Translate

domingo, 29 de abril de 2012

Às vezes é com sofrimento.


Versículos Is 38:01-03; 17a, Pv 23:13-14; I Cr 04:09; Gl -4:19 e At 14:19-22.
Pregador: Pr. Josias Cruz
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 06/08/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Às vezes, para que voltemos nossa atenção a Deus, precisamos tomar um susto. Quando o rei Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal, o profeta Isaías levou a ele o recado de Deus que colocasse a casa em ordem já que morreria (Is 38:01). O rei então virou seu rosto à parede e orou ao Senhor pedindo que lembrasse que ele havia andado diante de Deus em verdade e com o coração perfeito, e havia feito o que era reto aos Seus olhos, e chorou Ezequias muitíssimo (Is 38:02-03).

Deus não queria matar o rei, visto que acrescentou aos seus dias mais quinze anos, porém ao receber o susto de que perderia sua vida, Ezequias analisou-se a si mesmo e ele mesmo viu que “andou” (não andava mais) diante de Deus e “fez” (não estava mais fazendo) o que era reto aos Seus olhos e, conseqüentemente, ele voltou a orar e a chorar na presença de Deus. Talvez, alguns de nós precisemos de um “susto” para que nos examinemos e observemos onde estamos errando ou agindo fora da presença de Deus, voltemos a orar e nos consagrar ao Senhor, dentre outras coisas. O próprio Ezequias disse que para foi para sua paz que esteve em grande amargura (Is 38:17a) e para alguns de nós pode ser a mesma receita.

O Senhor Deus não é sádico para que manifeste a Sua misericórdia e presença em nossas vidas através de sofrimento, mas existem pessoas que só permanecerão debaixo da Sua autoridade se passarem por uma grande aflição. Ele mesmo diz para não tirar a disciplina da criança; pois se a fustigares (castigar) com vara nem por isso morrerá, tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno (Pv 23:13-14). Deus não quer a morte de ninguém, ao contrário, Ele quer que todos tenhamos a vida eterna.

Para alguns de nós, a vitória só virá mediante muito sacrifício, após muita oração, jejum, leitura bíblica, batalha espiritual, etc. A Palavra de Deus diz em I Cr 04:09 que Jabez foi mais ilustre do que seus irmãos e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores dei a luz. Todos nós já tivemos várias vitórias e milagres em nossas vidas, porém a maior vitória e o maior milagre poderão vir somente após sentirmos as dores do parto. Debaixo da Luz (Palavra de Deus) podemos enxergar e ver tudo, mas pode ser que somente após sentirmos as dores (lutarmos, orarmos, buscarmos a saída em Deus) chegaremos até lá.

Talvez a dor que precisamos sentir é a de perdoar alguém por algo ruim que nos tenha ocorrido ou uma mágoa que esteja presente em nossas vidas. Ainda que já tenhamos perdoado alguém, mas novamente essa pessoa voltou a nos decepcionar ou magoar, precisamos fazer isso novamente. O apóstolo Paulo disse aos irmãos da Galácia: Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores do parto, até que Cristo seja formado em vós (Gl 04:19). Devemos sentir as dores do parto, quantas vezes forem necessárias, até que Cristo seja formado dentro da pessoa, então ela não mais irá decepcionar, magoar ou mentir para alguém, afinal, Jesus está dentro dela.
O mesmo apóstolo Paulo quando estava em Icônio, alguns judeus de Antioquia e de Icônio, convencidos pela multidão, o apedrejaram e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto (At 14:19). Rodeado pelos discípulos levantou-se e entrou novamente na cidade e no dia seguinte foi com Barnabé para Derbe (At 14:20). Paulo então anunciou o Evangelho naquela cidade, fez muitos discípulos e voltou para Listra, Antioquia e Icônio (At 14:21). Ele então confirmou o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé e, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus (At 14:22).

Ninguém disse que será moleza a entrada no Céu, pois o próprio Senhor disse que no mundo teríamos aflições, mas para que entremos no reino do Senhor, passaremos por muitas tribulações (Jo 16:33), mas confiantes em Jesus venceremos todas elas e alcançaremos a nossa maior vitória: a salvação eterna. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário