Translate

domingo, 6 de maio de 2012

O Nome de Jesus é nosso.


Versículos Jo 14:12-13, At 03:01-16; 04:12-20.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 04/05/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo. Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola. Pedro e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: "Olhe para nós!” O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa (At 03:01-05 – NVI).

A passagem acima tem uma série de ensinamentos que já estudamos, entretanto, sempre é bom revê-los para o nosso crescimento Espiritual. Alguns de nós talvez estejamos na mesma posição daquele homem: esperando uma “esmola” espiritualmente falando. Mas como assim? Pode ser que estejamos olhando para algum pastor, algum irmão (ou irmã) da Igreja, para o nosso cônjuge, etc, esperando receber uma oração. Obviamente que não é errado pedir oração para alguém, porém, o errado é SÓ pedir oração.

Existem algumas orações que outras pessoas não podem fazer, e nem nos representar diante do Deus. Quando o rei Ezequias recebeu a Palavra do Senhor, através do profeta Isaías, para arrumar a sua casa, pois morreria (II Rs 20:01), ele não pediu ao profeta que orasse por ele, mas o próprio virou o rosto para a parede e orou (II Rs 20:02). Ora, Isaías não era profeta? Sim. Ele não poderia fazer uma oração pelo rei? Poderia, mas não aquela, pois, por sua especificidade, ela só poderia ser feita pelo próprio rei. Em um dos seus salmos, Davi disse: “Com a minha voz clamei ao SENHOR; com a minha voz supliquei ao SENHOR” (Sl 142:01). Logo, haverá momentos em que a única forma do Senhor nos ouvir será através da nossa oração pessoal.

E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda (At 03:06). Mas o que Pedro tinha que deu ao homem? O mesmo que todos nós temos, que é o Poder de Jesus usava, afinal Ele disse que na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho (Jo 14:12-13). Pedir aqui tem o sentido de determinar. Ou seja, temos uma “Procuração Divina” assinada por Jesus de que podemos utilizar o Seu Poder para fazer o milagre ocorrer, porém, temos que ter em mente que o Poder é dEle e que somente podemos utilizá-lO através de Seu Nome e não que somos “pessoas especiais” com “proximidade ímpar” com o Senhor. Nada disso, todos os que são nascidos de novo, em Cristo Jesus, têm autorização para agir em Seu Nome.

Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes (At 03:07 – NVI). Notemos que Pedro ajudou o homem a se levantar e em seguida o segurou até que seus tornozelos estivessem firmes. O mesmo nós devemos fazer. Ao auxiliar alguém na caminhada com Jesus, não abandonemos essa pessoa imediatamente após a sua conversão. Seguremo-la em oração até que vejamos que ela pode caminhar firmemente com suas próprias pernas.

E de um salto pôs-se de pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus. Quando todo o povo o viu andando e louvando a Deus, reconheceu que era ele o mesmo homem que costumava mendigar sentado à porta do templo chamada Formosa. Todos ficaram perplexos e muito admirados com o que lhe tinha acontecido. Apegando-se o mendigo a Pedro e João, todo o povo ficou maravilhado e correu até eles, ao lugar chamado Pórtico de Salomão (At 03:08-11 – NVI). Todos os que conheciam aquele aleijado ficaram perplexos com o que havia acontecido com ele. O mesmo vai acontecer com quem nos conhece ao ver a manifestação do Poder de Jesus em nossas vidas.

E o que Pedro fez ao ver aquilo? Vendo isso, Pedro lhes disse: "Israelitas, por que isto os surpreende? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou piedade? O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, glorificou seu servo Jesus, a quem vocês entregaram para ser morto e negaram perante Pilatos, embora ele tivesse decidido soltá-lo. Vocês negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que lhes fosse libertado um assassino. Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso. Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês vêem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver” (At 03:12-16).

O apóstolo fez o mesmo que todos nós devemos fazer: começou a pregar a Palavra. Como nós temos agido quando alguém nota a diferença em nossas vidas? Temos aproveitado a oportunidade para pregar Jesus para essa pessoa ou ficamos envergonhados, reservados e atribuímos a nossa transformação a um “mero acaso”?

Agora vem a parte principal da mensagem. Pedro continuou pregando e dizendo que em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At 04:12). Nenhum rótulo denominacional, pastor, religião, pessoa, etc, salva. Não adianta. Somente o Nome de Jesus faz isso, pois Ele mesmo disse que era o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai, senão por Ele (Jo 14:06). Portanto, não adianta depositar a confiança e a Fé necessárias para a salvação em lugar nenhum, somente em Jesus e ponto final.

Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus (At 04:13 – NVI). Não importa se somos doutores em alguma área ou sem nenhuma instrução, se estivermos com Jesus, as outras pessoas vão reconhecer o Senhor agindo em nossas vidas.

E como podiam ver ali com eles o homem que fora curado, nada podiam dizer contra eles. Assim, ordenaram que se retirassem do Sinédrio e começaram a discutir, perguntando: "Que faremos com esses homens? Todos os que moram em Jerusalém sabem que eles realizaram um milagre notório que não podemos negar” (At 04:14-16 – NVI). Mesmo aqueles que não têm a mesma Fé que a nossa, que acham que sofremos “lavagem cerebral” na Igreja, “que estamos sendo enganados”, que não passamos de pessoas “loucas”, nada poderão dizer contra nós e não terão como negar o milagre manifesto em nossas vidas, oh Aleluia! Mesmo aquele vizinho que se embriagava conosco e que acha “uma grande bobagem essa história de Igreja”, vai parar e vai dizer: “Realmente ele não bebe mais!” O cônjuge que não acreditava que poderíamos ser diferentes vai parar e vai dizer: “Realmente ele(a) está mudado, não fica mais nervoso à toa, cumpre com suas obrigações matrimoniais e está transformado”. O amigo(a) que sabia da nossa fama de mulherengo vai falar: “Olha, eu não sei o que aconteceu, mas depois que ele foi para a Igreja, pode passar a mulher mais linda do mundo que ele sequer nota”. Oh meu irmão, minha irmã é isso que acontece na vida de quem é de Jesus e usa o Seu Nome.

“Todavia, para impedir que isso se espalhe ainda mais entre o povo, precisamos adverti-los de que não falem mais com ninguém sobre esse nome". Então, chamando-os novamente, ordenaram-lhes que não falassem nem ensinassem em nome de Jesus (At 04:17-18 – NVI). O inimigo vai tentar de todas as formas fazer com que não levemos adiante o Nome de Jesus, mas jamais devemos desistir, ao contrário, devemos falar mais e mais de Jesus por todos os lugares que passarmos, pois a Palavra diz que o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hb 10:38).

Mas Pedro e João responderam: "Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus. Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos" (At 04:19-20 – NVI). É muito bonito e muito gostoso contar para as pessoas as passagens de Abraão, Jacó, Josué, Elias, Davi, Mateus, Jonas, etc, mas é muito mais gostoso contar aos outros aquilo que temos visto e ouvido Jesus fazer em nossas próprias vidas, pois dessas experiências falamos com mais convicção, afinal, nós as vivenciamos.

Logo, fomos autorizados a utilizarmos o Nome de Jesus pelo Próprio Senhor. Através dEle, podemos propagar a Palavra de Deus por todos os cantos da Terra, seja auxiliando alguém que se encontra em dificuldades, seja com as nossas próprias experiências. Entretanto, somente pode usar esse Nome os que são nascidos de novo em Jesus, assim como o esposo(a) somente pode usar o sobrenome de seu cônjuge quando formaliza a sua união. Portanto, caso ainda não tenhamos aceitado o Senhor Jesus como Nosso Senhor e Salvador, façamos isso agora mesmo e passemos a nos valer das benesses de utilizar o Nome de Jesus em nossas vidas e nas vidas daqueles que nos cercam. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário