Translate

domingo, 1 de abril de 2012

Nossa capacidade vem do Senhor.


Versículos Gn 12:03, I Sm 17:32-51, Sl 18:37 e II Co 03:05.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 30/03/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus (II Co 03:05).

O homem, por si só e baseado em sua própria capacidade, não consegue sair de um adultério, de um pecado, de uma desonestidade, de algumas doenças, da eminente separação do casal, enfim, de nada que tenha origem espiritual (isso não significa que em todos os casos as doenças são de origem espiritual, mas em alguns casos o são). De nada adiantam rituais e crenças criadas pelo próprio homem, pois são inúteis perante a ação do inimigo. Algumas batalhas, aos olhos humanos, são impossíveis de serem ganhas, mas temos que ter em mente que o nosso socorro vem do Senhor e de Sua capacidade. Vejamos na Palavra um exemplo, muito conhecido por todos, mas que ilustra muito bem isso, a passagem de Davi contra Golias.

Os filisteus estavam em batalha contras os israelitas e mandaram o seu principal soldado para amedrontar os hebreus. Davi, que foi levar alimento a seus irmãos no campo de batalha, escutou Golias afrontando o Senhor e os israelitas, o que o levou a se oferecer para lutar contra ele.

Davi disse a Saul: "Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele". Respondeu Saul: "Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade". Davi, entretanto, disse a Saul: "Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo. Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu". Diante disso Saul disse a Davi: "Vá, e que o Senhor esteja com você" (I Sm 17:32-37 – NVI).

Muitas vezes, ficamos abatidos com uma grande batalha que se levanta contra nós, mesmo estando debaixo da autoridade do Senhor. Porém, assim como disse Davi, não devemos ficar com medo do “tamanho” do problema, pois, ao pararmos por um instante e lembrarmos do que o Senhor já fez em nossas vidas, veremos que Ele já nos ajudou a vencer muitos “ursos e leões” no decorrer de nossos dias. Entretanto, Davi reconheceu que não foi ele que fez isso, mas o Senhor que o livrou desses problemas, algo fundamental e que também precisamos fazer.

Então Saul vestiu Davi com sua própria túnica. Colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na cabeça. Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul: "Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado". Assim tirou tudo aquilo, e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu (I Sm 17:38-40 – NVI). Já estudamos essa passagem uma série de vezes, mas sempre é bom lembrar das coisas que vem dos Céus.

Saul observava a situação aos olhos naturais, por isso colocou em Davi a sua armadura. Mas, tiramos uma lição muito importante dessa situação: o melhor dos outros pode nos atrapalhar. A armadura de Saul era o melhor, era perfeita para Saul, não para Davi. O garoto, pastor de ovelhas, lutou com aquilo que era seu melhor: a sua atiradeira.

Mais uma vez repetindo, não é porque um jejum de sete dias deu certo para a irmã “A” que vai dar certo para nós também. Não é porque o milagre ocorreu para o irmão “B” através de uma grande oferta feita, que vai ocorrer conosco também. O que precisamos fazer para alcançar a nossa vitória é o que de melhor fazemos na Obra de Deus. Ora, se alguém dentre nós é “fera” na oração, Glória a Deus, é justamente através dela que alcançará a benção. Se outro é o louvor, vai ser por ele, e assim por diante. Não importa o quão simples seja a “nossa arma” (às vezes um pequeno pedaço de um versículo que nos falou ao coração), ela tem o poder suficiente para derrotar todo o inferno.

Enquanto isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi. Olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele. E disse a Davi: "Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau?” E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses, e disse: "Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo (I Sm 17:41-44)!”

Não devemos temer, pois o inimigo tentará mostrar que tem mais poder que nós e nos “rebaixar”, mas não é hora de recuar. Golias então amaldiçoou a Davi, pelos seus deuses. Foi exatamente nesse momento que o gigante perdeu a batalha, pois ele estava debaixo da mesma promessa do Senhor a Abrão (e que se estende a todos nós salvos por Jesus, conforme Gl 03:14) de que Senhor abençoaria os que o abençoassem e amaldiçoaria os que o amaldiçoassem (Gn 12:03). Portanto, se alguém nos amaldiçoar, não devemos nos entristecer ou nos revoltar contra essa pessoa, ao contrário, precisamos pedir clemência por essa pessoa, afinal, ela já está amaldiçoada.

E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos" (I Sm 17:45-47 – NVI).

Mais uma vez Davi mostrou que sabia que a sua capacidade vinha do Senhor, pois declarou que Ele, o Senhor, o entregaria em suas mãos. Não serei eu mesmo quem alcançará a cura para essa minha doença em estado terminal, mas a capacidade que o Senhor me dará. Não serei eu mesmo que solucionarei o meu problema conjugal com minha esposa (ou meu marido), mas a capacidade que o Senhor me dará. Oh, Aleluia! Precisamos aprender a receber mais a capacidade do Senhor para nós. De quebra, Davi ainda colocou em prática algo muito importante, a confiança em Deus, pois não confiou em espada, dardos ou lanças, mas no Senhor, pois uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus (Sl 20:07).

Quando o filisteu começou a vir na direção de Davi, este correu depressa na direção da linha de batalha para enfrentá-lo (I Sm 17:48 – NVI). Davi esperou o inimigo chegar a ele para lutar? Não, ao contrário, ele partiu rapidamente para o combate. Então, por que esperar primeiro o ataque do inimigo? Se o nosso(a) filho(a) anda “diferente”, com os olhos avermelhados, de comportamento incomum, por que esperar a confirmação de algo pior que venha a acontecer com ele como, por exemplo, uma prisão? Não, partamos para o ataque, oremos Em Nome de Jesus, repreendamos a ação do inimigo e o chamamos para conversar. Se o nosso cônjuge anda com amizades estranhas com pessoas do sexo oposto, chegando cada vez mais tarde em casa, não esperemos a confirmação de um adultério para tomarmos alguma atitude, oremos Em Nome de Jesus, repreendamos o inimigo e o chamamos para conversar.

Retirando uma pedra de seu alforje ele a arremessou com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu com o rosto no chão. Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou. Davi correu e se pôs de pé sobre ele; e desembainhando a espada do filisteu acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça com ela. Quando os filisteus viram que seu guerreiro estava morto, recuaram e fugiram (I Sm 17:49-51 – NVI).

Davi, só parou depois de cortar a cabeça de seu inimigo, assim, os que estavam com ele fugiram. O mesmo serve para nós, não devemos retroceder em nossas batalhas até “cortarmos” a cabeça do demônio que estiver por detrás dessa ação, pois, dessa forma, os que estiverem com ele também retrocederão e fugirão, dessa forma, tal qual a Davi, poderemos dizer que perseguimos os nossos inimigos, e os alcançamos; não voltamos senão depois de os termos consumidos (Sl 18:37).

Portanto, com a nossa própria capacidade, não somos capazes de fazer um arranhão no diabo, mas com a capacidade que o Deus nos dá e com o Poder dEle que em nós opera, somos capazes de destruí-lo. A Palavra de Deus é clara: Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento (Pv 03:05 – NVI). Agora, uma vez em batalha, não importa se o desafio é gigante como Golias ou pequeno como a cidade de Ai, não é hora de termos medo e retrocedermos, é o momento de atacar com as nossas melhores armas, pois o Senhor diz que o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hb 10:38). A nossa batalha somente estará vencida quando “arrancarmos” a cabeça do inimigo. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Um comentário: