Translate

domingo, 6 de maio de 2012

Nós valemos mais que rubis


Versículos Pv 31:10-11, 14-15, 21-24, 29 e Gl 05:22.
Pregador: Pr. Josias Cruz
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 07/08/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis (Pv 31:10).

A mulher virtuosa a quem o texto se refere é a igreja, mais precisamente a cada um de nós que compomos um corpo maior chamado de igreja. Porém o texto foca diretamente à mulher virtuosa, ou seja, aquela que possui as virtudes de Deus (fé, esperança, caridade, prudência, justiça, fortaleza e temperança), a esta, Deus diz que ela tem um valor superior a uma pedra preciosa raríssima e extremamente cara.

O coração do seu marido (Jesus, afinal Ele é o noivo e a igreja a noiva) está nela confiado; assim não necessitará de despojo (Pv 31:11), ou seja, O Senhor pode acreditar cegamente nessa igreja e nela depositar toda a sua confiança, até mesmo seu próprio coração que Ele não receberá restos ou sobras, ao contrário, Ele terá dela o melhor e a ela nenhuma fazenda faltará.

Essa mulher é como navio mercante, ela traz de longe seu pão (Pv 31:14), é aquela que não importa quão distante está o alimento espiritual que ela e sua família precisam, ela vai buscar passando (como os navios mercantes) por tempestades, vendavais, escuridão, cruzando imensidões com foco e objetivo definidos: o de levar o alimento que as outras pessoas precisam.

Ela levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas (Pv 31:15), mesmo à noite (período de escuridão onde ninguém pode trabalhar), quando não há a iluminação da Palavra de Deus, ela não fica prostrada, ao contrário, se levanta, dá o alimento a todos da casa e ainda distribui as revelações que Deus a dá para que todos possam se levantar com ela.

Não teme a neve na sua casa, porque toda sua família está vestida de escarlata ou forrada de roupas dobradas (conforme algumas traduções) (Pv 31:21), ou seja, ainda que o frio (ausência do calor oriundo do fogo de Deus) esteja em sua casa ela não teme, pois a sua família esta vestida de vermelho vivo, em outras palavras, coberta com o sangue de Jesus.

Essa mulher faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura (Pv 31:22), ela nunca está descoberta ou desprotegida e está sempre vestida de majestade, já que antigamente as vestes reais eram de seda vermelha (púrpura). Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra (Pv 31:23), logo, seu marido (Jesus) é conhecido nas revelações (portas) da Palavra feitas por ela e o reconhecimento dEle é tão grande que se assenta até entre os mais “sábios” da terra.

Faz para si panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores (Pv 31:24). Essa mulher é tão especial que está vestida de linho fino, que são os frutos do Espírito o amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança (Gl 05:22) e, além de estar vestida, ela os vende (transmite a outras pessoas através de suas ações, atitudes, reações, etc, de modo que aqueles que a vêem querem saber como ela consegue aquilo, em meio a toda e qualquer situação), e entrega cinto aos mercadores, que são aqueles que compram para revender, ou seja, aquilo que recebem dela é repassado para outras pessoas.

Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente (Pv 31:29)! Muitas pessoas têm procedido de maneira virtuosa, mas cada um de nós é a mais excelente para Deus. Precisamos buscar ser essa mulher virtuosa, afinal para o Senhor somos mais preciosos que uma das mais lindas e caras pedras preciosas. Que o Senhor fale mais ao coração de cada um de nós. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário