Translate

domingo, 1 de abril de 2012

O erro de Jeremias.


Versículos Jr 20:09-10.
Pregador: Miss. R.R. Soares
Local: Igreja Internacional da Graça de Deus
Data 31/03/2012
Referências Bibliográficas: A Bíblia Sagrada (versões Almeida Corrigida e Revisada Fiel, Almeida Revisada e Atualizada e Nova Versão Internacional).

Mas, se eu digo: "Não o mencionarei nem mais falarei em seu nome", é como se um fogo ardesse em meu coração, um fogo dentro de mim. Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais (Jr 20:09 – NVI)!

Judá estava em trevas e Jeremias, assim como outros profetas, estavam em meio a uma batalha espiritual, o que o sobrecarregava, o levava ao cansaço e sofrimento. Ora, mas por que um homem de Deus, guiado pelo Senhor e contando com Ele ao seu lado em uma batalha chegou a um ponto de esgotamento tal que disse que já não podia mais?

Porque ouvi a murmuração de muitos, terror de todos os lados: Denunciai, e o denunciaremos; todos os que têm paz comigo aguardam o meu manquejar, dizendo: Bem pode ser que se deixe persuadir; então prevaleceremos contra ele e nos vingaremos dele (Jr 20:10). Tal qual a Jeremias, muitos de nós talvez estejamos passando pelo mesmo “cansaço”, pois, assim como ele, nós ouvimos a murmuração (queixa, lamento) daqueles que não são do Senhor e participam do nosso ciclo de amizades, familiar, etc.

Quando estamos em uma batalha espiritual, a última coisa que queremos ouvir é alguém dizendo que, por exemplo, “é melhor desistir porque não vai acontecer nada”, não é mesmo? Infelizmente, alguns que são do Senhor se deixam levar por essa palavra inútil dita por alguém e, simplesmente, desfalecem em meio ao combate, permitindo a vitória do inimigo. O homem e a mulher de Deus, jamais deveriam permitir que uma palavra como essa influenciasse a sua jornada na Fé, pois, assim como o rei Ezequias, nós temos que ter em mente que devemos nos esforçar e termos bom ânimo, não temermos, nem nos espantarmos, por causa do rei da Assíria (que era o inimigo dos hebreus e representa o nosso inimigo), nem por causa de toda a multidão que está com ele (todas os problemas que o acompanham), porque há um maior conosco do que com ele (II Cr 32:07).

Além disso, todos aqueles que se dizem “nossos amigos” esperam uma queda (um manquejar), por menor e mais insignificante que ela aparente ser, para apontar o dedo e mostrar que estamos errados em nossa escolha por Jesus, que somos “tão sujos” quanto eles. Dessa forma, o inimigo que está por detrás dessa ação tentará prevalecer contra nós e se vingar por ter nos perdido para o Senhor Jesus. Muito cuidado com quem escolhemos para ter amizade, pois a Bíblia é muito clara em dizer para não fazer amizade com o iracundo (briguento); nem andarmos com o homem colérico (que se ira facilmente) (Pv 22:24 – ARA).

Logo, não cometamos o mesmo erro de Jeremias de ouvir a murmuração das outras pessoas, principalmente aqueles que não são de Deus. Um conselho vindo de um “amigo” com má intenção tem por detrás dele um plano do diabo para nos tirar da Presença de Deus e nos fazer perder a nossa benção e, posteriormente, salvação. Os únicos conselhos que devemos ouvir são aqueles entregues pelo Senhor, através da Palavra. Não devemos esquecer que, o tempo todo, nós devemos olhar para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus (Hb 12:02). Eu creio que o recado já foi dado, mas que o Senhor fale mais a cada coração. Muito obrigado Senhor por essa Palavra de Fé. Amém Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário