Translate

domingo, 20 de novembro de 2011

Jesus está passando.


Versículos Lc 19:01-10; Mc 10:46-52.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 15/05/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

 
Nunca se ouviu falar tanto de Jesus. Em diversos canais de televisão, nas rádios, na internet, etc. O Senhor está passando e esta é a hora certa para buscá-lO (Lc 19:01).

O cego Bartimeu assim o fez. O senhor e os discípulos estavam em saindo de Jericó, uma grande multidão os seguia e ele estava sentado junto ao caminho mendigando (Mc 10:46). Talvez seja o nosso caso, já ouvimos falar de Jesus, sabemos que Ele é a saída para os nossos problemas, que Ele é o caminho, porém não estamos nEle e sim junto ao caminho mendigando uma benção.

Bartimeu ouvindo que era Jesus clamava por misericórdia, porém muitos o repreendiam e, ao invés de se calar ele clamava cada vez mais (Mc 10:47-48). Tal qual a ele, não devemos nos deixar abater pela multidão (escândalos na igreja, falhas, erros alheios, etc) ou por quem quer que seja. Muitos podem tentar nos calar dizendo “você está cada vez mais doente, onde está o seu Deus?”, “se você está na igreja, então porque perdeu o emprego?” ou ainda “depois que você virou crente o seu filho está cada vez mais afundado nas drogas.” Ao invés de desanimar, devemos clamar cada vez mais alto até o Senhor nos ouvir como o cego o fez.

Jesus então parou e disse para que o chamassem, e o chamaram dizendo: Tende bom ânimo, levanta-te que Ele te chama (Mc 10:49). E ele lançando de si sua capa, levantou-se e foi ter com Jesus (Mc 10:50). Ora, o Senhor nos ouve e nos chama e quando isso acontecer devemos nos levantar e se algo nos está atrapalhando ou nos identificando como uma determinada situação (adultério, desonestidade, fornicação, ódio, mágoa, etc, à época, a capa identificava as pessoas cegas, tal como hoje é uma bengala de alumínio), nós devemos lançar mão e ir ter com Jesus.

O Senhor então o perguntou o que queria que Ele o fizesse e Bartimeu então pediu para que enxergasse (Mc 10:51). Então o Senhor disse que a fé dele o salvara. Logo o cego então viu e seguiu o Mestre pelo caminho (Mc 10:52).

Bartimeu colocou a sua Fé em ação. Bastou ouvir que Jesus passava por ali que seu coração se encheu de esperança, ele buscou a sua cura e O seguiu pelo caminho. Precisamos também segui-lO pelo caminho e não somente ouvir falar, crer na solução dos nossos problemas, receber ajuda do Senhor e depois voltar a ficar junto ao caminho mendigando novamente.

Outro homem que não ligou para a multidão e procurou ver Jesus foi Zaqueu (Lc 19:02-03). Para ver o Senhor ele subiu em uma figueira, então Jesus passando por aquele lugar e olhando para cima o viu e disse-lhe para descer depressa porque Ele pousaria em sua casa (Lc 19:04-05).

O Senhor sempre nos vê, não interessa se estamos no meio da multidão clamando ou em cima de uma figueira para vê-lO, Ele vê o nosso “sacrifício”, a nossa busca a Ele. Zaqueu desceu apressadamente e recebeu-O alegremente (Lc 19:06). Se Ele nos chamar, não deixemos para depois, recebamo-lO com alegria e não com pesar.

Ao ver isso, muitos murmuravam, pois o Senhor entrara para ser hóspede de um pecador (Lc 19:07). Não liguemos se alguém nos criticar porque mudamos de comportamento, ou que agora viramos os “santinhos” depois de tantas coisas erradas, olhemos para Jesus.

Zaqueu então disse a Jesus que se concertaria de tudo de errado que fez (Lc 19:08). O Senhor disse então que aquele dia foi a salvação àquela casa, pois ele também era filho de Abraão (Lc 19:09). Devemos nos concertar de nossos erros também, assim a salvação também vira a nossa vida, pois nos tornaremos filhos de Abraão.

Bartimeu e Zaqueu são exemplos para todos nós. O esforço deles em buscar Jesus teve recompensa. Se Deus nos mandar descer, desçamos, se for necessário enfrentar a multidão, assim o façamos, afinal, Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19:10) e Ele faz justiça e juízo de todos os oprimidos (Sl 103:06). Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário