Translate

domingo, 8 de abril de 2012

Educar o pequeno.


Versículos: Cl 03:17; Pv 22:04; Gn 13:13, 19:30 e Sf 02:08-11.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 17/07/2010
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Em todas as coisas quando fizermos por palavras ou por obras, devemos fazer tudo em Nome do Senhor Jesus, dando por eEe graças a Deus Pai (Cl 03:17), em outras palavras, paremos e pensemos o que o próprio Senhor Jesus faria se aquela situação ocorresse com Ele? Se por acaso Lhe fosse proposto algo contra a Palavra, Ele não o faria e nós também não devemos fazer, pois somos Seus imitadores. Se fizermos tudo em Nome de Jesus, jamais agiremos de maneira impensada ou errada.

A criação dos filhos, assim como todas as outras atitudes de nossas vidas, também deve ser feita sempre em Nome de Jesus. Precisamos educar a criança no caminho em que deve andar e, até quando envelhecer, não se desviará dele (Pv 22:04). Paremos e pensemos se estamos criando nossos filhos pautados na Palavra do Senhor? Dentro de casa eles têm visto pais debaixo da autoridade de Deus? A Palavra de Deus é a diretriz de vida na casa onde eles vivem, ou apenas uma “muleta” utilizada quando a tribulação e as perseguições tornam-se insuportáveis?

Se não ensinamos aos pequenos a seguir à Palavra, o resultado pode ser terrível, assim como foi com Ló. Ele e o seu tio Abrão viviam juntos no Egito até que seus pastores começaram a entrar em contendas. Abrão então falou a Ló para que eles se separassem e deixou Ló escolher para onde queria ir então, ele escolheu para si a campina do Rio Jordão que eram terras férteis e produtivas, enquanto Abrão foi para as montanhas. No local onde Ló escolheu viver, existia a cidade de Sodoma, onde os homens eram maus e grandes pecadores contra o Senhor (Gn 13:07-13).

Após isso, ocorreu a guerra de quatro reis contra outros cinco reis, então Ló e sua família foram levados como prisioneiros. Abrão, ao saber disso, partiu com seus 318 criados nascidos em sua casa para trazer seu sobrinho de volta e todos os seus bens, mulheres e povos (Gn 14:01-16).

O Senhor então resolveu exterminar aquele povo que muito tinha pecado contra Ele (Gn 18:17-22). Abraão (Deus já havia mudado seu nome) intercedeu por Ló que habitava aquelas terras (Gn 18: 23-33) e o Senhor então mandou dois anjos para retirar a Ló e sua família e os anjos ordenaram que ninguém olhasse para trás, mas a mulher dele olhou e virou uma estátua de sal. (Gn 19:01-29).

E subiu Ló a Zoar, e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele. Ele, porém temia habitar em Zoar e foi para uma caverna com elas (Gn 19:30). As suas filhas viram que seu pai era velho e não havia homens naquela região, então deram-lhe de beber e se deitaram com ele uma a cada dia (Gn 19:30-35).

As duas conceberam a filhos que, posteriormente, foram povos que muito atrapalharam os filhos de Deus em sua caminhada, da mais velha nasceu Moabe (o pai dos moabitas) e da menor nasceu Ben-Ami (o pai dos amonitas). Esses dois povos foram tão perversos que o Senhor chegou a compará-los com Sodoma e Gomorra e decidiu por sua extinção (Sf 02:08-11).

É por isso que devemos orientar os nossos filhos em Nome de Jesus, para que não aconteça algo tão cruel como o incesto de Ló com suas filhas, que acarretou em grandes problemas para os filhos de Israel. Se a Palavra de Deus for vivida e ensinada aos pequenos, quando crescerem não haverá lugar em seus corações para as drogas, a mentira, a prostituição, os vícios, o pecado, dentre outros. Agora, caso essa orientação divina não seja seguida, podem ocorrer sérios problemas em suas vidas, afinal, um abismo chama outro abismo. Obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário