Mas ao ímpio Deus diz: "Que direito você tem de recitar as minhas leis ou de ficar repetindo a minha aliança?” (Sl 50:16 – NVI).

Muitos de nós conhecemos a Palavra de Deus, sabemos do Seu poder, até declaramos passagens específicas para determinados problemas e ainda oramos ao Senhor sobre essas Revelações, entretanto, não tomamos a firme decisão de nos entregarmos, verdadeiramente, aos pés de Jesus, ou seja, somos pessoas ímpias (aquele que não respeita a Palavra). Se assim nos encontrarmos, nunca teremos a resposta de Deus para as nossas orações, afinal o Senhor claramente nos diz que honra aqueles que o honram (I Sm 02:30), logo, se não tivermos compromisso com Deus, Ele também não terá conosco.

Mas por que isso acontece? Pois você odeia a minha disciplina e dá as costas às minhas palavras! (Sl 50:17 – NVI). Como poderemos usar as Palavras do Senhor se, quando Ele nos manda um recado, rejeitamos a Sua instrução e agimos por nossa própria conta? Se acharmos que uma “parte” da Palavra deve ser seguida e outra com certa “flexibilidade”, não estamos aceitando a instrução do Senhor, além disso, estamos virando as costas para Suas ordenanças.

Você vê um ladrão, e já se torna seu cúmplice, e com adúlteros se mistura (Sl 50:18 – NVI). O ladrão aqui é o diabo. Se virmos que ele está roubando as almas de outras pessoas, através de seus mais ardilosos planos e não tomamos uma decisão de mostrar a Verdade para que alguém seja liberto, nos tornamos seus cúmplices! Coisa séria! Além disso, estamos adulterando a Palavra em Suas instruções como, por exemplo, no mandamento de Jesus de ir por todo o mundo, pregar o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15). Se, por um acaso, uma alma se perder porque não levamos a Palavra a ela, estaremos em grandes dificuldades, afinal, aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado (Tg 04:17).

Sua boca está cheia de maldade e a sua língua formula a fraude (Sl 50:19 – NVI). Se a nossa boca só pronuncia a maldade e o engano (a fraude), sinal que o nosso coração está com grandes problemas, afinal a boca fala daquilo que o coração está cheio (Mt 12:34). O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca (Lc 06:45). Ao invés disso, oremos ao Senhor para que, assim como disse o salmista, os nossos corações fervam com palavras boas, falemos do que temos feito no tocante ao Rei. As nossas línguas são a pena de um destro escritor (Sl 45:01).

Deliberadamente você fala contra o seu irmão e calunia o filho de sua própria mãe (Sl 50:20 – NVI). Se virmos um irmão (ou irmã) no erro, jamais devemos apontar o dedo para condenar ou para espalhar a todos o que está acontecendo, ao contrário, devemos orar ao Senhor para que Ele abra os olhos desse(a) nosso irmão(ã) para o erro em que está se metendo. Lembremos, não julguemos para não sermos julgados (Mt 07:01). Se isso serve para as pessoas do mundo, imaginemos então para os nossos irmãos em Cristo, os filhos de nossa própria mãe, a igreja?

Ficaria eu calado diante de tudo o que você tem feito? Você pensa que eu sou como você? Mas agora eu o acusarei diretamente, sem omitir coisa alguma (Sl 50:21 – NVI). Se nos encontramos em algumas das situações acima descritas, será que achamos que o Senhor ficará calado diante de tudo isso? Ah, “mas Deus entende que a minha situação é uma exceção, é diferente, pois sou alguém muito especial para Ele”! Será que Ele é como nós? A resposta, obviamente, é não! Ele é o Senhor, criador dos céus e da terra, puro, Santo e inigualável e nós, simples mortais, Seus servos dEle e já nascidos debaixo do pecado. Ele nos acusará diretamente e nada, absolutamente, nada, nem aquele canto mais escondido do coração, onde escondemos um pecado que julgamos “muito pequeno” para nos condenar, será omitido.

"Considerem isto, vocês que se esquecem de Deus; caso contrário os despedaçarei, sem que ninguém os livre” (Sl 50:22 – NVI). O recado do Senhor é claro para todos nós que, porventura, esquecemos de Deus: consideremos tudo isso ou seremos despedaçados por Ele próprio sem que ninguém nos possa salvar. As misericórdias do Senhor são inesgotáveis e se renovam a cada manhã (Jr 03:22-23), mas haverá um dia em que isso não será mais possível.

“Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos” (Sl 50:22-23 – NVI). Entretanto, mesmo depois de um “puxão de orelhas” como esse, o Senhor, como Pai amoroso que é e que não quer ver a perdição de nenhum dos Seus filhos, termina nos mostrando como proceder para ter a Sua companhia em nossa caminhada aqui na terra: oferecendo a Ele nossa gratidão e honrando-O. Assim, Ele nos mostrará a salvação de Deus, mas somente para aqueles que andam em Seu caminho. Lembremos, sem compromisso de nossa parte, não adianta esperar o retorno da parte do Pai, pois não haverá. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

8 comentários: