Translate

domingo, 4 de dezembro de 2011

Cinco condições para sermos perfeitos.


Versículos: Mt 05:43-44; 48.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 03/12/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês (Mt 05:48 – NVI).

Eis uma importante determinação feita pelo Senhor Jesus: sejamos perfeitos, completos, acabados, notáveis, sem defeitos assim como o Senhor Deus e Sua Palavra o são. Mas isso é difícil! Embora devido ao pecado de Adão todo homem já tenha nascido debaixo do pecado, temos de nos esforçar para cumprir tudo o que está na Escritura Sagrada, não importa se fácil ou difícil, temos que fazer e ponto final, logo, se Ela diz para sermos perfeitos, temos que nos esforçar e ser.

Entretanto, na Palavra, o Senhor nos mostra uma série de diretrizes de como nos portarmos para sermos perfeitos. Vamos estudar algumas a seguir, mais especificamente, cinco.

Se pegarmos o capítulo 05 de Mateus, veremos que o Senhor Jesus faz um comparativo entre o antigo testamento e o novo. Em certa altura Ele diz: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo” (Mt 05:43). Pela Lei, anteriormente, todos aqueles que fossem nossos “inimigos”, deveriam ser odiados, todavia, esse era o entendimento da antiga aliança, o qual já não devemos mais ter. O único inimigo que deve ser odiado é o diabo, que está por detrás de toda e qualquer inimizade, desconforto, etc, que exista entre alguém e nós. Na época do antigo testamento, eles não tinham essa Revelação que hoje nós temos. Mas e nós, como devemos agir então? Através do olhar do novo testamento, ou seja, da mesma forma que Jesus mandou.

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus (Mt 05:44). Conforme dito acima, eis aqui cinco condições, dentre muitas outras, elencadas por Jesus para sermos perfeitos.

Inicialmente, temos que amar os nossos inimigos. Aqui são os inimigos carnais, alguém que, por algum motivo, se declare nosso inimigo. Como já sabemos é o diabo que está por detrás dessa ação, portanto, temos que entrar diante de Deus clamando que aquela alma que está sendo enganada pelo pai da mentira, abra os olhos e veja que ela está apenas se prejudicando. De forma alguma temos que declarar guerra contra essa pessoa, afinal, não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 06:12).

Em seguida, é dito que temos que bendizer os que nos maldizem. Ainda que alguém tenha levantado uma enorme calúnia a nosso respeito, fruto da mais pura maldade, não devemos retribuir na mesma moeda, pois a Palavra nos diz que aquele que espalha a calúnia é um insensato (Pv 10:18b). Se alguém nos maldisser, peçamos a Deus que coloque uma guarda em nossas bocas (Sl 141:03) para retribuir abençoando aquela pessoa.

Na seqüência, tem que fazer o bem aos que nos odeiam. Mesmo que alguém queira nos destruir, devemos sempre querer o melhor para essa pessoa. O mal não se combate com o mal, mas sim com a Palavra de Deus. Caso sejamos alvo de ódio da parte de alguém, devolvamos com a Palavra pedindo ao Senhor que retribua esse ódio dez vezes mais contra essa pessoa, mas em forma do Amor de Deus em sua vida. Jesus disse que seríamos odiados por todos por amor do Seu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo (Mc 13:13).

Temos então, as duas últimas diretrizes da mensagem de hoje, dadas pelo Senhor que é orar pelos que nos maltratam e também pelos que nos perseguem. É muito comum, quando alguém conhece o Evangelho, passar a ser maltratado pelos familiares, amigos, colegas de trabalho, sem nenhum motivo aparente ou, simplesmente, por ser de Jesus. Isso nada mais é que um ataque do diabo que sabe que a Verdade está chegando àquelas vidas e que, rapidamente, seu reinado será destruído. Não desistamos nessa situação, pois a ação do inferno está com os dias contados, novamente dizendo, perseveremos, pois aquele que perseverar até ao fim será salvo (Mt 24:13).

Todos aqueles que querem servir verdadeiramente a Cristo devem estar preparados para as perseguições, afinal, o próprio Senhor Jesus disse: “Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa” (Jo 15:20). O apóstolo Paulo, também fala algo a respeito dizendo que, na verdade, todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições (II Tm 03:12). Ora, se Cristo foi perseguido, por que nós, meros servos não seríamos também? Mas tenhamos bom ânimo, pois Ele termina dizendo que, mesmo assim, guardarão as nossas palavras, assim como guardaram as dEle. Que privilégio!

Portanto, eis cinco condições, dentre tantas outras que a Palavra nos trás para sermos perfeitos. Se as seguirmos poderemos dizer que somos filhos do nosso Pai que está nos céus. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário