Translate

domingo, 11 de dezembro de 2011

A força do Senhor e a excelência do Seu Nome.


Versículos: Mq 05:04, Zc 04:06 e At 08:12.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 10/12/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

E ele permanecerá, e apascentará ao povo na força do SENHOR, na excelência do nome do SENHOR seu Deus; e eles permanecerão, porque agora será engrandecido até aos fins da terra (Mq 05:04).

Algo que é indiscutível e de conhecimento da grande maioria das pessoas que seguem o Senhor Deus é que Ele é o nosso pastor. Embora os homens e mulheres de Deus que nos trazem as pregações também sejam pastores(as), eles também estão debaixo da autoridade do “pastor principal” que é o Senhor Deus. O rei Davi registrou isso através de um de seus salmos quando diz que o SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome (Sl 23:01-03).

Mas o Senhor não pastoreia Seu povo de qualquer maneira, mas, conforme a passagem acima, Ele o faz na Sua força e na excelência do Seu Nome.

A força do Senhor não se refere ao poderio físico, da musculatura física, mas sim ao entendimento da Sua Palavra, pois a Bíblia nos diz que não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos (Zc 04:06). Ou seja, para assuntos espirituais, não adianta a força física, mas sim a força e o poder da Palavra do Senhor. Pode ser por isso que não estejamos conseguindo os resultados que almejamos, por exemplo, com os nossos filhos que estão andando no caminho errado. Talvez estamos forçando (até fisicamente) a ida deles à igreja ao invés de os colocarmos, em oração, diante do Senhor e batalharmos por eles, através da Palavra.

O mesmo serve para a iminente falência que se aproxima da empresa. Ao invés de contrairmos um empréstimo atrás do outro para liquidar as dívidas, por que não as colocamos diante do Senhor e O chamamos para ser nosso sócio nessa empreitada? Talvez estejamos buscando as nossas próprias forças para a solução dos nossos problemas, quando deveríamos buscá-la no Senhor, afinal, a Palavra diz que o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação (Sl 118:14 – NVI). Ele é força e a salvação, não nós mesmos.

Outra forma que o Senhor usa para pastorear Seu povo é através da excelência do Seu Nome. Uma outra tradução, trás no lugar de excelência, a palavra majestade (NVI), ou seja, no mais alto grau, com primazia (prioridade) sobre todos. Logo, o Senhor conduz aqueles que são Seus de maneira displicente, ao contrário, Ele o faz com a mais perfeita e completa competência e qualidade, tal qual a um rei durante uma batalha de seu reino, entretanto, com o Rei Jesus, diferentemente a um monarca aqui na Terra, nenhum de Seus soldados será perdido ou ferido, ao contrário, todos serão levados à vitória completa, já que se deve atribuir a Deus fortaleza; a sua excelência está sobre Israel (povo de Deus) e a sua fortaleza nas mais altas nuvens (Sl 68:34). Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza (Sl 150:02).

A Palavra nos mostra um exemplo disso com algo que aconteceu com Filipe. Quando ele estava em Samaria (devido à perseguição dos Cristãos por Saulo muitos deles, exceto os apóstolos, estavam dispersos pela região da Judéia e da própria Samaria), pregando aos samaritanos. No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres (At 08:12 – NVI).

Logo, ao ouvirem a Palavra do Senhor e crerem nEla, os samaritanos não somente ficarão felizes, mas também, devido à excelência do Senhor para com os dEle, não pararam por aí e também receberam o batismo. Que coisa linda!

Portanto, o Senhor não pastoreia Suas ovelhas de qualquer maneira, mas sim através da Sua força e da excelência do Seu Nome, tudo isso para que eles vivam em segurança, pois a grandeza dEle alcançará os confins da terra (Mq 05:04b – NVI). Entretanto, o Senhor só pode ser pastor de quem é Sua ovelha. Se esse ainda não é o nosso caso, eis o momento perfeito para decidir tornar-se ovelha, não de qualquer pastor, mas sim daquele que possui excelência no pastoreio. Tomemos a decisão agora. Que o Senhor fale mais a cada coração. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário