Translate

domingo, 22 de abril de 2012

O melhor plano é o de Deus.


Versículos Gn 12:01-02; 16:01-07; 16 – 17:01-05, Gl 03:13-14 e Tg 04:10.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 21/04/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, disse a Abrão: "Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela". Abrão atendeu à proposta de Sarai (Gn 16:01-02 – NVI).

Muitas vezes um entendimento errado nos leva a tomarmos atitudes erradas, assim como aconteceu com Abrão e sua esposa. Sarai disse que “o Senhor a estava impedindo de gerar”. Por acaso o Senhor faria isso com alguém? Obviamente que não, mas, Sarai não entendeu que, o tempo do Senhor é diferente do nosso, que a Providência Divina não anda nem um milionésimo de segundo adiantada ou atrasada e que, no momento certo, ela conceberia. Entretanto, Sarai observou a situação através dos olhos naturais, pois já estava com certa idade, muito provavelmente seu momento fértil já havia passado, o próprio corpo já estava dando sinais do avanço do tempo, etc, ao invés de olhar a situação com olhos espirituais.

Assim sendo, ela propôs a Abrão que tivesse filhos com sua serva e ele aceitou o plano dela, mas, em algum momento eles perguntaram ao Senhor se essa era o Seu Plano? Não. Vamos deixar bem claro que, à época, isso não era nenhum escândalo, ao contrário, era costume um homem possuir mais de uma mulher, além disso, a medicina era diferente, não havia inseminação artificial, nem uma série de outros tratamentos que hoje permitem até uma mulher de idade avançada engravidar e dar à luz a uma criança saudável e abençoada, ou seja, Hagar seria uma “barriga de aluguel” para o filho dele.

Quando isso aconteceu já fazia dez anos que Abrão, seu marido, vivia em Canaã. Foi nessa ocasião que Sarai, sua mulher, entregou sua serva egípcia Hagar a Abrão. Ele possuiu Hagar, e ela engravidou. Quando se viu grávida, começou a olhar com desprezo para a sua senhora. Então Sarai disse a Abrão: "Caia sobre você a afronta que venho sofrendo. Coloquei minha serva em seus braços, e agora que ela sabe que engravidou, despreza-me. Que o Senhor seja o juiz entre mim e você". Respondeu Abrão a Sarai: "Sua serva está em suas mãos. Faça com ela o que achar melhor". Então Sarai tanto maltratou Hagar que esta acabou fugindo. O Anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur (Gn 16:03-07 – NVI).

Naquele lar tão abençoado, devido a um entendimento equivocado que levou a uma atitude errada, sem consultar ao Senhor, passou a haver intriga, incompatibilidade entre o casal e até maus-tratos de uma pessoa. Infelizmente, o mesmo tem se repetido na vida de muitos de nós. Por não consultarmos ao Senhor e não questionarmos o Seu Plano para cada um de nós em muitas coisas que fazemos (não estamos falando de pecado, pois isso é errado e ponto final, mas de coisas que não estão em desacordo com a Palavra como, por exemplo, uma mudança de emprego, uma sociedade a ser criada, um pedido de namoro, o matrimônio a ser tomado, etc) muitas vezes nos vemos em meio a problemas tão sérios quanto esses, ou até piores.

E então vem a pergunta: “Mas Senhor, estou te servindo, tenho procurado não pecar, estou andando em retidão perante Ti! Por que isso está acontecendo?” Ora, Abrão também era um homem de Deus, tanto que é considerado o Pai da Fé, mas, assim como ele, pode ser que não perguntamos ao Senhor se essa atitude que tomamos era da Vontade dEle e Seu Plano para nós. O Senhor é muito claro e diz, através de Sua Palavra que Ele vela sobre a SUA Palavra para cumpri-La (Jr 01:02) e não sobre a nossa palavra, nossa vontade.

Abrão estava com oitenta e seis anos de idade quando Hagar lhe deu Ismael. Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: "Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro” (Gn 16:16 – 17:01). Por não seguir o Plano do Senhor, Abrão provou do silêncio de Deus por treze anos. E quantos de nós também não estamos provando o silêncio do Pai pelo mesmo motivo?

Quando o Senhor apareceu novamente ao patriarca, Ele deu um “puxão de orelhas” em Abrão dizendo que Ele é o Todo-poderoso (ou seja, Ele sabe de todas as coisas e não nós), para ele andar segundo a Vontade do Senhor (não a nossa vontade) e para que fosse íntegro (inteiro, completo, em tudo, não pelas metades ou em algumas coisas “sim” e outras “não”). Em outras palavras, o Senhor estava dizendo que não mudou (Ml 03:06) e quem saiu do Plano Divino foi Abrão.

Se voltarmos um pouco, veremos que Abrão tinha uma Promessa do Senhor. Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção (Gn 12:01-02).

E continuou o Senhor dizendo: “Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência". Abrão prostrou-se, rosto em terra, e Deus lhe disse: "De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações. Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações” (Gn 17:02-05 – NVI).

Abrão agiu em desacordo com o Plano do Senhor, ainda assim, o Senhor não só manteve a Sua Promessa, como a multiplicou. Se prestarmos atenção que em Gn 12:02, veremos que o Senhor diz que fará de Abrão uma grande nação e em Gn 17:04 Ele diz que o patriarca será pai de muitas nações. O amor do Senhor excede todo o nosso entendimento (Ef 03:19). Alguém pode estar dizendo: “Mas por qual motivo Abrão, mesmo não seguindo o Plano de Deus foi abençoado dessa forma?”

A resposta está no versículo 03, quando Abrão prostrou-se diante do Senhor com o rosto em terra, ou seja, ele se humilhou perante o Senhor e não discutiu. Pode ser que esse seja o nosso problema. Ao invés de nos humilharmos perante Deus e aceitarmos que estamos fora de Seu Plano, tentamos achar desculpas ou botar a culpa nos outros por nossos erros. Abrão poderia ter dito: “Mas Senhor, o plano foi de Sarai, ela me levou a tal atitude, etc”. Nada disso. Ele simplesmente aceitou seu erro, permaneceu em silêncio e humilhou-se perante Deus. A Palavra é clara e nos diz para nos humilharmos perante o Senhor, e Ele nos exaltará (Tg 04:10).

Não importa quem sejamos, a qual classe social pertençamos ou quanta influência tenhamos. Não é vergonha para ninguém se humilhar perante o Senhor que tudo criou, ao contrário, isso é sinal de humildade e submissão a Ele, além disso, está escrito no Santo Livro que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 04:06). Por que não fazer isso agora mesmo? Essa conversa do diabo de que por termos nos afastado do Plano do Senhor não temos acesso a uma benção como essa é uma grande mentira, pois Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito (Gl 03:13-14).

Notemos bem: a benção de Abraão (a multiplicada) está sobre nós e não a de Abrão. Portanto, se tivermos a mesma atitude do amigo de Deus (Tg 02:23), assim como com ele, teremos de volta não só aquilo que perdemos por não seguirmos as orientações de Deus, mas teremos tudo multiplicado, oh Aleluia! Teremos não só um casamento abençoado novamente, nós o teremos mais abençoado que antes, não só uma família abençoada, será mais do que tínhamos, não só bons filhos, mas excelentes filhos, não só um negócio próspero, mas muito mais que anteriormente, etc.

Logo, nenhum de nós está livre de cometer erros e sair do Plano de Deus. O bom é que isso nunca aconteça, que questionemos o Senhor a cerca de tudo que tenhamos que fazer, mas caso ocorra, assim como fez Abrão, humilhemo-nos perante Deus, não discutamos, peçamos perdão e voltemos ao Seu Plano. Agindo dessa forma, possuiremos a benção multiplicada, a de Abraão agindo em nossas vidas. Lembremos, o melhor plano para nós sempre será o de Deus. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário