Translate

domingo, 20 de maio de 2012

Caminhos de morte.


Versículos Pv 14:12; II Cr 12:01-06, 25:01-03; Mt 05:44; Tg 04:08-10 e Mc 01:15.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 14/08/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são caminhos de morte (Pv 14:12).

Existem caminhos que aos olhos do homem são plenamente aceitáveis, porém não são perante os do Senhor. Algumas pessoas podem, por exemplo, guardar em seus corações um desejo de vingança contra alguém que as tenha prejudicado muito, o que é “aceitável” pelos homens, mas não é algo correto segundo a Lei de Deus.

O rei Amazias começou a reinar em Jerusalém e fez o que era reto aos olhos do Senhor, porém, não com o coração inteiro (II Cr 25:02). Quando seu reino foi confirmado, ele matou os servos que haviam matado o rei seu pai (II Cr 25:03). Muitas pessoas podem estar agindo como Amazias, não querendo efetivamente matar outra pessoa, mas desejando em seu coração que, de uma forma ou de outra, a pessoa pague por algo que ela tenha lhe feito.

Caso isso esteja acontecendo conosco, a nossa atitude é a mesma do rei, podemos até estar fazendo algumas coisas retas aos olhos do Senhor, porém não as estamos fazendo de todo o nosso coração. Ainda que alguém esteja nos caluniando, nos perseguindo ou nos prejudicando, não devemos desejar o mal dessa pessoa ou que a “fúria divina” pese sobre ela, ao contrário, o Senhor Jesus disse que devemos amar os nossos inimigos, bendizer os que nos maldizem, fazer o bem aos que nos odeiam e orar pelos que nos maltratam e nos perseguem, para que sejamos filhos do nosso Pai que está nos céus (Mt 05:44). Devemos sempre lembrar que não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes (Ef 06:12), devemos sim nos dirigir ao demônio que está usando aquela pessoa para aquele fim, repreendê-lo e orar ao Senhor clamando a sua libertação e salvação.

Aquele que não deseja o bem e a libertação daqueles que o caluniam e perseguem, está fora da Lei de Deus e, conseqüentemente, Ele não pode protegê-lo do ataque do inimigo. O rei Roboão, ao ser confirmado seu reinado e havendo se fortalecido deixou a Lei do Senhor e com ele todo o Israel (II Cr 12:01). No quinto ano de seu reinado, o rei do Egito Sisaque subiu contra ele, com uma série de cavaleiros, carros, uma multidão incontável, juntamente com os líbios, suquitas e etíopes, tomando as cidades fortes de Judá, chegando até Jerusalém (II Cr 12:02-04).

Isso acontece conosco quando abandonamos ao Senhor e Sua Lei, aqueles que nos seguiam podem abandonar a Fé, o mal que havia sido expulso de nossas vidas pode voltar a nos atacar, trazendo com ele sete espíritos piores, tomando nossas cidades fortes (aqueles que nunca tiveram problemas de saúde passam a ter, aqueles filhos que sempre foram uma benção passam a dar problemas, o casamento que era extremamente sólido e até “invejado” passa a ter crises, as finanças que nunca faltaram passam a ser escassas, etc), chegando até a tomar a nossa paz (a nossa Jerusalém).

Então veio o profeta Semaías, a Roboão e aos demais príncipes de Judá que estavam reunidos em Jerusalém por causa do rei do Egito e disse-lhes: Assim diz o Senhor, vós me deixastes a mim, por isso também vos deixei na mão de Sisaque (II Cr 12:04). O rei e os príncipes de Israel se humilharam então e disseram que o Senhor é justo (II Cr 12:05).

A única saída para que existe para que o Senhor volte a nos proteger é reconhecendo Sua soberania, nos cheguemos novamente a Ele e nos humilhando. O apóstolo Tiago escreveu que devemos chegar a Deus e Ele chegará a nós, alimpemos as mãos, pecadores; e nós de duplo ânimo, purifiquemos nossos corações (Tg 04:08). Devemos sentir as nossas misérias, lamentemos e choremos, convertamos nosso riso em pranto e o nosso gozo em tristeza (Tg 04:09), e a parte principal para nós, devemos nos humilhar perante o Senhor e Ele nos exaltará (Tg 04:10). O amor de Deus excede todo o nosso entendimento, se reconhecermos nossos erros, nos humilharmos e o buscarmos, Ele nos exaltará, mas para que isso ocorra, precisamos estar novamente debaixo da Sua Lei.

O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho (Mc 01:15). A boa notícia é a vontade de Deus para conosco, creiamos e façamos tudo o que nele está escrito, assim o Senhor nos protegerá e nunca entraremos em nenhum caminho que seja de morte. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário