Translate

domingo, 4 de dezembro de 2011

Sem a Palavra não existem os milagres.


Versículos Jo 05:01-15 e At 03:01-08.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 02/12/2011
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo (Jo 05:01-05).

Como já dissemos anteriormente, não sabemos se a passagem acima se refere a uma estória que era contada naquela época, ou efetivamente acontecia conforme o descrito. Entretanto, ela trás uma série de ensinamentos que nos é muito importante.

Em nossa caminhada com Jesus, veremos por muitas vezes, mesmo em momentos de festa para nós (uma cura, uma libertação, a prosperidade, etc) pessoas espiritualmente (ou mesmo fisicamente) enfermas, cegas, mancas e ressequidas, algumas até por muitos anos como era o caso daquele homem, esperando que alguém “mova as águas” para que aquele mal seja sanado. E como devemos agir caso nos deparemos com essas situações? Assim como Jesus fez, como veremos na seqüência.

E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda (Jo 05:06-08).

O Senhor não fez de conta que aquele homem não existia, ao contrário, Ele voltou a Sua atenção para o rapaz. O motivo de unicamente ele ser visto não sabemos, afinal havia uma multidão de pessoas com problemas e Jesus olhou especificamente para uma pessoa. Pode ser que aquele homem tivesse feito uma oração, um voto, ou algo que chamou a atenção de Deus e, consequentemente, do Senhor Jesus. Logo após, o Senhor liberou uma Palavra para ele, e é aqui que está o grande segredo: a utilização da Palavra para a execução do milagre.

Jesus era Deus, portanto Ele poderia trazer a cura daquele homem da maneira que Ele quisesse, entretanto preferiu nos ensinar que a Palavra é fundamental para a ação de Deus, pois a Santa Escritura nos diz que se tivermos Fé como um grão de mostarda, diremos (falaremos), ao monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada nos será impossível (Mt 17:20). A Bíblia nos trás mais exemplos da utilização da Palavra para que ocorra o milagre.

Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo. Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola. Pedro e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: "Olhe para nós! "O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa. Disse Pedro: "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande". Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes (At 03:01-07 – NVI).

A passagem acima nos dá mais uma série de ensinamentos, que não são o foco da mensagem de hoje, entretanto, vamos recapitular rapidamente, pois sempre é importante nos lembrarmos dos recados de Deus para nós.

Pedro e João estavam no templo e tinham um horário de oração, temos que ter o mesmo costume de ir ao templo e separarmos um momento de nossos dias para buscarmos ao Senhor. O homem olhou com atenção para os apóstolos. Temos que fazer a mesma coisa, olhar com atenção o recado que o Senhor manda através das pessoas de Deus, usadas para compor hinos, pregar sua Palavra, etc, e não fazermos isso de maneira displicente, relapsa, negligente. Ao levantar o homem pela mão, Pedro segurou o homem até os seus tornozelos ficarem firmes. Quando ajudarmos alguém a sair de uma situação complicada, seguremos essa pessoa pelas nossas orações (mãos) até que ela esteja firme no Caminho da Verdade. Se as largarmos imediatamente após seu milagre, sem nenhuma sustentação na Palavra, essa pessoa se tornará uma vítima fácil para o inimigo.

Mas, o fato principal a ser destacado, é que Pedro dispensou uma Palavra para que o homem se levantasse: "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande". Só após isso é que ele segurou o homem pela mão. Ora, como já dissemos, a Palavra é a condição fundamental para que o Poder de Deus se manifeste em nossas vidas.

E de um salto pôs-se de pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus (At 03:08 – NVI). Com a Palavra em ação, o milagre está apto a ocorrer e, como resultado, as pessoas vão para o templo, saltando de alegria e louvando a Deus, oh Aleluia!

Retomando então, o nosso ponto de partida. O homem que estava no tanque de Betesda, após falar com Jesus, havia sido curado. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito (Jo 05:09-10). Notemos que os judeus (aqui no caso os legalistas), não ficaram tocados pela cura do homem, mas sim pelo fato de que no sábado (pela tradição judaica) não ser permitido levar o leito. Conosco pode acontecer a mesma coisa.

Embora tenhamos sido curados de um câncer, por exemplo, alguém pode chegar e nos apontar o dedo porque continuamos em uma situação econômica difícil, ou ainda, mesmo libertos de uma cadeia, como ainda não fomos julgados, portanto não somos inocentes, etc. Não prestemos atenção nisso e façamos o mesmo que o não mais paralítico que lhes respondeu: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda (Jo 05:11). Ou seja, respondamos que Jesus nos mandou sermos livres, curados, abençoados, para a Glória de Deus.

Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda? E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão. Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara (Jo 05:12-15).

Logo, de posse da Palavra que é necessária para o nosso milagre, façamos como os homens curados, tanto por Jesus como pelos apóstolos, entremos e encontremos o Senhor no templo. A seguir, sigamos anunciando às outras pessoas, com alegria, louvando ao Senhor que Jesus nos curou, nos libertou, nos transformou, nos fez novas criaturas, entretanto, sem pecar mais para que algo pior não ocorra conosco. Que o Senhor fale mais com cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário