Translate

domingo, 11 de dezembro de 2011

Apenas uma Palavra para transformar uma vida.


Versículos Mt 08:05-13, Sl 107:19-20, Jz 06:01-10, Mc 11:26, Hb 01:14, Ec 05:06 e Lc 01:37.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 09/12/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Entrando Jesus em Cafarnaum, dirigiu-se a ele um centurião, pedindo-lhe ajuda. E disse: "Senhor, meu servo está em casa, paralítico, em terrível sofrimento". Jesus lhe disse: "Eu irei curá-lo". Respondeu o centurião: "Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado” (Mt 08:05-08 – NVI).

O centurião era um comandante militar a serviço do Império Romano, ou seja, era uma representação clara do poder repressor de Roma sobre o povo judeu. Portanto, o cidadão romano era conhecido por sua arrogância, prepotência e pelo sentimento de “superioridade” em relação aos seus subjugados.

Entretanto, aquele centurião saiu de seu “pedestal” e foi pedir ajuda àquele homem da região da Palestina por ninguém mais que um servo. Eis aqui uma grande lição para nós. De forma nenhuma é errado pedirmos, em oração, pelos pais, parentes, cônjuges, amigos, dentre outros, mas e em relação às outras pessoas que nos cercam? Temos tido a mesma atitude? Também oramos ao Senhor pelas vidas dos porteiros dos edifícios onde moramos, pelas pessoas da limpeza onde trabalhamos ou pelos coletores de resíduos das nossas ruas, ou, simplesmente, fingimos que essas pessoas não existem e praticamos um “cristianismo fajuto” que não reflete em nada as atitudes de Jesus? Deus não faz acepção de pessoas (Rm 02:11), por que então nós faríamos?

O centurião “entrou” no mundo de Jesus, a partir do momento que ele entendeu que apenas uma Palavra pode transformar uma vida. Talvez alguma pessoa, dentre as que foram citadas acima, aguarda apenas uma Palavra para ter sua vida transformada, mas, como ela “não existe” para alguns (inclusive Cristãos), essa Palavra pode nunca chegar. Por causa disso, pagaremos um preço inimaginável, pois a Palavra é clara já que aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado (Tg 04:17).

Meu irmão, minha irmã, uma Palavra vinda do coração de Deus muda a vida do presidente da empresa ao guardador de carros na rua, tenhamos isso em mente! O Senhor se manifesta através da Sua Palavra. Não importa o problema que alguém esteja atravessando, basta clamar ao Senhor, pois na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os salvou da tribulação em que se encontravam. Ele enviou a sua palavra e os curou, e os livrou da morte (Sl 107:19-20 – NVI).

Uma Palavra é capaz de salvar até aquele que está no erro ou que, conscientemente tem feito as coisas erradas aos olhos do Senhor. Vamos ver um exemplo na Santa Escritura.

Porém os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu nas mãos dos midianitas por sete anos. E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortificações. Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam. E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos (Jz 06:01-04). Não adianta procurar saída ou esconderijo (cavernas e fortificações) dos problemas em outros lugares, pois a mão do inimigo prevalecerá sobre nós e destruirá tudo o que temos. Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela (Sl 127:01).

Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em grande multidão que não se podia contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra, para a destruir. Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR (Jz 06:05-06). Por mais poderoso e aparentemente fortificado seja o nosso esconderijo, o inimigo partirá para o ataque disposto a destruí-lo, acompanhado de uma incontável multidão de problemas. Assim, empobreceremos muitos, não só financeiramente, mas na saúde, no casamento, na relação com os filhos, etc. A única saída que temos é agir como os israelitas e clamarmos ao Senhor.

E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao SENHOR por causa dos midianitas, enviou o SENHOR um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão; e vos livrei da mão dos egípcios, e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expulsei de diante de vós, e a vós dei a sua terra. E vos disse: Eu sou o SENHOR vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz (Jz 06:07-10).

Novamente retornamos à fundamentação da mensagem, pois, no momento de aflição, os israelitas clamaram e o Senhor fez o que? Mandou um profeta com uma Palavra.

Retomando a passagem com o centurião. “Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz” (Mt 08:09 – NVI). Jesus estava revestido de toda Autoridade de Deus, como Seu Filho, portanto Sua Palavra tinha o poder de fazer aquilo que Ele mandasse. Hoje Ela permanece da mesma forma, pois céus e terras passarão, mas as Palavras de Jesus permanecerão para sempre (Lc 21:33).

Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: "Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé” (Mt 08:10 – NVI). A Fé que Jesus se refere, pode ser traduzida por entendimento. Às vezes é isso que falta para alguém. A pessoa conhece a Palavra, sabe do Seu Poder, entretanto, falta o entendimento para aplicá-la.

Para alguns, por exemplo, falta entendimento para dispensar o perdão para alguém. Basta pedir sabedoria ao Senhor, assim como fez o rei Salomão, que Ele abrirá os olhos espirituais e então, uma Palavra saltará ao coração, como: Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está no céu não perdoará os seus pecados (Mc 11:26 – NVI).

O centurião entendeu que não era necessário que Jesus fosse pessoalmente para ajudar seu servo, bastava uma ordem, que os Seus anjos fariam conforme Ele mandasse, afinal, os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação (Hb 01:14 – NVI)?

Ainda que, aparentemente, a Palavra entregue não tenha trazido a reação ou a solução esperada, não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro (Ec 05:06), afinal o Senhor diz que assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei (Is 55:11). Ainda que situação esteja desesperadora, não há mais saída, não resta mais nada a ser feito, uma Palavra de Deus muda tudo, pois, para Deus nada é impossível (Lc 01:37).

“Eu lhes digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus. Mas os súditos do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes". Então Jesus disse ao centurião: "Vá! Como você creu, assim lhe acontecerá!" Na mesma hora o seu servo foi curado (Mt 08:11-13 – NVI).

Mesmo aqueles que não querem saber de Jesus, não aceitam o Evangelho, podem ter suas vidas transformadas por uma Palavra. Portanto, entremos em oração e busquemos do Senhor uma Palavra, para nós mesmos ou para alguém que esteja à nossa volta, seja quem for, até mesmo para alguém que nos odeia. Entretanto, não busquemos essa Palavra através de um pregador, de um hino ou de uma mensagem, mas sim do coração do próprio Senhor Deus. Eu creio que a Palavra que for entregue a cada um de nós, terá o poder necessário para transformar uma vida e até salvar uma alma. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário