Translate

domingo, 22 de abril de 2012

Preparemos o coração.


Versículos Sl 57:07; II Cr 20:01-04, 12-17; II Cr 32:01-08.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 31/07/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores (Sl 57:07).

Precisamos parar e fazer esse questionamento: Será que os nossos corações preparados? Ou será que eles estão preparados para apenas para algumas coisas e para outras não? Nossos corações devem estar preparados para uma batalha que, porventura, surja em nossas vidas, um ataque do inimigo, uma grande vitória, para o sucesso e até para uma derrota.

Um homem que não estava com o coração preparado foi Jeosafá. Os filhos de Moabe e os filhos de Amom vieram contra Judá e, quando informaram isso ao rei, ele temeu, pôs-se a buscar o Senhor, apregoou jejum em todo reino que se ajuntou para pedir socorro ao Senhor (II Cr 20:01-04).

O primeiro ponto que mostra que rei Jeosafá não estava com o coração preparado para a batalha foi que ele temeu o ataque do inimigo. Quando o coração está em ordem, não importa a batalha que se levanta, não perdemos a paz, pois estamos ligados com Deus. Outro fator que mostra isso é que só então buscou ao Senhor, entrou em jejum e se ajuntou com todos para buscar socorro do Senhor. Não é errado orar, jejuar ou pedir auxílio aos irmãos para obter o socorro divino, porém, quando estamos em plena comunhão, buscamos o Senhor o tempo todo e Ele está conosco sempre.

O rei Jeosafá então orou (II Cr 20:12), todo Judá estava em pé perante o Senhor (sempre em pé, prostrados nada podemos fazer), e então veio o Espírito do Senhor veio sobre Jaaziel que disse a eles para não temer nem se assustarem, porque aquela batalha não era deles, mas de Deus (II Cr 20:13-15). O Senhor deu então a eles as ordens (II Cr 20:16) e disse que naquela batalha eles não teriam que lutar, apenas ficarem parados para verem a salvação do Senhor para com eles e novamente falou para não temerem nem se assustarem, porque o Senhor seria com eles (II Cr 20:17).

Quando o nosso coração está preparado não tememos o inimigo, ao contrário, ainda que ele seja muito forte e poderoso, a batalha não será nossa, mas sim de Deus. Nós não precisamos lutar, apenas permanecermos firmes na Fé, pois o Senhor é conosco.

Um homem que possuía o coração preparado foi Ezequias. Quando o rei da Assíria, Senaqueribe, entrou em Judá, acampou contra as cidades fortes e intentou apoderar-se delas (II Cr 32:01), Ezequias viu essa intenção, reuniu-se com seus príncipes e homens valentes, para que tapassem as fontes de águas, o ribeiro* que se estendia, edificou muros e fez armas e escudos em abundância (II Cr 32:02-05). O rei pôs capitães de guerra sobre o povo, reuniu-os na praça da porta da cidade e falou-lhes ao coração dizendo para se esforçarem e terem bom ânimo, para não temerem o rei da Assíria nem a multidão que estava com eles, porque havia um maior com eles, pois, com Senaqueribe estava o braço da carne, mas com Judá estava o Senhor Deus para ajudar. O povo então descansou nas palavras de Ezequias (II Cr 32:06-08).

Com o coração preparado, a atitude Ezequias foi completamente diferente da de Jeosafá, pois ele estava em pé e sabia que Deus estava ao seu lado. Quando estamos em pé nós não precisamos de uma palavra, nós temos uma palavra para dar aos outros, assim como ele tinha.

Voltemos ao início de tudo (aparentemente redundante, mas o apóstolo Paulo disse em Fp 03:01 que não se aborrece de escrever as mesmas coisas, e é segurança), precisamos parar e fazer esse questionamento: Será que os nossos corações preparados? Ou será que eles estão preparados para apenas para algumas coisas e para outras não? Será que glorificaremos ao Senhor, da mesma forma, na vitória e na derrota?

Nossos corações devem estar preparados para toda e qualquer batalha que, porventura, surja em nossas vidas, seja um ataque do inimigo, uma grande vitória, um grande e avassalador sucesso e até para uma pesada derrota que Deus pode permitir, para nos livrar de perder até a salvação. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!


* Aqui serve de matéria para outro assunto, porém, devemos secar todos os ribeiros e fontes que o inimigo pode usar como abastecimento, aquela amizade com algum colega de trabalho que todos estão comentando, com aquele amigo(a) de faculdade, etc, mesmo que não tenha acontecido nada, devemos fechar as fontes. Mudemos nossa atitude em relação à aquela pessoa, não que a tratemos de maneira pouco educada, mas prestemos atenção se não estamos “passando do limite” com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário