Translate

domingo, 27 de maio de 2012

Reconciliados.


Versículos At 17:23-28 e II Co 05:17 – 06:01.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 25/05/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação (II Co 05:17-18).

Nenhum de nós, devido ao pecado de Adão, teria a possibilidade de conhecer o Senhor Deus se não fosse o sacrifício feito por Jesus na Cruz do Calvário. Mas, justamente por esse ato de amor da parte de Jesus para com cada um de nós, é que somos novas criaturas, ou seja, pessoas novas e que abandonaram os antigos hábitos errados e pecados. Em outras palavras, aquelas pessoas que antes habitavam em nossos corpos já não mais existem, mas o próprio Jesus é que habita em cada um de nós.

Através da morte de Jesus o Senhor Deus se reconciliou conosco, que Ele restituiu a Sua Graça a nós. E Ele fez isso para que? Para que nós também fizéssemos o mesmo para com as outras pessoas que ainda não conhecem o Senhor, Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação (II Co 05:19). Em outras palavras, Ele nos deu o ministério da reconciliação que é o de levarmos a Sua mensagem às pessoas perdidas para que elas também voltem a ter a graça do Senhor sobre elas, pois somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus (II Co 05:20).

Não devemos esquecer que, infelizmente, muitas pessoas que estão nesse mundo ainda não conheceram Jesus Cristo verdadeiramente. O apóstolo Paulo estava em Atenas, na Grécia, quando levantou-se na reunião do Areópago e disse: "Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio” At 17:22-23 – NVI).

A situação dos gregos é mesma que muitas pessoas: elas são religiosas, buscam ao Senhor da maneira delas, porém adoram um “deus” que elas não conhecem. Elas ouvem outras pessoas falando, fazem conforme orientam, muitas vezes fazem penitências, seguem uma tradição de “orações”, etc, mas elas nunca tiveram contato com o Verdadeiro Deus, aquele que cura, liberta, transforma, modifica, etc. A esses, assim como Paulo, também precisamos levar a palavra da reconciliação, afinal, da mesma forma que um pecador convicto, elas também estão caminhando para a perdição.

E continuou Paulo dizendo: "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas. De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós. ‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’" (At 17:24-28 – NVI).

O Senhor não é servido pelas nossas mãos, mas por aquilo que Ele vê em nossos corações. De nada adianta doar uma grande quantia à Igreja para pregar o Evangelho, se em nossos corações o pecado permanece vivo. Entretanto, aqueles que estão reconciliados com o Senhor, nEle vivem, se movimentam e existem, reforçando o que dissemos no começo da mensagem de que aquelas pessoas que antes habitavam em nossos corpos já não mais existem, mas o próprio Jesus é que habita em cada um de nós. Isso, por si só, nos fará rejeitar o pecado.

Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus, e nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão (II Co 05:21 – 06:01). Jesus se colocou em nosso lugar, mesmo não tendo nenhum pecado, para pagar pelos nossos. Oh, não deixemos que esse ato de imenso amor e reconciliação com o Pai tenha sido em vão. Tomemos uma posição firme em Cristo de honrá-Lo e servi-Lo de todo o nosso coração. Quando qualquer um de nós ouve uma Palavra e Ela fala ao nosso coração, é através dEla que o Senhor quer se reconciliar conosco.

Assim sendo, se alguém entre nós encontra-se fora de comunhão, de conciliação com o Senhor, rogamos (suplicamos, pedimos com veemência) para que se acerte imediatamente. Não devemos ficar sequer um segundo com o pecado ao nosso lado, pois esse tempo é mais que o suficiente para ele nos conduzir às trevas, à perdição eterna. Nos reconciliemos nesse exato momento.

Eu sou muito limitado. Que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário