Translate

domingo, 8 de abril de 2012

Crer no Senhor.


Versículos Is 53:01-05, Mc 09:23, Jo 11:40, At 19:11-12 e I Pe 02:24.
Pregador: Pr. Jayme de Amorim Campos
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 06/04/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel e Nova Versão Internacional).

Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor (Is 53:01 – NVI)?

Qualquer um de nós pode freqüentar uma Igreja, jejuar por semanas, fazer um voto financeiro imenso, enfim, tomar qualquer atitude em relação a uma benção necessária, porém, se não crermos verdadeiramente na Palavra que o Senhor nos entrega através de um pregador, de uma leitura bíblica, de uma mensagem, um hino, etc, isso tudo será em vão, pois o braço do Senhor não se revelará para nós. Não adianta, se não cremos naquilo que ouvimos nada vai funcionar para nós.

Uma outra interpretação que podemos dar a essa passagem é de caráter pessoal. Muitos de nós falamos de Jesus, conhecemos a Palavra, tentamos passar a outras pessoas parte das nossas experiências com o Senhor, entretanto, os nossos atos não têm representado a nossa posição espiritual. Mesmo sendo de Jesus, estamos no meio de uma roda de pessoas da empresa que contam piadas sujas, observamos as características físicas de uma pessoa do sexo oposto e tecemos comentários a respeito, falamos mal de nossos superiores, reclamamos do trabalho, de um colega de profissão, etc. Agindo dessa forma, como alguém pode dar crédito à nossa pregação se não estamos vivendo aquilo que pregamos? E ainda, como é que queremos que o braço do Senhor se revele para nós?

Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos. Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima (Is 53:02-03 – NVI).

O Evangelho não tem nenhuma característica que chame a nossa atenção, que nos seja de boa aparência, afinal, Ele rompe com as trevas e o pecado que o acompanha, que é parte de cada um de nós desde a queda de Adão. Não adianta alguém dizer que “vive bem sem o Evangelho, pois é uma pessoa de bom coração”, a nossa natureza é má e todos nós sabemos disso, pois nascemos separados do Senhor. Muitos rejeitam, ficam tristes, escondem o rosto do Evangelho porque Ele mostra que muitas das coisas que fazemos (e muitas vezes até gostamos, nos dão prazer, nos trazem lucro, etc) são erradas e condenadas pelo Senhor.

Mas alguém dentre nós pode estar dizendo: “como não vou virar meu rosto para o Evangelho se Deus não me cura dessa doença que me ataca?” Simples, porque essa doença que está em nosso corpo não é nossa e sim do diabo, pois verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido (Is 53:04). Basta apenas que façamos a nossa parte porque o Senhor já fez a dEle há, aproximadamente, 2000 anos. O que nos falta é crer naquilo que o Senhor nos entrega, através de Sua Palavra.

Outra pessoa pode estar falando: “mas meu problema não é doença e sim os pecados, pois sou alguém que cometeu muitos pecados e até pesados. Não tenho salvação, então, para que olhar para o Evangelho? Vou seguir a minha vida fazendo a vontade do inimigo, afinal, vou para o inferno mesmo”. Não desperdicemos a vida dessa forma, se ainda estamos vivos, isso é sinal que o Plano de Deus para nós ainda não se cumpriu, além disso, Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados (I Pe 02:24 – NVI).

Ora, a Palavra é muito clara e diz que se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (I Jo 01:09). Tal qual à colocação anterior, basta apenas que façamos a nossa parte porque o Senhor já fez a dEle há, aproximadamente, 2000 anos. Entremos em oração diante do Senhor pedindo perdão pelos nossos pecados e que Ele apague de Seus registros tais transgressões, afinal, pecado confessado é pecado esquecido pelo Senhor. Daí por diante, nós temos que seguir nossas vidas baseadas nos Ensinamentos da Palavra, nos esforçando para nunca mais pecar.

Jesus se fez maldição em nosso lugar, fazendo-Se de maldito (devido aos nossos pecados) por nós. Qualquer um de nós que passasse em frente à cruz do Senhor o chamaria de “maldito”. Que absurdo, nunca falaríamos isso de Jesus!!! Falaríamos sim, porque Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro (Gl 03:13). Porém, aquele homem que lá estava era Santo, sem pecados, mas os pecados nossos, os realmente malditos, estavam sobre Ele. Obrigado Senhor, por esse ato de imenso amor imensurável feito por mim e por todos os meus irmãos e irmãs.

Mas como ter acesso a todas essas bênçãos que o Senhor já preparou para todos nós? O próprio Senhor Jesus nos responde esse questionamento dizendo: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê (Mc 09:23). Apenas isso? Mais nada? Não é necessário nenhum sacrifício para isso? Ele responde, pessoalmente, mais uma vez: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus (Jo 11:40)?

Agora, o que precisamos ter em mente é que o Senhor age da forma que ELE quer e não como nós queremos, afinal Ele é o Senhor e nós os servos. Para alguns, Ele se manifesta através de uma mensagem, para outros por um hino, outros na pregação de um homem (ou mulher) de Deus, através de uma campanha especial, um ato de Fé, etc. Além do mais, a Palavra diz que Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, de modo que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos. Estes eram curados de suas doenças, e os espíritos malignos saíam deles (At 19:11-12 – NVI).

Extraordinário quer dizer fora do normal, fora do costume, excepcional. Logo, se alguém dentre nós está com o coração atrapalhado em relação a um ato de Fé proposto pelo pastor(a), fique atento, talvez seja justamente através desse ato “fora do costume” que a benção chegará e, essa “confusão” seja o diabo, que sabe que a vitória está perto, tentando fazer a pessoa perder a sua benção.

Portanto, para fazer com que todas as bênçãos ditas a nosso respeito e presentes na Palavra tornem-se realidade, não são necessários sacrifícios. Lembremo-nos que não existe “fórmula mágica” para que os problemas desapareçam, mas sim o Poder de Deus aguardando apenas um “gatilho” para entrar em ação: Crer no Senhor, verdadeiramente. Ousemos crer! Tentemos! Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve (Ml 03:18). Que Ele fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário