Translate

domingo, 25 de dezembro de 2011

O milagre converte muitas pessoas.


Versículos Lc 01:05-37, At 09:32-35 e Jo 11:39-45.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 24/12/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias; Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão. Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril; e ambos eram de idade avançada (Lc 01:05-07 – NVI).

Zacarias e Isabel eram pessoas justas aos olhos de Deus e andavam de modo irrepreensível, entretanto, faltava a eles algo: um filho. Talvez esteja ocorrendo o mesmo com alguém entre nós, pois se trata de uma pessoa justa, que anda debaixo da autoridade do Senhor, porém falta-lhe a saúde, a prosperidade, a santidade, enfim, falta entendimento em alguma área, assim como a todos nós falta.

Certa vez, estando de serviço o seu grupo, Zacarias estava servindo como sacerdote diante de Deus. Ele foi escolhido por sorteio, de acordo com o costume do sacerdócio, para entrar no santuário do Senhor e oferecer incenso. Chegando a hora de oferecer incenso, o povo todo estava orando do lado de fora (Lc 01:08-10 – NVI). Importante ressaltar nessa passagem que, mesmo faltando algo em sua vida, Zacarias não abandonou o Senhor, ao contrário, permaneceu firme em seu sacerdócio. Talvez isso seja uma lição para nós. Ao nos depararmos com uma adversidade ou na aparente “demora” de Deus em responder o nosso pedido, simplesmente, abandonamos a Fé, enquanto deveríamos proceder justamente ao contrário, isto é, permanecermos firmes na oração que fizemos ao Senhor, afinal todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós (II Co 01:20).

Então um anjo do Senhor apareceu a Zacarias, à direita do altar do incenso. Quando Zacarias o viu, perturbou-se e foi dominado pelo medo. Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João” (Lc 01:11-13 – NVI).

Quando um anjo do Senhor (uma passagem bíblica que nos vem à mente, um hino de louvor que toca o nosso coração, uma Palavra que bata firme em nosso interior for pregada) aparecer, estejamos atentos para não perder a benção. Zacarias estava no momento certo e no lugar certo. O mesmo deve acontecer conosco. Quantas vezes deixamos de ir à Igreja por qualquer motivo? E se em um desses dias o Senhor mandou uma Palavra especial que seria justamente o que nós precisaríamos para transformar as nossas vidas?

E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus (Lc 01:14-16).

Aquele que está cheio do Espírito Santo não precisa de vinho ou bebida forte para se alegrar, afinal sua alegria vem do próprio Senhor e de Seu Santo Espírito. O vinho e a bebida forte são a alegria do homem natural, entretanto, a alegria do filho de Deus está entre os frutos do Espírito que são amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei (Gl 05:22-23 – NVI). Mas, o foco principal da mensagem está no fato que o milagre (João, o filho da mulher de idade avançada e estéril, a cura do Sr. José, a gravidez da Sra. Fernanda, a salvação da família do Sr. Jessé, o ressurgimento da empresa da Sra. Marta, etc ) converte muita gente.

Se em nosso meio não estamos conseguindo a conversão de alguém é sinal que podem estar faltando milagres em nossas vidas. O milagre converte as pessoas. Vejamos dois exemplos a seguir, um com o apóstolo Pedro e outro com o próprio Senhor Jesus.

E aconteceu que, passando Pedro por toda a parte, veio também aos santos que habitavam em Lida. E achou ali certo homem, chamado Enéias, jazendo numa cama havia oito anos, o qual era paralítico. E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou. E viram-no todos os que habitavam em Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor (At 09:32-35). Certamente Enéias era um homem conhecido por muitos em virtude da sua situação de vida. Porém, assim que Pedro deu a Palavra de cura, imediatamente ele se levantou, foi curado e, como resultado disso, muitos se converteram ao Senhor. Será que esse não é o nosso problema? A Palavra está dizendo para agirmos imediatamente e estamos deixando para depois e, consequentemente, postergando o nosso milagre?    

Lázaro, um homem muito amigo de Jesus, estava morto e sepultado havia quatro dias. Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias (Jo 11:39). Qual é a pedra que precisamos tirar para Jesus operar o milagre? Para alguns o ódio, o ressentimento, a cobiça, para outros o desejo desenfreado da carne, a mentira, o medo, etc. Fato é que o milagre quem opera é Jesus, porém, quem tira a Pedra somos nós. Além disso, a irmã do morto estava agindo de maneira carnal, natural e não de maneira espiritual, como devem ser tratadas as coisas de Deus. Foi então que Jesus a repreendeu, repreensão está que também se aplica a nós, pois disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? (Jo 11:40). As pessoas querem ver o milagre acontecer para depois crerem no Senhor Jesus e nas Suas obras, enquanto deveriam crer para ver o milagre.

Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir. Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele (Jo 11:41-45). Como já vimos anteriormente, as pessoas que presenciarem o milagre em nossas vidas, ao verem a manifestação do Senhor também creram nEle.

Retornando a Zacarias, continuou o anjo dizendo: “E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor". Zacarias perguntou ao anjo: "Como posso ter certeza disso? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada" (Lc 01:17-18 – NVI). Assim como Maria, a irmã de Lázaro, Zacarias também tentou discernir as coisas espirituais de maneira natural e, por causa disso, passou por um apuro, conforme veremos na seqüência.

O anjo respondeu: "Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para lhe transmitir estas boas novas. Agora você ficará mudo. Não poderá falar até o dia em que isso acontecer, porque não acreditou em minhas palavras, que se cumprirão no tempo oportuno". Enquanto isso, o povo esperava por Zacarias, estranhando sua demora no santuário. Quando saiu, não conseguia falar nada; o povo percebeu então que ele tivera uma visão no santuário. Zacarias fazia sinais para eles, mas permanecia mudo. Quando se completou seu período de serviço, ele voltou para casa. Depois disso, Isabel, sua mulher, engravidou e durante cinco meses não saiu de casa. E ela dizia: "Isto é obra do Senhor fez! Agora ele olhou para mim com favor, para desfazer a minha humilhação perante o povo” (Lc 01:19-25 – NVI).

Pode ser que esse seja o problema de muitas pessoas: não acreditar verdadeiramente nas Boas Novas de Jesus. Com a boca pode até dizer: “eu creio”, porém no coração diz: “talvez eu creia”. Nunca duvidemos do recado dado pelo Senhor, quem sabe esse não é a causa da nossa “mudez” (nossas orações parecem que não são ouvidas) diante de Deus. Porém, mesmo diante da “desconfiança” de Zacarias, o Senhor, em Sua infinita misericórdia, permitiu que o milagre acontecesse com ele e sua esposa Isabel.

No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia, a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!" Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação. Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim". Perguntou Maria ao anjo: "Como acontecerá isso, se sou virgem?" (Lc 01:26-34 – NVI).

Assim como outras duas pessoas que vimos na mensagem, a outra Maria (a irmã de Lázaro) e Zacarias, Maria (esposa de José) também pensou de maneira natural, afinal como uma virgem, há aproximadamente 2.000 anos poderia engravidar?

O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação” (Lc 01:35-36 – NVI). O anjo então explicou a Maria o plano de Deus para sua vida.

No entanto, o que seria dito a seguir era a resposta para todas os questionamentos que surgiram durante a mensagem: “como pode um morto de quatro dias ressuscitar?”; “como um casal avançado em idade e com a mulher estéril pode ter um filho?”; e “como uma virgem pode engravidar sem jamais ser tocada por um homem?”: pura e simplesmente porque para Deus nada é impossível (Lc 01:37).

Contar os milagres ocorridos com Lázaro, Zacarias, com Maria, com a sogra de Pedro, com o servo do centurião de Cafarnaum, com o cego de Jericó, dentre tantos outros que a Palavra nos trás, é muito gostoso, entretanto, contar os que acontecem conosco é muito mais, pois vivemos aquela situação, acompanhamos o mover de Deus em nossas vidas e colhemos o resultado. Nunca desistamos dos nossos milagres, pois eles são as portas para atingirmos uma multidão de pessoas. Que as nossas vidas sejam cheias de milagres e conversões, para a Glória de Deus. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário