Translate

domingo, 13 de maio de 2012

Nossas coroas.


Versículos I Co 09:25-27, II Tm 04:07-08, Tg 01:12, I Pe 05:01-04 e Ap 02:10.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 12/05/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado (I Co 09:25-27 – NVI).

A Palavra nos trás algumas coroas as quais, todos os que estão firmes com Jesus e assim permanecerem até o final de sua estadia aqui nesse mundo terão o direito e, principalmente, o privilégio de receber das mãos do Senhor. Quanta honra! Vamos estudá-las na seqüência.

Comecemos pela coroa incorruptível. Assim como qualquer esportista que treina e se esforça para alcançar a vitória em um campeonato, nós também devemos nos esforçar para buscar o nosso objetivo que é a coroa. Entretanto, a coroa que eles buscam, só trás a glória momentânea, que permanece por alguns meses ou anos e depois é esquecida, ou seja, ela é perecível. Já a que devemos buscar nos trás a Glória eterna que é a salvação, é incorruptível, dura eternamente.

Dessa forma, não devemos passar por essa vida sem nenhum objetivo ou alvo, mas sim, buscando a salvação eterna e para isso temos que transformar o nosso corpo em escravo, ou seja, que o nosso espírito (que é quem recebe a Palavra e a entende) domine nossa carne e seus desejos e não ao contrário, para que não caiamos em algo muito errado e que tem acontecido entre nós, Filhos de Deus, que é entregarmos a Boa Notícia às outras pessoas e, muitas vezes, nós mesmos nos apresentamos reprovados diante do Senhor.

Outra coroa que temos direito, caso estejamos com a “casa” em ordem, é a coroa da justiça. Para essa explicação, vamos pegar uma passagem do apóstolo Paulo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda (II Tm 04:07-08). O recebimento dessa coroa está atrelado a algumas atitudes que devemos prestar atenção.

Inicialmente, Paulo disse que combateu o bom combate, que significa que ele batalhou contra o reino das trevas e sempre da maneira certa que é fundamentado na Palavra do Senhor. Depois, ele acabou a carreira, ou seja, mesmo próximo de sua despedida desse mundo, ele não achou que “já tinha feito o bastante e que era hora de dar lugar aos mais jovens”, ao contrário, ele permaneceu em seu propósito até o fim. Infelizmente, muitos dos que tem uma idade avançada pensam que já fizeram o bastante para a Obra de Deus. Nada disso, é justamente ao contrário, o Senhor quer usá-los ainda mais, pois assim como a Palavra fala de Josué que já velho, de idade bastante avançada, o Senhor lhe disse: "Você já está velho, e ainda há muita terra para ser conquistada” (Js 13:01 – NVI). Não importa a nossa idade, não é hora de parar e sim de prosseguir.

E terminando essa parte, Paulo disse que guardou a Fé, ou seja, em momento nenhum ele duvidou da capacidade do Senhor para qualquer coisa e assim, consequentemente, ele conectou a segunda parte da Palavra que desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. Vejamos bem, a coroa está guardada pelo Justo Juiz (não por um parcialmente justo ou totalmente injusto) a qual será dada a todos, sem exceção, que amarem a Sua vinda. E quem é que ama a vinda de Jesus? Todos aqueles que tem Fé nEle e fazem tudo conforme as Escrituras, pois o próprio Senhor Jesus disse que aquele que tem os Seus mandamentos e os guarda, esse é o que O ama (Jo 14:21). Quem amar o Senhor, obviamente também amará a Sua vinda.

A terceira coroa a ser recebida é a coroa da vida. Para esse esclarecimento, vamos pegar uma Palavra do apóstolo Tiago, que disse que bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam (Tg 01:12). Então quer dizer que não somos “sujos” por sermos tentados? Não, mas prestemos bem atenção à mensagem que diz que bem-aventurado o homem que suporta a tentação, e não o homem (a pessoa seja homem ou mulher) que cede à tentação. Há um abismo de diferença.

Não somos responsáveis pela tentação, afinal, o próprio Senhor Jesus foi tentado (Mt 04:01), porém, assim como Jesus, nós não teremos pecado se não aceitarmos e cedermos à tentação. Não ceder à tentação significa que estamos agindo de acordo com a Palavra, o que Ela condena, nós não aceitamos e, dessa forma, amamos Jesus, o que nos conduz à mesma explicação já vista anteriormente de que Jesus disse que aquele que tem os Seus mandamentos e os guarda, esse é o que O ama (Jo 14:21).

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 02:10). O inimigo só tem um objetivo: o de nos levar para o inferno. Para isso, ele lançará mão de tudo o que for possível para conseguir, mas, ainda que custe a nossa própria vida, não devemos permitir que a tentação vire o ato do pecado, para que possamos receber a coroa da vida das mãos de Jesus.

Temos ainda a coroa da glória e, para esse estudo, vamos nos basear em uma Palavra do apóstolo Pedro. Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada: Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória (I Pe 05:01-04 – NVI).

Embora essa passagem seja aparentemente para pastores e presbíteros, ela se aplica a todos nós, pois a Palavra diz que Jesus Cristo nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai (Ap 01:06), ou seja, temos que tomar conta de todos aqueles que estão debaixo da nossa autoridade espiritual (a nossa família, eventualmente os nossos amigos, etc).

Temos que pastorear (tomar conta, cuidar, tratar) desse “rebanho” sobre o qual o Senhor nos colocou, não por obrigação, ou esperando receber algo em troca por isso, mas por amor às vidas dessas pessoas. Eles têm que nos “imitar” não por imposição, por opressão ou por medo, mas por admiração e como exemplos do que o Senhor pode fazer nas vidas daqueles que crêem. Fazendo isso, teremos direito também à coroa da glória

Então, não adianta impormos ou ameaçarmos nossos filhos, pais, conhecidos a irem a Igreja, buscarem o Senhor, pois se agirmos dessa forma podemos alcançar o resultado exatamente ao contrário do que queremos. Ao invés de sermos exemplos de atração das pessoas para o Evangelho, podemos ser modelos de repulsão, de como seguir a Jesus torna a pessoa “intransigente e prepotente”, o que não é a verdade. Além disso, a Palavra diz que não é por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos (Zc 04:06).

Portanto, vimos que podemos receber várias coroas entregues pelo Senhor. Tomara que todos nós consigamos todas elas. Caso vejamos que estamos distantes de alguma delas, essa é a melhor hora para entramos na Presença do Senhor e pedir Sua ajuda para conseguirmos alcançar esse objetivo. Lembremos que não corremos como quem corre sem alvo, e não lutamos como quem esmurra o ar, mas buscando a salvação eterna e as coroas que nos estão prometidas. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário