Translate

domingo, 13 de maio de 2012

Voltemos ao primeiro amor.


Versículos Ap 02:04-05; Jz 06:01-10; Jo 14:06, 15:05; Pv 28:13, 13:13, 16:06; Sl 101:01 e I Co 11:31.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 13/08/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor, lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica das primeiras obras, quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres (Ap 02:04-05).

Muitos de nós talvez estejamos em momentos de dificuldade porque aquele primeiro amor que surgiu quando ouvimos falar de Jesus não existe mais, então esfriamos na Fé e passamos a viver a vida no Senhor de qualquer maneira. Precisamos nos lembrar onde foi que caímos e então pedirmos perdão a Deus pelos nossos erros e, se necessário for, pedirmos perdão também à pessoa que prejudicamos, e então retornarmos às primeiras obras no Senhor, caso contrário, o próprio Deus diz que tirará do lugar o nosso castiçal (a nossa iluminação), se não nos arrependermos.

Só conseguiremos voltar ao primeiro amor se buscarmos a Cristo, pois Ele é o caminho a verdade e vida, ninguém vai ao Pai senão por Ele (Jo 14:06) e sem Ele nada podemos fazer (Jo 15:15b), pedirmos perdão pelos nossos erros e nos acertarmos com as pessoas que, porventura, tenhamos prejudicado.

O povo de Israel fez o que era mau aos olhos do Senhor, e o Senhor os deu nas mãos dos midianitas por sete anos (Jz 06:01). Deus não entregou o povo aos inimigos para que estes sofressem as conseqüências de sua queda, simplesmente o Senhor não pode mais protegê-los já que não estavam mais debaixo de Sua autoridade, e o mesmo pode estar acontecendo conosco. Podemos estar sofrendo o ataque do inimigo porque não estamos debaixo da proteção de Deus.

A mão dos midianitas prevaleceu de tal forma sobre os filhos de Israel que estes fizeram para si covas, cavernas, fortificações, tudo o que eles semeavam os midianitas, os amalequitas e os do oriente vinham como gafanhotos e nada deixavam, e destruíam frutos, ovelhas, bois, jumentos de modo que nada sobrava (Jz 06:02-05). Israel então empobreceu muito e pela presença deles, então os filhos de Israel clamaram ao Senhor por causa dos midianitas (Jz 06:06-07).

Conosco pode acontecer a mesma coisa, talvez o fruto do nosso trabalho não esteja sendo visto por nós, somos dizimistas fiéis, ofertantes na obra de Deus e nada de prosperidade. Isso porque estamos fora da Sua proteção e a Palavra de Deus diz que aquele que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia (Pv 28:13). Devemos fazer o mesmo que o povo de Israel fez, clamar ao Senhor, então a Sua ação voltará a ocorrer em nossas vidas.

Quando eles clamaram a Deus, o Senhor enviou um profeta que levou a Sua Palavra a eles lembrando-os que Ele os tinha tirado do Egito e da casa da servidão, os livrou dos egípcios e de todos quantos os oprimiam, os expulsou de diante deles e ainda os havia dado aquela terra (Jz 06:08-09). Esse é o mesmo recado entregue a nós, O Senhor nos lembrará de todas as vezes que Ele esteve conosco, nos tirando daquela servidão causada por uma doença incurável, nos livrando de um problema aparentemente insolúvel, e nos deu a terra para habitar, Suas revelações.

Disse mais o Senhor, que Ele era o Deus deles, que não deviam temer aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitavam, mas não deram ouvidos à Sua voz (Jz 06:10).

Mais um recado extremamente importante dado por Deus a todos nós, não devemos temer nada, ainda que alguém muito poderoso esteja se levantando contra nós, cujo deus seja o dinheiro, Ele estará conosco, mas somente se dermos ouvidos à Sua voz, afinal de contas, aquele que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado (Pv 13:13).

Podemos ainda estar desprezando os mandamentos de Deus, isto é, em pecado, mas ainda há tempo de Lhe pedirmos perdão, retornarmos onde caímos e voltar ao primeiro amor, pois Ele é misericordioso e pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado (Pv 16:06).             

Porém, a misericórdia e o juízo andam juntos, o rei Davi disse: cantarei a misericórdia e o juízo, a ti Senhor, cantarei (Sl 101:01). Enquanto o juízo final não chega, ainda temos a possibilidade de nos analisarmos e verificarmos se estamos fazendo algo errado, nos arrependermos e corrigir as falhas. O apóstolo Paulo disse que se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados (I Co 11:31), quando chegar o grande dia, não haverá mais tempo de arrependimento e perdão, Jesus, o justo juiz nos julgará e então provaremos a segunda morte, caso tenhamos algo em desacordo com Sua palavra.

Voltemos ao primeiro amor e recomecemos a trilhar os nossos caminhos na vontade do Senhor enquanto é possível. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário