Translate

domingo, 29 de abril de 2012

Jesus está na Palavra.


Versículos Js 01:07; 23:06; 14, Ec 10:04 e Lc 24:13-35.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 28/04/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo. Ele lhes perguntou: "Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham?” Eles pararam, com os rostos entristecidos. Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: "Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias?” "Que coisas?”, perguntou ele. "O que aconteceu com Jesus de Nazaré", responderam eles. "Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo. Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram que tinham tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo. Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram" (Lc 24:13-24 – NVI).

O relato acima descrito é a exemplificação perfeita daquilo que alguns de nós podemos estar passando. Se prestarmos atenção ao que disseram os discípulos, veremos que eles disseram que Jesus “era” (verbo utilizado no passado) um profeta poderoso em obras. Talvez, para nós, Jesus um dia foi presente em nossas vidas, mas, atualmente, não tem sido mais. Assim sendo, tal qual aos profetas, estamos deixando a nossa Jerusalém (casa de Paz) e estamos nos dirigindo a Emaús (que significa águas quentes – lugar para relaxar, espairecer, enfim, esfriar a cabeça), já que o Senhor está “morto” em nossas vidas.

Para outros, os olhos estão como que fechados para Jesus, seja por causa de um pecado, de uma desobediência, etc. Dessa forma, também como aqueles homens, já ouvimos falar que Jesus está vivo, já sabemos que Ele se manifestou na vida de outras pessoas (curando, libertando, transformando, operando maravilhas, etc), mas nunca tivemos isso acontecendo conosco. Também não estamos vendo Jesus.

Ele lhes disse: "Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram (Lc 24:25 – NVI)!” O profeta é aquele que entrega a Palavra de Deus. Talvez o problema seja que estamos procurando Jesus em Emaús (em algum lugar que Ele não está, como uma aventura amorosa, uma determinada prática religiosa, um subterfúgio por nós inventado, etc) enquanto Ele permanece em Jerusalém, na casa de Paz, na Palavra de Deus, afinal Jesus nos disse para examinarmos as Escrituras, pois são Elas que testificam dEle (Jo 05:39). Ou seja, não encontraremos o Senhor em outro lugar, somente na Palavra.

“Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória?” E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras (Lc 24:26-27 – NVI). Eis a colocação do próprio Senhor Jesus para reforçar o que acabamos de ver no parágrafo acima.

Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante. Mas eles insistiram muito com ele: "Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando". Então, ele entrou para ficar com eles. Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles. Perguntaram-se um ao outro: "Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras (Lc 24:28-32 – NVI)?”

Toda vez que a Palavra de Deus saltar aos nossos corações, quando sentirmos aquela sensação gostosa de que aquela passagem da Palavra foi feita especialmente para nós, trata-se do Senhor falando com cada um de nós e entregando uma Revelação, um recado que, se não for para aquele momento que estivermos passando, com certeza será utilizado futuramente em alguma batalha que enfrentemos. Não adianta, por mais que alguém seja de Deus, freqüente uma Igreja, leia a Palavra e busque comunhão com o Senhor, essa pessoa passará por momentos de aflição, pois Jesus já disse que no mundo teríamos aflições (Jo 16:33). Se o próprio Senhor foi tentado por Satanás no deserto (Mt 04:01-11), por que nós não seríamos?

Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jesuralém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos, que diziam: "É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão (Lc 24:33-35 – NVI). Voltemos para Jerusalém. Os discípulos encontraram a Jesus no caminho. Eles se aproximaram de Emaús, porém não entraram lá. Deus não nos quer longe do Seu caminho (Sua Palavra).

Somente em Jerusalém encontraremos o Senhor vivo, afinal a Palavra nos diz que se a ira de uma autoridade se levantar contra nós, não abandonemos o nosso posto (Ec 10:04 – NVI). Nunca devemos abandoná-la.

Vamos aprender mais em relação à Palavra com um homem muito abençoado por Deus: Josué. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares (Js 01:07). Josué nos ensina algo muito importante e que muitos não temos prestado atenção: temos que fazer conforme TODA (não só algumas coisas que nos interessam) a lei (a Palavra), para não nos desviarmos nem para a direita (fanatismo religioso), nem para a esquerda (para o pecado).

A passagem acima mostrava um Josué jovem, mas, mesmo já com 110 anos, ele disse aos israelitas para esforçarem-se, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés; para que dele não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda (Js 23:06). E continuou dizendo: E eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós bem sabeis, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma, que nem uma só palavra falhou de todas as boas coisas que falou de vós o SENHOR vosso Deus; todas vos sobrevieram, nenhuma delas falhou (Js 23:14).

A Palavra deve ser seguida não só por aqueles que são jovens, como também por aqueles que já estão avançados em idade, afinal, o recado dado pelo Senhor ao próprio Josué, também é válido para todos nós quando diz: Sendo Josué já velho, de idade bastante avançada, o Senhor lhe disse: "Você já está velho, e ainda há muita terra para ser conquistada (Js 13:01 – NVI)”. Dessa forma, paremos de pedir a Deus para nos levar porque já estamos cansados, afinal de contas, muita há muita terra para ser conquistada (muitas almas a serem resgatadas). No momento em que o Senhor Deus nos chamar, nós devemos ter o mesmo discurso do apóstolo Paulo de que combatemos o bom combate, acabamos a carreira e guardamos a Fé (II Tm 04:07) e não que fugimos do combate.

Portanto, caso não estejamos vendo Jesus por um pecado ou por uma desobediência, entremos diante de Sua Presença e peçamos misericórdia ao Senhor. Se o nosso caso é falta de entendimento, peçamos ao Senhor que Ele nos dará, tal qual fez com Salomão. Voltemos a Jerusalém, pois lá encontraremos o Jesus vivo. Lembremos que Ele estará para sempre vivo em Sua Palavra e que Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente (Hb 13:08). Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Um comentário:

  1. Que nosso Eterno Deus e Pai, nosso Criador, te abençoe e te proteja.
    “Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do Amor de Deus.” [Rom.8:39a]
    Venha nos fazer uma visita:
    http://casadeoracaopb.org/

    ResponderExcluir