Translate

domingo, 13 de novembro de 2011

Deus é bom, em todo o tempo.


Versículos Ex 13:17-18, Mc 04:35-40 e Lc 04:33-35; 38-39.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 11/11/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito. Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito (Ex 13:17-18).

O caminho da retirada dos hebreus do Egito em direção à terra prometida, se observarmos em um mapa muito comum em algumas Bíblias, seria menor se eles atravessassem o que hoje conhecemos como Faixa de Gaza. Entretanto, aquela região era habitada, à época, pelos filisteus, povo de combate e acostumado a guerrear, diferentemente dos israelitas que eram lavradores, ou seja, sem nenhuma experiência em guerras. Para que eles não fossem destruídos em um eventual combate, o Senhor os fez dar a volta naquela região.

Às vezes, isso também acontece conosco. Aquela benção que parece tão próxima não chega, então nos perguntamos e também ao Senhor o porquê não atingimos aquele alvo? Ora, o Senhor sabe muito mais de nós do que nós mesmos. Ele sabe que para uma determinada pessoa a conquista de um cargo de chefia, por exemplo, a curto prazo, pode significar o combate com alguém melhor preparado que nós e consequentemente a nossa destruição. Então, Ele nos faz percorrer o caminho “aparentemente” maior, mas, quando chegarmos ao nosso objetivo, estaremos armados (espiritualmente falando) e preparados para suportar o embate.

O Senhor Deus é bom em todo o tempo e a Palavra nos trás uma série de amostras disso. Ele sempre quer o nosso melhor. A seguir, vamos estudar alguns exemplos disso.

Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: "Vamos atravessar para o outro lado". Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água (Mc 04:35-37 – NVI).

Para alguns de nós, pode parecer tarde para solucionar algum problema, pois a doença já se espalhou por grande parte do corpo, o cônjuge já entrou na justiça pedindo o divórcio, o filho já está detido em virtude das drogas, a falência já está praticamente decretada, etc. Jamais aceitemos isso em nossos corações. Assim como Jesus disse, passemos para o outro lado, o lado da Palavra de Deus e de todas as suas promessas e saídas para todo e qualquer infortúnio que enfrentemos. Deixemos a multidão que insiste em dizer “que não há mais saída, é uma luta perdida, não perca seu tempo” e levemos Jesus em nossos barcos.

Porém, com Jesus em nosso barco não significa que vendavais e temporais não vão ocorrer, pois o Próprio nos disse que no mundo teríamos aflições (Jo 16:33), mas sim que com Ele em nosso barco, não ocorrerão naufrágios.   
Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos? " Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se! Acalme-se! " O vento se aquietou, e fez-se completa bonança (Mc 04:38-39 – NVI).

Às vezes, aparentemente parece que Jesus não se preocupa conosco, pois não responde aos nossos clamores. De forma alguma. Jesus jamais nos abandonou em qualquer situação, o que ocorre é que Ele pode estar apenas dormindo em nosso barco, mas nunca longe ou fora dele. Ao ser despertado, Jesus repreendeu o mar, o vento e, em seguida, fez se completa bonança. Ao despertar em nossas vidas o mesmo acontecerá, Ele repreenderá tudo o que se tem levantado contra nós e completa bonança acontecerá.

Porém, em seguida veio a “bronca” do Senhor. Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? " (Mc 04:40 – NVI). Em outras palavras, Jesus disse: “Por que vocês não fizeram a mesma coisa que eu fiz? Vocês ainda não têm Fé para isso?”.

Será que não é por isso que Jesus está “dormindo” em nossas vidas? Será que não estamos pedindo para Ele fazer o que nós temos que fazer? Não estamos atribuindo a Ele algo que é nossa obrigação? Será que estamos crendo, verdadeiramente, no que Ele nos disse para fazer? Ora, a procuração para fazermos o mesmo que Ele já nos foi dada que é: E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho (Jo 14:33). Ou seja, Em Nome de Jesus, podemos agir da mesma forma que Ele. Então, paremos empurrar para Deus as nossas obrigações.

Para fundamentar mais esse entendimento, vamos estudar outras situações.

Na sinagoga havia um homem possesso de um demônio, de um espírito imundo. Ele gritou com toda a força: "Ah! que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus! " Jesus o repreendeu, e disse: "Cale-se e saia dele! " Então o demônio jogou o homem no chão diante de todos, e saiu dele sem o ferir (Lc 04:33-35 – NVI).

Notemos que Jesus mandou o demônio sair daquele homem. Por que não fazemos a mesma coisa? Talvez estejamos pedindo para Jesus tirar o inimigo da vida de nossos filhos, parentes, amigos, mas que deva fazer isso sejamos nós mesmos! Na passagem de Jo 14:33, o verbo “pedirdes” tem como sinônimo “determinar”. Enfim, determinemos que o inimigo saia das nossas vidas e daqueles que nos cercam, Em Nome de Jesus. Então veremos os resultados.  

Outro exemplo é a da cura da sogra de Pedro. Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus que fizesse algo por ela. Estando ele em pé junto dela, inclinou-se e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou imediatamente e passou a servi-los (Lc 04:38-39 – NVI). Novamente Jesus executou a ação e não pediu para o Seu Pai fazê-la. Da mesma forma que serviu para a libertação do homem, também se aplicou à cura. Que isso sirva de lição para todos nós, não imploremos para que o Senhor faça a obra mas sim, baseados na Palavra, façamo-las nós.

O Senhor é bom em todo o tempo, seja para evitar que nos confrontemos com alguém mais preparado que nós, para não deixar o nosso barco afundar, para nos curar ou libertar. Cabe a nós aprendermos a Sua Palavra e agirmos de acordo com Ela. A parte dEle já está feita, cabe a nós fazermos a nossa. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Um comentário: